O quanto as empresas brasileiras se preocupam com o consumidor

    Autor Mensagem
    bulldog
    Veterano
    # mar/05


    Bem, vou relatar aqui algumas experiências e impressões pessoais sobre contatos (ou tentativas) que fiz com algumas empresas brasileiras, em comparação com outras estrangeiras.

    Tá comprido, mas lê aí!

    NACIONAIS

    METEORO: Certa vez precisei saber sobre um equipamento da marca Meteoro que estava sendo vendido no Mercado Livre. Mandei um e-mail pra eles. A resposta veio rápida (não em menos de 24 horas, mas rápida o suficiente), porém, como eu já devia esperar, me deram uma resposta que não me respondia. Ou seja, eles NÃO SABIAM de qual equipamento se tratava. Quem me respondeu, se propôs a verificar diretamente com a fábrica, com a linha de produção para obter informações. Eu respondi que aguardaria e passei pra ele mais algumas informações que o vendedor do Mercado Livre tinha me respondido nesse meio tempo.
    Bem, não só estou esperando até hoje por uma resposta da Meteoro, como ainda tive a impressão que eles só respondem UMA VEZ, ou seja, colocam seu e-mail na lista de bloqueados.

    KEYBASS (alto-falantes): Recentemente escrevi pra Keybass, querendo saber qual era o modelo de dois falantes de 12" que eu tinha retirado de dois retornos de voz (o adesivo que tem atrás não está especificando potência, ou modelo).
    Mandei tudo que eu tinha sobre esses falantes:
    Pesei e passei o peso pra eles, medi, tirei fotos e mandei tudo num e-mail. Estou esperando qualquer resposta até hoje (Creio que também já colocaram meu e-mail na lista de bloqueados).

    GIANNINI: Escrevi há poucos dias querendo saber se eles poderiam me dizer com quantos ohms trabalha um cabeçote muito antigo que tenho deles. Foi obviamente um tiro no escuro, pois trata-se de um equipamento de 1966. Eu esperava que iriam me responder com uma resposta que não responde, mas estou aguardando qualquer contato até o presente momento (Creio que também já colocaram meu e-mail na lista de bloqueados).

    FENDER BRASIL (Pride Music, se não estou errado): Escrevi certa época interessado em saber sobre alguns detalhes de modelos de guitarra Fender específicos, como madeira, captação e cores disponíveis no mercado brasileiro (obs: o site da Fender Brasil hoje em dia é mais completo e contém muitas informações sobre os modelos de guitarras, inclusive em qual país aquele modelo é fabricado).
    Me responderam muito rapidamente e tiraram quase todas as minhas dúvidas. Cheguei a escrever algumas vezes nessa época e sempre me responderam, portanto creio que o e-mail das pessoas não é colocado por eles na lista de bloqueados.

    VALVOLÂNDIA (loja de eletrônicos, válvulas, etc): Essa é a mais clássica de todas as respostas que se pode esperar de uma empresa brasileira. Faço questão de colocar aqui na íntegra:

    "Muito obrigado por enviar a sua mensagem para
    Valvolândia que será respondida assim que possível.
    Estaremos à sua disposição para qualquer esclarecimento.
    Atenciosamente,
    Loja Virtual Valvolândia"

    Estou esperando até hoje. Escrevi de novo e nem esse e-mail padrão me mandaram. Colocaram meu e-mail na lista de bloqueados? Aqui tenho certeza.

    INTERNACIONAIS

    ELETRO-HARMONIX: Há pouco tempo me interessei pela linha de alto-falantes deles que vi num site (achei o preço bom). Escrevi então perguntando se teriam uma tabela com as especificações de cada falante. Me responderam em menos de 24 horas. Mas não tinham mais informações do que as que eu já tinha lido no site.

    SANWA: Adiquiri uma vez um testador de válvulas Sanwa. A data dele é imprecisa mas creio que dos anos 50. Descobri o site da
    empresa (japonesa) que ainda faz diversos tipos de testadores (não mais de válvulas, é claro) para tentar conseguir deles um manual em PDF ou sei lá, e eles além de me responderem também em menos de 24 horas mas disseram que não sabiam de qual produto se tratava. Resolvi mandar umas fotos junto e novamente me responderam em menos de 24 horas, surpresos por eu ter um equipamento tão antigo deles e ainda em funcionamento. Ainda me explicaram que o meu equipamento era tão antigo que usava o primeiro logotipo deles. Me pediram desculpas pois, obviamente, não tinham um manual desse equipamento, infelizmente.

    Me lembrei dessas situações, mas tiveram outras, principalmente com lojas de instrumentos, campeãs em deixar um possível comprador no vácuo.

    Conclusão: Das empresas nacionais a Fender Brasil é atenciosa. A Meteoro Mais ou menos. As outras citadas te deixam no vácuo.

    Quem puder relatar algumas dessas experiências. Acho que seria útil (ou pelo menos interessante/frustrante/satisfatória).

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
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    Putz, ficou muito comprido...

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
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    mas ficou legal.

    Jeckyll e Hyde
    Veterano
    # mar/05
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    uma vez mandei e-mail pra HotSound perguntando sobre a amperagen de um modelo de PA deles..... ja faz mais de um mes que to aguardando pela resposta

    Luiz de Marco
    Veterano
    # mar/05
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    depois reclamam que perdem clientes .. ta faltando mais rp's mesmo nesse brasilzão

    maggie
    Veterana
    # mar/05
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    Era mais fácil perguntar nas lojas do que mandar e-mails...

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
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    bulldog
    Maneiro o texto cara.

    Conclusão: Das empresas nacionais a Fender Brasil é atenciosa. A Meteoro Mais ou menos. As outras citadas te deixam no vácuo.
    Esse é um dos fatores que mostra porque cada uma delas é o que é hoje, al´pem de qualidade do produto, etc.

    Sincero
    Veterano
    # mar/05
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    maggie
    Era mais fácil perguntar nas lojas do que mandar e-mails...

    Algumas tb não respondem

    Mas na real, o atendimento de algumas empresas do brasil são bem precários msm.

    Sincero
    Veterano
    # mar/05
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    Pra mim a Marshall é uma das mais atenciosas

    bulldog
    Veterano
    # mar/05
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    maggie
    Vixi, nem dá. Imagina eu ligando na Giannini e dizendo pra atendente: Bom dia eu tenho um Jet Sound 1966 e precisava saber com quantos ohms é a saída dele.

    Ou então ligando pra Sanwa, lá no Japão...

    maggie
    Veterana
    # mar/05
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    Bom dia eu tenho um Jet Sound 1966 e precisava saber com quantos ohms é a saída dele.

    Isso deve constar no manuel do productooooo. :)

    Mas enfim, por e-mail não dá pra esperar muito mesmo. O negócio é ligar pros fabricantes.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mar/05
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    eu mandei um email pra tal de 123music lá em New Jersey, perguntando se eles enviavam produtos para outros países, e me responderam com uma bosta de um spam de uma promoção lá deles.

    mandei de novo e nem spam me enviaram.

    conclusão, empresa merda tem em todo lugar.

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