O que são Bandas Cult? Citem exemplos

Autor Mensagem
hc_cwb
Veterano
# dez/04


O que são Bandas Cult? Citem exemplos

yield
Veterano
# dez/04
· votar


Cult é uma das divisões da industria cultural, se eu não mi engano criado pela escola de Frankfurt. Significa algo acima do popular mas que não chega ao erudito.

Pra mim são exemplos Pink Floyd, Led Zeppelin, Pearl Jam ..., um monte

LokobasS
Veterano
# dez/04
· votar


Pink Floyd, Led Zeppelin, Supertramp, Yes, Jethro Tull, Kansas, Focus, Emerson Lake and Palmer varias outras..brasileiro a unica assim famosa q eu conheço eh Raul Seixas.

hc_cwb
Veterano
# dez/04
· votar


Ah tá. Pensei que eram bandas desconhecidas, que uma minoria conhecia e ela se tornava muito "cultuada" por isso. Mais ou menos quando a banda é underground e sempre tem um pessoal q paga pau pra ela só porque ela é desconhecida. Depois que todo mundo conhece dái não gostam mais. Não sei de onde eu tinha essa idéia.

Mas dessas q vcs scitaram as únicas q eu curto é Pearl Jam e Led, só q não muito.

faith_girl
Veterano
# dez/04
· votar


a banda mais cult conctz é the cult
ai q piada infame

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


The Cult é Cult?

André Gomez
Veterano
# dez/04
· votar


Dogs2


safadinho, você foi mais rápido do que eu na piada......



yield


Não tem nada haver com a teoria da escola de Frankfurt. Essa teoria é no geral, sobre a "Mass Media" e de como ela pode ser usada para a manipulação das massas da população, introduzindo idéias através de fazedores de opiniões, propagandas entre outras coisas..... Depois eu acho um artigo que eu fiz sobre ela e posto aqui. Se eu não esqueci é mais ou menos sobre isso



Eu vejo o termo "Cult" como algo retro mas na moda, mas que pode passar o tempo e ela continuara com tudo.....

SoldierOfFear
Veterano
# dez/04
· votar


Também existem bandas kvlt. hhehe

yield
Veterano
# dez/04 · Editado por: yield
· votar


André Gomez

Poisé, depois que eu postei que eu mi liguei que tinha confundido escola de Frankfurt com estetica e cultura de massa. Era cedo, tava meio durmindo ainda hehe

Mas cult não acho q seja algo retro ainda na moda. Pelo menos nunca li isso. Acho q é mesmo algo entre o popular e o erudito.

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Banda cult são bandas pouco conhecidas ou totalmente desconhecidas mas que são clássicas e todo mundo que conhece acha o máximo:
Exemplos: The Residents, Capitain Beyond.

Led, Pink Floyd, etc etc não são cult. Nenhuma dessas conhecidas é cult.
O Pink Floyd que pode ser considerado cult é a carreira solo do Sid Barret.
O resto não é cult.

bulldog
Veterano
# dez/04 · Editado por: bulldog
· votar


.

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Residents:
http://www.residents.com/

Capitain beyond:
http://tinpan.fortunecity.com/aprilskies/65/cb_biog.htm?nocache=9 16049916

entre outras bandas. Essas são duas cult.

janick
Veterano
# dez/04
· votar


cult eh coisa de Pseudo Intelectuais
aff.

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


yield
Cult é uma das divisões da industria cultural, se eu não mi engano criado pela escola de Frankfurt. Significa algo acima do popular mas que não chega ao erudito.

hc_cwb
Ah tá. Pensei que eram bandas desconhecidas, que uma minoria conhecia e ela se tornava muito "cultuada" por isso. Mais ou menos quando a banda é underground e sempre tem um pessoal q paga pau pra ela só porque ela é desconhecida. Depois que todo mundo conhece dái não gostam mais. Não sei de onde eu tinha essa idéia.


Estou mais de acordo com a segunda idéia... inclusive tem muita gente que quer parecer cult freqüentando pubs, ouvindo bandas que ninguém mais conhece e dizendo que leu Freud.

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


cult eh coisa de Pseudo Intelectuais
Parcialmente correta sua afirmação.
Ouça a banda que citei Captain Beyond e verá que o som é bem Deep Purple ou Led Zeppelin. Não tem nada de intelectual. Budgie é outro exemplo disso.

Já The Residents sim tem um conceito todo em cima da banda. Eu particularmente nem gosto dos Residents. Acho chato e meio mórbido, sei lá. Mas tem quem gosta.

maggie
Tem razão. Tem bandas que só eu conheço e, sinceramente, prefiro que ninguém mais conheça pra não acabarem virando um Iron Maiden ou Metallica. Quanto ao Freud, só li na época da faculdade de comunicação, hehe. E pubs não tem aqui na minha cidade...

André Gomez
Veterano
# dez/04
· votar


yield


A própria definição de Cult é muito estranha. Por exemplo. Chaves é muito conhecido, mas é retro e é considerado Cult.

bulldog

Banda cult são bandas pouco conhecidas ou totalmente desconhecidas mas que são clássicas e todo mundo que conhece acha o máximo:
Exemplos: The Residents, Capitain Beyond.



De certa forma eu concordo com esse seu ponto de vista, mas como eu disse, existem coisas extremamente conhecidas e são consideradas cult. Jaspion é bastante conhecido e é considerado cult.



Como eu falei, existem muitas definições para "Cult!"

hc_cwb
Veterano
# dez/04
· votar


Chaves é Style!!!!!!!!!!!!!

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


Bandas cult, na minha opinião, sao aquelas poucas pessoas conhecem, mas q tem influencia crucial em determinada cena musical.
Considero algumas bandas de Nova Yorque, do inicio da cena punk, como bandas cults.Televison, Richard Hell and The Voivods, Dead Boys, The Dictators e New York Dolls podem ser considerados cult.
Outras q considero cult são: Meat Puppets e Flipper, por influenciarem o Nirvana e bandas grunges.
Acho q Husker Dü e Refused, bandas de som muito diferenetes e epocas diferentes, são tb bandas cult

bulldog
Veterano
# dez/04
· votar


Televison

\o/

yield
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tava confundindo com Midcult. A definição que eu postei acho q é o que significa Midcult. A industria cultural se divide em Masscult, midcult e erudita. Acho q é isso, mas nem lembro direito tambem.

Bico
Veterano
# dez/04
· votar


"Cult", hj em dia, já é adjetivo pejorativo. Eu e meus amigos costumamos zoar os "cult", hehe. Pq conheço muita gente assim. Pseudo-intelectuais de oculinhos de armação preta quadradinha, q vão a pubs e cafés, para "medirem seus conhecimentos", conversando sobre filmes irarianos e bandas desconhecidas, q na verdade são desconhecidas pq estão acima do q pessoas normais podem assimilar... Aff... Hehe.
A gente zoa, mas tem muita coisa considerada "cult" q eu até gosto. o The Residents é uma delas, hehe.

E esse esteriótipo q descrevi é só de brincadeira viu, galera?
Eu mesmo já tive "óculos de armação preta quadradinha", hehe. Mas nem era dos "cult", não. Tava mais pra nerd americano, mesmo.

Bico
Veterano
# dez/04
· votar


Esqueci de citar uma banda "cult"!
Hammm...Sigur Ross?

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


bulldog
achou estranho alguem citar Television?
Po, um fã de Richard Hell devia saber q ele tocou baixo na banda, e q o Dee Dee Ramone fez teste pra tocar guitarra na banda, mas não conseguiu tocar um acorde se quer no teste

André Gomez
Veterano
# dez/04
· votar


rattlesnake


Po, um fã de Richard Hell devia saber q ele tocou baixo na banda, e q o Dee Dee Ramone fez teste pra tocar guitarra na banda, mas não conseguiu tocar um acorde se quer no teste


E pq será que isso não nos impressiona??? Hehehehhehehehe
O que aconteceu no dia?

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


André Gomez
Por favor, não venha criticar punk rock, ou coisas do tipo, pq respeito o gosto de todos e gosto q respeitem o meu.
Mas respondendo educadamente sua pergunta, eu realmente não sei.Ele devia ter cheirado cola ou coisa do tipo e devia estar muito louco na hora.Fora q ele nunca soube realmente tocar instrumento nenhum.

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


Tenho q reler minha fonte pra lembrar o q aconteceu

André Gomez
Veterano
# dez/04
· votar


rattlesnake


Bom, equivocadamente você achou que eu ia criticar, mas fique sabendo que eu ADORO Ramones, respeito demais a banda que pra mim é uma das minhas favoritas. Punk Rock pra mim é um estilo que particularmente eu gosto e nunca tive preconceitos quanto aos Punk's.


E minha pergunta tem haver com a resposta que você mesmo deu aqui .... Fora q ele nunca soube realmente tocar instrumento nenhum., então não vejo onde eu realmente desrespeitei em minha resposta anterior a sua.


Sem levar pelo lado pessoal (já que não é a intenção de minha e também da sua, mesmo o porque não temos motivos)

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


Andre Gomez
Beleza cara, sem problema.Eu achei q vc era mais um daqueles q criticam punk rock.
Eu adoro Ramones, é minha banda preferida.
Se vc quer saber exatamente o q aconteceu no dia, leia o livro "Mate-me por favor".Tem as respostas pra essa pergunta, e mais algumas historias fantasticas sobre essa fase de ouro da musica

André Gomez
Veterano
# dez/04
· votar


rattlesnake



Pô veio, vlw pela dica do Livro. Algum dia eu o lerei........


Abraços

Lu1z Fernandes
Membro Novato
# abr/19
· votar


Cult não tem a ver com fazer sucesso e ser popular ou desconhecido!
O termo Cult, é para se referir ao que é cultuado, e geralmente possuem profundidade em suas histórias! A maioria dos filmes feitos na Europa por exemplo, são Cult, pois eles dão mais valor ao conteúdo e a mensagem da história do que aos efeitos especiais de Hollywood com ação a cada 3 minutos!
Trazendo isto para a música não seria difícil dizer quem é Cult e quem não é!
O Pop americano, o Reggaeton e o funk brasileiro (Em geral), não se enquadram nessa categoria, e se o Rap não voltar às suas raízes vai emplacar junto com eles! Músicas vazias, sem conteúdo, que idolatram a fama, a vaidade, o narcisismo e a luxúria!
E já quero deixar claro que não são todas as músicas ou artistas destes gêneros que são assim, mas a maioria, infelizmente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que são Bandas Cult? Citem exemplos