Rock nacional

    Autor Mensagem
    Sabbath93
    Veterano
    # fev/05


    Como surgiu o rock nacional, aquelas bandas de brasilia? o plebe rude que insipirou legiao urbana e outras bandas dos anos 80? como surgiu isso se alguem puder me explicar direito agradeceria

    verdadeabsoluta
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bom o rock nacional, segundo dizem, começou em 59 com Cely Campelo gravando rock around the clock. E depois em seguida com a jovem guarda e o tropicalismo, em seguida veio os Mutantes, Depois veio RAul Seixas, o grande nome do rock brasileiro naminha opinião, Secos e Molhados, Casa Das maquinas... E Depois quando orock realmente explodiuno brasil fi nos anos 80 com todo o cenario musical de brasilia, Rio grande do sul e do resto do pais.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sabbath93
    Na verdade, o rock surgiu em Brasília, na forma de grupos de dublagem - Harry Jones e Seu Conjunto, especialmente -, na mesma época que em todos os lugares, respeitando o fato de que a cidade - digamos, pré-fabricada -, foi "inaugurada" em 1960. De certa forma queimando a etapa da fase instrumental, o rock clássico e a Jovem Guarda produziram seus heróis locais na década de sessenta.

    Os Primitivos, Os Infernais e Os Reges fizeram frente a uma cena que incluia dezenas de grupos, espalhados pelo Plano Piloto e pelas cidades satélites, como The Good Boys, Os Mugs, Valdo e Seus Blue Caps, The Golden Stones, Os Inocentes (onde tocava Jessé) e os Mig's, entre outros. Destes, Os Primitivos destacaram-se, tendo sido o primeiro grupo de Brasília a gravar fora - o lp Os Primitivos no Iê Iê Iê, em 1967, pelo selo Polydor. Também Os Infernais, em sua segunda formação, gravaram um compacto simples pelo selo Paladium/Bemol, de Belo Horizonte, no mesmo ano.

    Na virada dos sessenta pros setenta, outros grupos surgiram, entre eles Os Quadradões, também pioneiros na gravação independente local, com o lp Os Quadradões, pelo selo PR Stúdios, com repertório que ia dos Beatles - I Need You em estilo de samba -, até covers de James Brown. Ainda fizeram parte da cena roqueira da Capital Federal naquele momento Os Fantásticos, Os Matuskelos, The Cheynes (grupo de mulheres), Os Geniais e Os Santos, entre outros.

    A cena musical de Brasília ainda contou com a presença de cantores e cantoras na linha Jovem Guarda, destacando-se a cantora Márcia Valéria, que cantava acompanhada dos Infernais, Heron Tavares, autor do hit local Carmanguia, e a dupla Clodo & Ana, do irmão de Clésio e Climério.

    A década de setenta trouxe, mais ao seu final, um dos melhores grupos de som progressivo do país - Tellah, que gravou um excelente disco, já relançado em cd, enquanto no início dos anos oitenta brilharam as bandas de folk-rural, como Mel da Terra e Por do Sol, que também gravaram álbuns e compactos.

    A explosão dos oitenta, portanto, contou com uma longa preparação que, apesar de não contar, à sua época, com o reconhecimento nacional, assentou as bases do que viria a ser, a partir de Legião Urbana e demais grupos, o rock de Brasília, com sua marca registrada.

    O rock de Brasília não usa o bom humor como principal ingrediente, como é de praxe no rock nacional, e sua música está longe dos acordes românticos de Lulu Santos ou do Kid Abelha. O melhor exemplo do estilo brasiliense está no LP do Legião Urbana, batizado com o nome do grupo formado em 1982 e que conta, na guitarra, com Dado Villa-Lobos, filho do cônsul brasileiro em Marselha.

    Somos filhos da revolução Somos burgueses sem religião Nós somos o futuro da nação Geração Coca-Cola, canta Renato Russo, na letra de Geração Coca-Cola, um rock do melhor estilo agressivo detonado pelos grupos ingleses.

    "Brasília, às vezes, parece uma Roma antiga: é incrível o que se vê nos bastidores do poder e isso se reflete no nosso trabalho", diz Flávio Lemos, ex-baixista do Capital Inicial. "Brasília propicia o surgimento do rock entre os jovens, é uma cidade rica, tediosa e vazia, mas para aparecer é preciso sair de lá", acrescenta Herbert Vianna, o líder do pioneiro Paralamas do Sucesso.

    Apesar disso, o rock e Brasília floresceu. Nada mal para uma cidade que se queixa de importar toda cultura que consome.


    Informação By Lord_Mackenzie

    Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&topic=77220&forum= 9&page=-1

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    O rock nacional, como no resto do mundo, surgiu através da influência do internacinal...todo mundo queria cantar, imitar, e criar a mesma coisa que Elvis e os Beatles faziam. Os primeiros a fazer rock foram Os Secos & molhados, Cely Campelo, Mutantes, Raul Seixas, O pessoal da Jovem Guarda, etc. Quando chegou o Tropicalismo, deu-se uma mistura de ritmos e instrumentos o que não era exatamente rock, o rock nacional ficou um pouco esquecido na época da Tropicália, e no inicio dos anos 70, resistia com Raulzito e um pouco com o grupo Os Novos Baianos de Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e outros. Em 1980, ele volta com força total com o som da Blitz, banda pioneira. Em Brasilia já surgia o Aborto Elétrico, banda mãe de Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial. No Rio, já surgia o Circo Voador no arpoador, e com ele Barão Vermelho, Kid Abelha, Titãs. E em 1985, outras bandas de SP como Ultrage a Rigor começavam a fazer sucesso. Depois umas acabaram, outras continuaram, outros deram adeus para sempre como os grandes ícones dos anos 80 Cazuza e Renatoe o grande Raul, Rita Lee renascia, Cássia Eller dava o ar de sua graça, e chegavam os anos 90, trazendo bandas como Skank, Pato Fu, Mamonas Assassinas, etc. A partir de tudo isso deu-se toda essa zorra que está aí.

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sabbath93

    Primeiro que isso nao e rock.

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Akan KSA 3000

    Isso é só para BRASILEIROS, hehehe.

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    izack darck


    falaaaaa velhinho.... Mas eu digo que isso tudo que ele falou nao e rock, mas Pop Rock o rock no Brazil e um fenomeno recente e veio com bandas como Sepultura, Krision, Angra, Shaman e outras.

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Akan KSA 3000

    E aí? beleza? ontem eu tava doente pro isso naum entrei aqui pra encher o saco mas tou na area de novo...

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    izack darck

    notei sim. O topico inteligente foi o de 10 passos e certo que so quem comentou mais foi a Christina Amaral que realmente usa a mente pra fazer coisas certas e nao fazer merda.


    De resto tudo o mesmo.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Akan KSA 3000

    já que vc é tão entendido na hora de falar mal do Brasil, defina Pop-Rock.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Upa lelê!

    izack darck
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Sabbath93

    Abre o forum cheio de dúvidas e num volta mais não é?

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    izack darck

    quando ele ver as coisas que se ler aqui, coitado, nao tem como voltar nao. haua

    mvc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    quem for colecionador assim como eu do Rock Nacional anos 80...entre em contato comigo: rocks_estrela@hotmail.com

    joe_harris
    Veterano
    # out/06 · Editado por: joe_harris
    · votar


    Akan KSA 3000

    Sepultura, Krision, Angra, Shaman e outras.


    esse é o metal brasileriro, o rock é tdo isso q eles falaram sim...

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mutantes eram fodas \o\

    mvc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E ai pessoal... alguém a fim de trocar mp3?
    estou a procura de raridades do rock nacional, e olha que
    já tenho muita coisa em CD original.
    quem se interessar, entre contato comigo.
    rocks_estrela@hotmail.com

    mvc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E ai pessoal... alguém a fim de trocar mp3?
    estou a procura de raridades do rock nacional anos 80, e olha que
    já tenho muita coisa em CD original.
    quem se interessar, entre contato comigo.
    rocks_estrela@hotmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rock nacional