Musica Folk

Autor Mensagem
Daniel_Barreto
Veterano
# dez/04


Qual seria a definição para esse estilo de musica ?

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# dez/04
· votar


Chata

Thisa
Veterano
# dez/04
· votar


FOlk? de folclore? hehehee

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Bob Dylan?

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Daniel Barreto,

Folk music signifique em português música do povo. É a música que eu apresentei anos atrás no meu país de origem. Se você fala bem inglês e entende melhor procure saber sobre música traditional que em geral falam sobre a vida na época quando foram compostas. Conheço can'cões que datem até a época de Henrique VIII. Geralmente existe dois tipos de música tradicional, música de trabalho, que fala sobre profissões e condições de trabalho seja marinheiro, ou mineiro etc. Também no ritimo da músicas os marinheiros velejaram os naus(?) com cada música usada por cada tarefa abordo do navio. O segundo tipo da música tradicional conta sobre a vida cotidiana, fala sobre amor, sobre humor, sobre personagens famosos, como Ned Kelly de Austrália por exemplo.
Pessoas como Bob Dylan apresentavam música contemporênea que também falava sobre a vida cotidiâna, sobre a política, sobre guerra etc. numa maneira mais globalizada. A maioria destas músicas eram rebeldes contra vários situações no mundo, por exemplo a guerra de Vietnã, Nelson Mandela etc.
Música tradicional brasileira deve ser dos índios (por sinal já produzi dois discos dos Índios Fulni-ô, e estou produzindo o terceiro agora que já foi contemplado pelo Itaú Cultural 2004). Também a música regional pode ser considerada música do povo, mas como Brasil é um país novo, talvez seja considerada contemporânea, porém muita música regional têm traços tradicionais dos países que originou.
Espero que ajudei um pouco.

Um abraço,
Steve Allen

StRelA
Veterano
# dez/04
· votar


hahahhaha...fala sério!!!!que Steve allan, que que vc ta fazendo aki???!!!!
=/

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Falando contigo!

StRelA
Veterano
# dez/04
· votar


hahahaha...da onde vc eh?

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


Afinal, Bob Dylan é folk ou não? rs

StRelA
Veterano
# dez/04
· votar


entaum..pois é!!!eu queria saber o estilo da musica, naum as letras.
Não da pra destinguir um folk pelo ritmo???????

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Bob Dylan fez parte do movimento Folk Pop dos anos 60 / 70 que é um folk contemporârio.
O ritimo de música folk normalmente erá usado para fazer trabalhos mais laborosos como remar, ou puxar peso, ou levantar uma vela num navio. Para distuinguir música folk é mais pelos arranjos e estilo musical, normalmente mais simples, porém existe bandas como Clannad, ou The Pogues, ou nos anos 70 Steeleye Span, até Jethro Tull que baseou suas músicas com uma música Folk, usando instrumentos tradicionais e medeivais etc.
Para tentar determinar música folk só pelo ritimo seria um pouco mais difícil, mas possível, porque existe tantos estilos, a música foi dedicado ao cotidiano daquela época, então a vida de um trabalhador de uma fábrica de algadão seria diferente de um ajudante de um fazendeiro, consequentemente os ritimos seriem diferentes. Mas a maneira de cantar, eu descobri e me supreendi, em quase qualquer idioma é a mesma.

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


A coisa é, e qualquer estudante sério da música diria isto, que antes que você pode avançar com a música, o primeiro lugar para ir é o passado, porque é lá onde você realmente aprende sobre a música. Se você se limite para Linkin Park e os demais bandas de hoje, você só será um seguidor e não conseguirá criar algo novo innovativo.
Com todo respeito dos contribuintes deste forum, mas quase todos os assuntos são quase iguais, até alguem hoje reclamou. Onde está o avanço? Agora para realmente aprofundar com a música até em termos gerais, pode aprender bastante e avançar com muito mais facilidade. Abre a mente etc.

Ed_Vedder
Veterano
# dez/04
· votar


ouçam o acustico do Neil Young...

abraços

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Mais um... James Taylor

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Posso citar bandas da Inglaterra até amanhecer, mas acredito que ninguem aqui conhecaria, eram muito regionais.

rattlesnake
Veterano
# dez/04
· votar


The Pogues é muito foda!
tem uma banda de Curitiba q é legal, chama Bad Folks.
Não conheço muito mais de folk, mas gosto bastante

spy2k
Veterano
# dez/04
· votar


Crosby, Stills, Nash & Young

?

:D

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# dez/04
· votar


Foi mal opnei no topico errado. Música folk é bem legal em especial o jethro tull

andre_sunshine
Veterano
# mai/06
· votar


Pessoal, procurem na internet uma coletania chamada AMERICAN FOLK MUSIC, são oito discos de musicas folk raiz, do estilo old man farmer ia ia o :) , um verdadeiro achado para quem gosta.
[]'s

Luigi LeBeau
Veterano
# mai/06
· votar


procure tbm algumas coisas do Leadbelly!

Midgard
Veterano
# mai/06
· votar


Falo em folk falo em steve morse

teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


Elomar, Paulinho Pedra Azul, Zé Geraldo, Xangai, Renato Texeira is this Brazialian's Folk!!!

Anna - F.
Veterano
# nov/08
· votar


Música Folk
Este tipo de tem um significado específico quando se diz que pertence à música popular, pois ele é uma descendência cultural da música tradicional rural.
A gente sabe que música popular pode ser tão ampla que pega mesmo as musiquinhas de ciranda que sua irmã mais nova cantava quando era criança, mas a música tradicional folk é entendida especificamente como uma música folclórica rural que sobrevive melhor em zonas onde a sociedade ainda não foi afetada pela comunicação de massas e pela comercialização da cultura.

Mas qual é a diferença entre Música Folk e Música Country?
Na verdade, não existe uma diferença básica, um está dentro do outro.
Eu até hoje não ouvi dizer que estes dois estilos de música pertencem a um só, mas o Country surgiu da música folclórica tradicional, com misturas de Blues, Música Celta e acredite, também há a presença de Música Gospel no Country.

Bob Dylan também é consagrado como um nome da música County.

Corrijam-me se eu estiver errada..
Abraços

Ana
(:

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08
· votar


Anna - F.
Piper Music

Gostei das explicações. =)

Então, pelo que entendi, não existe "o" estilo Folk.
O que recebe esse nome são as várias formas de músicas locais, independente da região.
Só não entendi uma coisa: pra ser considerada "Folk", a música tem que apresentar, obrigatoriamente, origem e características rurais?

Pseudonimum
Veterano
# nov/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Existe uma diferença entre o Folk, por exemplo, do Bob Dylan, e o Folk do Gaë Bolg, que faz referências a temas medievais, culturas européias, etc.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08
· votar


Pseudonimum

Existe uma diferença entre o Folk, por exemplo, do Bob Dylan, e o Folk do Gaë Bolg, que faz referências a temas medievais, culturas européias, etc.

Na minha opinião, Gaë Bolg não se enquadra no Folk tratado aqui. Apesar de levar características folclóricas às suas músicas, não é genuinamente Folk.
hahaha.. mas não sei... Ainda tô tentando entender direito o conceito.

slash_web
Veterano
# nov/08
· votar


ALGUEM sabe da banda AMERICA?


que droga , nao axo mais nada deles pra baixa , soh uma ou duas musica :(:(:(:(


o Dvd deles tmbm nao acho....alguem sabe de algo?

Anna - F.
Veterano
# nov/08
· votar


Oi..
Machine Gun Man

Respondendo sua pergunta..
Na verdade, a música folk é descendência dessas características ruais.. Eu não posso dizer que hoje é assim, porque a gente vê que o ruralismo já foi praticamente acabado em função dos meios de comunicação em massa e da tecnologia que está sendo amplamente difundida desde o início do séc. passado.
Mas, o que acontece é que como a música folk não tem suas origens no Brasil, fica meio difícil para nós distinguirmos o que é e o que não é cultura rural para eles..
Só que dá pra perceber que a música é um tanto exótica, não é? É bem diferente das outras músicas americanas que a gente conhece. Então, ela provavelmente ainda tem sim características rurais.

slash_web
Veterano
# nov/08
· votar


up

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


slash_web

http://pt.wikipedia.org/wiki/America_(banda)

Não sei se te interessa, mas na comunidade do orkut "Discografias" existem links para 16 álbuns da banda.

Anna - F.

Ah, obrigado mais uma vez! Mas ainda tenho algumas dúvidas (burro!). Caso eu deixe o conceito de Música Folk um pouco mais abrangente, selecionando nomes com características rurais, tenho que incluir o Blues nessa categoria, certo? O Blues tem origem rural, apesar de não ter a sonoridade do que conhecemos como Folk.
Como você deve saber, o blues influênciou (em alguns casos, mais que isso) uma pancada de gêneros como jazz, rhythm and blues, rock and roll, country, soul e etc.
Pela lógica, esses estilos têm descendência do Blues, que é rural. E, citando uma frase sua:

Na verdade, a música folk é descendência dessas características ruais..

Claro, seria absurdo seguir essa lógica, pois 80% do que se conhece atualmente seria classificado como Música Folk ou com descendência direta dela.

Sendo um pouco mais exigente na classificação, selecionando só o que possui características rurais ou típicas de locais não-urbanos e não afetados pela "indústria musical", muita coisa ficaria de fora, até "peças" que chamamos de Folk sem pensar duas vezes (às vezes, só por ter base em elementos acústicos).

Ainda pensando assim, não seria absurdo dizer que hoje é praticamente impossível criar música Folk, concordando novamente com uma frase sua:

porque a gente vê que o ruralismo já foi praticamente acabado em função dos meios de comunicação em massa e da tecnologia que está sendo amplamente difundida desde o início do séc. passado.

Claro, não existe a menor necessidade de ser tão obsessivo na classificação musical. hahaha
E também, entendi o que você disse, só quis mostrar que, sob ambas perspecticvas, saber o que realmente é Folk não é tão simples.

Talvez, esse conceito seja totalmente abstrato e alheio a teorias. Algo como "Sentimento Folk" hahaha
E talvez, daí venha meu gosto por esse estilo. =P

PS:. pra matar a curiosidade, o que você ouve?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica Folk