Krautrock alguém ouve ?

    Autor Mensagem
    LSD
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: LSD


    É um tipo de rock progressivo, cheio de inovações , muitos efeitos, não possui músicas em formatos convecionais.Parece uma grande piração.

    RobertSmith
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    parece q não

    LSD
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    RobertSmith
    É, só eu mesmo.

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    É, só eu mesmo.

    Não, comigo ficam dois!

    A essa hora o cara já deve ter se naturalizado alemão e formado uma banda de krautrock lá.





    Tago Mago (Can), um dos melhores álbums de todos os tempos.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Tromeu
    · votar


    Adoro, idolatro e persigo....

    minhas preferidas são Ash-ra, TD, KS, NEU e Can...

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    grande piração

    Grande depressão, isso sim. O que tem de Rock Progressivo nessas músicas ¬¬ ???

    Coldplay dos anos 70, só se for =S ...

    Já no primeiro vídeo eu cheguei na metade quase me suicidando e comecei a pular para ver se a música "embalava", ou se virava Rock Progressivo mesmo. Decepção :\ ...

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    james_the_bronson

    O que tem de Rock Progressivo nessas músicas

    Eu também não entendo muito bem porque chamam de progressivo. Eles são bastante diferentes de progressivo, eu acho que é porque eles tinham visual das bandas de progressivo ou então porque tinham algumas músicas longas (porém totalmente diferentes de, por exemplo, "Shine On You Crazy Diamond").

    Eles tinham mais ênfase no ritmo, na improvisação, na arte. Em expressar sentimentos humanos, diferente da maioria das bandas progressivas comtemporâneas que usavam temas mais irreais (o King Crimson se afastou um pouco desses temas no "Red").

    Coldplay dos anos 70, só se for =S ...

    Essa foi a pior comparação que eu já vi. Essa banda tem muito mais arte, muito mais capacidade, muito mais música do que o Coldplay.

    comecei a pular para ver se a música "embalava"

    Eles não são muito para embalar, são mais depressivos, e por isso a influência deles no post-punk e na New Wave é bem significativa.

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    eusebio
    Essa banda tem muito mais arte, muito mais capacidade, muito mais música do que o Coldplay.

    Isso sim é uma bela comparação. Falei porque é depressivo, e ao contrário do Rock Progressivo, não tem passagens felizes, tristes, frenéticas, obscuras, etc...

    E é exatamente a imagem que eu faço do Coldplay. Nunca parei para escutar com calma, mas todas as músicas que escutei giravam em torno de climas depressivos...

    são mais depressivos

    É, e parece que concordamos nesse ponto. Será mesmo que foi a pior comparação que já viu? A menos que não ache Coldplay depressivo...

    e por isso a influência deles no post-punk

    Eu ia falar isso, mas não sei o nome de nenhuma banda. The Cure, acho, sei lá...

    EDIT: Ah, a banda que eu ia citar é o Sisters of Mercy...

    eusebio
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: eusebio
    · votar


    james_the_bronson

    Ah sim. Achei que você estava diminuindo a banda com a comparação.

    Alguns membros estudaram com um compositor avant-garde, Stockhausen.

    A influência deles por exemplo, no Radiohead (principalmente no "Kid A") é bem significativa.

    Outros influenciados são Joy Division, David Bowie, Brian Eno, The Fall, Public Image Ltd., Siouxsie, todas essas bandas mais depressivas.

    EDIT: james ouve o 2º vídeo.

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu vejo Krautrock como o prog da alemanha, assim como o rock sinfônico é da inglaterra, o zeuhl, da frança, etc.

    james_the_bronson
    Nem tudo é "depressivo", no krautrock, assim como no resto do prog, cada banda é única, algumas nem parecem pertencer ao mesmo rótulo.







    eusebio
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: eusebio
    · votar


    Scrutinizer

    Hallogallo e Autobahn são revolucionárias. Usam a famosa batida "motorik", inspirada no Velvet Underground (uma grande influência no Krautrock).

    E "Why Dont You Eat Carrots" é uma espécie de sátira a hinos alemãos. Também tem essa música do Neu que é excelente, e inspirou muito os vocais do Johnny Rotten:



    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Outra coisa, os álbums de Krautrock eram vendidos a preços baixos na Inglaterra (as bandas eram os "indies" da época), e por isso influenciaram muita gente no underground, como eu já citei, Joy Division, PiL, Siouxsie, etc.

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eusebio

    Não estou diminuindo, apesar de ter achado chatão :\ ...

    Achei que não tinha tanta variedade quanto outras bandas de Rock Progressivo normalmente têm ^^ ...

    Scrutinizer

    Aí sim, essas até dá para entender se chamarem de Prog :] ...

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    james_the_bronson

    Essas são conterrâneas e contemporâneas do Can. Todas as três são bem legais mesmo. O Kraftwerk (2º vídeo) foi a banda da cena Krautrock que se deu melhor.

    O Velvet Underground foi uma influência assumida de muitas bandas de Krautrock. E nos EUA na época eles eram os "desertados" do psicodélico por ter temas mais sombrios e mais repulsivos. A mesma coisa o Kraut, que diferente das bandas progressivas da época que entravam em jams metafísicas inspiradas no psicodélico, tinham um som mais satírico, mais sombrio e mais experimental.

    Sir Cam
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Kraftwerk é legal, é a única que eu conheço também.

    Billy The Kid
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    LSD
    Escuta the tea party

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Agora eu comecei a escutar Amon Düül II, muito foda. Bem improvisado e passa por uns ritmos mais "world" bem ecléticos.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eusebio
    Amon Düül II

    É muito bom. Agora o Amon Düül (o original, politicoso, comunistóide) eu acho ruim demais.....

    Já ouviste alguma coisa do Ashra (lançado com esse nome, não Ash Ra Tempel)? "New Age of Earth" (76), "Dream & Desire" (77) e "Blackouts" (78) são alguns dos melhores discos de Krautrock.
    Tem também o disco de Michael Hoenig (do Agitation Free) & Manuel Göttsching (do Ashra/ Ashra Tempel) chamado "Early Water" (75), que é muito bom: uma grande jam de synths sequencers e guitarras...
    O Velvet Underground foi uma influência assumida de muitas bandas de Krautrock.

    Onde foi que tu leu que o V.U. influenciou alguém do Krautrock? Quem assumiu isso? E sobre o Motorik ter sido inspirado no Velvet? Você vê alguma semelhança entre Mo Tucker e os bateras do Can e NEU! ?

    eusebio
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: eusebio
    · votar


    Tromeu

    Sobre a batida da Moe Tucker, olha bem nela principalmente ao vivo. É a mesma coisa que a motorik só que mais lenta. É repetitiva, fica sempre naquilo, que nem a motorik.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Motorik

    O Can já admitiu ter tido influência do Velvet, inclusive "Father Cannot Yell" tem um começo inspirado em European Son.

    O Kraftwerk admite ter muita influência do Stooges, do MC5 e do Velvet. Um dos membros, não lembro quem foi, disse numa entrevista que gostava muito de European Son. Tinha essa parte da entrevista nesse link, mas tiraram.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kraftwerk

    EDIT: Aqui tem a entrevista:

    http://www.creemmagazine.com/_site/BeatGoesOn/Kraftwerk/Kraftwerkfeatu re001.html

    Tromeu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eusebio

    Essa coisa de "Father cannot Yell" eu tô por fora, mas não tenho nenhum motivo pra duvidar de você. :)

    A entrevista é legal (valeu o link), mas o cara do Kraftwerk não diz que foi "muito influenciado", apenas que gosta de V.U., MC5 e Stooges. Eu não consigo ouvir nenhuma influência dos Stooges ou do MC5, tão pouco do V.U.
    Na verdade ele diz que gosta porque o MC5 e os Stooges tão "conectados à energia" e o V.U. porque "têm uma forte influência alemã (porque Nico morava em Colônia)"; Achar que Nico teve alguma influência no som do V.U. é, obviamente, um exagero do entrevistado (é só ouvir os discos solo dela...).

    A batida eu acho que é só coincidência mesmo... Jaki Leibezeit tocava Jazz do fim dos anos 50 até meados dos 60. Acho improvável ele ter sido influenciado por uma, digamos assim, "percussionista" de uma banda de rock (sabe como é, músico alemão de formação acadêmica...). Tem também o fato que não é só a questão da repetição, mas também a precisão métrica e dinâmica, que são quase robóticas, e que Mo (ainda bem) não tinha. E também que a repetição (no caso do Can, mas nem tanto do NEU!) é só nas batidas fortes do compasso. No "resto" tem muita variação e síncope (coisa que Mo também não faz; olha na segunda parte do vídeo de "Paperhouse", por exemplo). Mas sei lá... vai que o cara ouviu mesmo, e pirou o cabeção.


    Aí uma das minhas preferidas do Ashra:



    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Tromeu

    Mo era sim extremamente robótica. Eu falo de, por exemplo, a batida de Hallogallo. É robótica, assim como Venus in Furs, All Tomorrow's Parties, e o Velvet ao vivo, como eu disse. Mo foi influente na batida motorik, que é aquela da "estrada", de Hallogallo.

    A influência de Cale e Nico são vistas, com certeza, naquelas músicas do Neu que são só "ecos europeus"; na atmosfera do Tago Mago (principalmente Augmn), e é só o que eu lembro agora. E também nos sons hipnóticos do Kraftwerk em Autobahn, se bem que esses tão mais pra Steve Reich.

    Muito da influência do Velvet no Kraut está na atmosfera densa das músicas.

    Father Cannot Yell é do disco "Monster Movie" do Can, ainda sem o Damo Suzuki.

    Essa música é legal, Ashra é meio foda de achar nos blogs da vida, é mais fácil Ash Ra Tempel. É bem minimalista, lembra Tangerine Dream e Steve Reich.

    Vc tem MSN?

    Tromeu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mo era sim extremamente robótica

    No quesito da repetição concordo; mas da métrica e da dinâmica, não. O que ela faz e pura condução na pele, ao invés de chimbau (quando conduz no chimbau não dá o efeito), e ela não é a primeira nem a última a fazer isso. A única que eu consideraria "proto-motorik" seria "Sister Ray" mesmo...

    "Augmn"

    Clássico!

    Father Cannot Yell é do disco "Monster Movie" do Can, ainda sem o Damo Suzuki.

    Tô sabendo. E como ele é americano, não duvido da conexão...

    Bom. Também é um negócio difícil. Eu uso o termo Krautrock só pra me referir as bandas alemãs dos 70 que eu gosto; mas não acho, sinceramente, que Can, Kraftwerk e TD (por exemplo) toquem um mesmo tipo de música....

    Mas vale a pena procurar os três primeiros do Ashra; eu não consigo me decidir qual gosto mais! Depois desses, Manuel Göttsching usa o próprio nome nos discos, que por sinal são também muito bons.

    Vc tem MSN?

    Po, num tenho :(

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Tromeu

    Realmente o legal da cena é que cada uma toca um tipo de música. É bem diversificada. Curte Faust?

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Vc tem MSN?

    Po, num tenho :(


    Ia comer, hein?!?!










    Zueira :P ...

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Achei que não tinha tanta variedade quanto outras bandas de Rock Progressivo normalmente têm ^^ ...
    Eu gosto de krautrock justamente por ser extremamente variado, diferente do sinfônico...

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Scrutinizer

    É, é que eu apresentei pra ele mais o Can, esqueci de mostrar as outras que vc mostrou.

    Realmente há muita diferença, por exemplo, entre Faust, Kraftwerk, Can, Neu, Amon Düül II...

    Jack Kerouac...
    Veterano
    # abr/13
    · votar




    Casper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu ouço algumas bandas : Kluster, Kraftwerk, Faust,
    Cabaret Voltaire (que não é alemã mas é do estilo)
    e Tangerine Dream. Algumas outras do estilo
    são extremamente repetitivas, nem eu aguento.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13
    · votar


    LSD

    Ouço muito.......gosto muito...tenho uma discografia extensa sobre........







    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Mais viagem que Focus...

    Vou procurar mais sobre... =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Krautrock alguém ouve ?