Cantar de Manhã... algum macete, ou dica?

Autor Mensagem
Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


Eu quis dizer que eles me cansam fisicamente,embora eu não esteja me esforçando MEEEEESMO.Valeu pela dica!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06
· votar


Gippe
eh passar a noite em claro, ueh, assim a voz naum desaquece...
Hahahahu...pior que eu jah pensei nisso! hehe
mas em vez disso, nos dias que quero gravar de manha...eu procuro dormir menos! Tipo, ir dormir 2 horas da manha pra acordar as 9! ainda não senti muita diferença nisso...hehe

Metal To Death
Haha, legal isso....o topico foi lah no Musica em Geral e o cara bem responder aqui?! =PPP
brincadeira..

ah, então eu entendi errado mesmo! falow..

DevNull
Mais uma vez, valew pelos excercicios ae! falow..

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn

Na verdade... o ideal é dormir mais! hauAhuhauhA Tipo, o segredo é não dormir muito, mas tb não dormir pouco! Eu descobri q pra eu acordar legal eu tenho q ir dormir cedo e acordar cedo, dormindo mais ou menos umas 9h por noite.

Laryk
Veterano
# mar/06 · Editado por: Laryk
· votar


Ã?????????To boiando com esse negócio de dormir menos,dormir mais...Alguém me explica essas dicas pra evitar que a voz desaqueça?To precisando muuuuuuuuuuuuuuuito delas!Só podia ser a Caçulinha do Fórum estragando a vida de vocês de novo...hehe!

DevNull
Veterano
# mar/06
· votar


Laryk

Então... Eu não saco mto de biologia, ateh pq minha facu eh de exatas :-P Mas até onde eu acho que sei, presumo e entendi, se vc dorme pouco, sua garganta não hidrata durante o sono e conseqüentemente ela acorda ruim... Já se vc dormir demais, forma pigarro, que atrapalha também. Se não me engano é algo assim. Dica pra evitar que a voz desaqueça? Essa eu não entendi :-P

Laryk
Veterano
# mar/06
· votar


Pelo que eu entendi vocês taum comentando agora sobre dicas pra que a voz não desaqueça.Percebi isso pela frase eh passar a noite em claro, ueh, assim a voz naum desaquece... Num entendi as dicas naum.Alguém pode me explicar isso?Eu entendi até a parte da maçã,que é pra come de manhã quando vo cantar porque ajuda as cordas vocais quando a gente canta de manhã.Alguém pode me explicar isso,por favor?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/06 · Editado por: Christhian
· votar


Laryk
DAEEE!!! \o/ SALVE!!!

Então, é mais ou menos assim: a dúvida que o Curtu lançou no tópico é sobre alguma dica pra melhorar a condição das pregas vocais (cordas) pela manhã, após acordar, pois é o único horário que ele tem pra gravar.

Minha humilde opinião é: Que durante a noite, a passagem de ar pela laringe é muito intensa, ocasionando um ressecamento, tipo como andar de moto sem capacete. Os olhos lacrimejam pra compensar o ressecamento. Sem contar que elas estarão muito mais frias que o normal para se cantar. Consequentemente, há um inchaço por causa desse ressecamento, que faz com que tenhamos uma variaçao sensivel ao acordarmos. Notas mais graves ou até dificuldade em afinar uma nota qualquer. Isso é normal e as dicas todas que vieram depois, foram desenvolvidas sobre o tema principal: O que fazer pra estar com a VOZ BOA PRA GRAVAR/CANTAR DE MANHÃ. Veio até uma sugestão pra ficar acordado a noite. Eu sugeri acordar umas 5 horas antes, atividades fisicas, uma maça, evitar mel, açucar, café, alimentos ácidos, etc, etc, etc.

Sacou agora???
Beijos!

Laryk
Veterano
# mar/06 · Editado por: Laryk
· votar


Ahhh tahhhhhhh!!!Mais...E aí?Tem alguma dica pra minha dúvidazinha que surgiu agora?:Tem como evitar que a voz desaqueça na parte da manhã e no resto do dia?
É que se eu tiver que fazer alguma apresentação de manhã eu já sei que cuidados tomar...Esse tópico tá ajudando muito!

DevNull
Veterano
# abr/06
· votar


Laryk

Só se você não dormir! Não é que a voz desaquece pela manhã... É que durante a noite todo o seu organismo se modifica pra um estado de latência, ai quando você acorda ele vai se readaptar... O negócio não é evitar que a voz desqueça, mas sim saber como reaquecer quando você acordar, ou pelo menos dar um jeito de quando você precisar dela ela já estar prontinha! Eu utilizaria as dicas do Christian, mais os aquecimentos que eu passei aqui logo que acordar. É só repetir os aquecimentos (principalmente aquele que eu ressaltei aqui, o do Brrr) até sua voz estar no ponto. Na gravação eu tb explico um exercício que consiste em pressionar firme (não forte!) por alguns segundos os pontos de junção entre sua laringe e a mandíbula. Esse exercício ajuda a, a grosso modo, "abrir a laringe". Mas cuidado com esse exercício, se fizer demais ele pode causar o efeito contrário.

DevNull
Veterano
# abr/06 · Editado por: DevNull
· votar


Opa! Post duplo!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# abr/06
· votar


DevNull
Christhian
Caramba, altas dicas boas aqui...e tinha ''abandonado'' o topico! heheh
Que ingrato eu sou, hehehe...valew aew!!

Voces estão me ajudando muito!!

Lokko_
Veterano
# abr/06
· votar


se aquecer não resolve, limpa a garganta do modo mais antigo mesmo (na base do cuspe)
e não tomar nada gelado de manhã ajuda tbm

Laryk
Veterano
# abr/06
· votar


Valeu!!!

MeLiSsA aMa MuSiK!
Veterano
# abr/06
· votar


eu axu q u mais corretu eh vc acordar um poko + cdu msmu i aqecer a voz com mel, (sempri m ajuda qd eu to c/ kataru i tenhu q knta cedinhu). msmu pq u mel tira a roqidaum. vc pod usar uma otra coisa q meliora voz, comu a maça o suco de laranja. eu aprendu isu na net, mas u bagaçu du mel eu jah testei i dah certu

:))

Laryk
Veterano
# abr/06
· votar


Se alguém já havia dito aqui que isso não dá certo,é porque provavelmente não dá mesmo.Mais se dá certo pra você,então gosto não se discute.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/06
· votar


MeLiSsA aMa MuSiK!
O mel é altamente prejudicial pras pegas vocais, principalmente os misturados com propolis. Ele estimula a salivação, que é ácida e prejudica os tecidos da laringe, com o esforço produzido para cantar. O mel tb cria uma falsa sensação de amortecimento, o que faz com que vc cante, achando que está tudo bem, quando na verdade, está anestesiado. É como tomar uma anestesia geral e depois, se vc pudesse andar, encarar um tiroteio de frente!! É loucura!!!!

Frutas ácidas, como laranja, tem o mesmo efeito. A única fruta que auxilia na hidratação e fortalece as mucosas do aparelho fonador é a Maça.

Qqr dúvida, passe pelo otorrino (na ausencia de um especialista, serve o do convenio msm) e peça orientação adequada.

Falow!

DevNull
Veterano
# abr/06
· votar


É exatamente isso que o Christian falou. O mel ajuda com o catarro e as infecções fazendo uma limpeza da garganta, por ser um "antibiótico" natural, mas junto com esse efeito ele anestesia a garganta. O mel é bom a longo prazo: por exemplo, semana que vem você vai fazer um show importantíssimo, e você acordou com a garganta toda zoada hoje, ou gripada, ou com uma infecção ou algo assim. Começa a tomar mel, pois ele vai ir limpando a garganta e ajudando a diminuir o desconforto, mas não cante e faça de repouso, devido ao efeito anestésico. No dia do show, nem pense em tomar mel ou própolis ou algo assim. Prefira uma maçã ou uma pêra, que tem efeito adstringente, mas não anestésico. Se possível, adquira o hábito de comer pelo menos uma toda dia.

Aliás, uma novidade: nunca vi ninguém no fórum postando sobre isso, e pelo menos o site do produto é bem convincente... Alguém já ouviu falar de uma pastilha que chama VocalZone? Tem nesse site: www.vocalzone.com

Se alguém souber de algo, e principalmente onde achar por um preço razoável aqui no Brasil, me dá um toque!

Laryk
Veterano
# abr/06
· votar


Nossa!Seria bom se existisse uma pastilha dessas aqui no Brasil.

Voltando ao assunto da maçã: Quanto tempo leva pra ela fazer o efeito necessário?

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# abr/06
· votar


Po, uma pastilha dessa acho que seria minha salvação! hehe

DevNull
Veterano
# abr/06
· votar


Laryk

Não sei o tempo pra ela fazer efeito... O ideal é vc comer sempre né, como eu faço, assim vc garante estar sempre sob o efeito :-P

Laryk
Veterano
# abr/06
· votar


Aquele exercício de ir do tom mais grave pro mais agudo parece que é pra imitar uma ambulância,né?Eu ficava fazendo o exercício e rindo.kkkk!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/06
· votar


DevNull
Cara, minha otorrino manda eu ingerir nos dias de espetáculo, mas eu tb prefiro comer todo dia! Levando em consideraçao o que ela disse, acho que o efeito é imediato!

Abraço!

DevNull
Veterano
# abr/06
· votar


Christhian

Bom saber :-) Mas vou continuar comendo todo dia também! Além do mais, maçã é bom neh :-P

Laryk
Veterano
# abr/06
· votar


Lá na escola tem maçã toda a quinta-feira e toda a sexta.Acho que eu pego maçã pelo menos umas 4 vezes.hehe!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cantar de Manhã... algum macete, ou dica?