Características da música folk

    Autor Mensagem
    fabiopavan8
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: fabiopavan8


    Olá, hoje resolvi escrever um tópico com algumas características da música folk. Sintam-se livre para postar informações sobre ela aqui no tópico!
    --
    Características da música folk


    1. Uso de poucos semitons. São usados poucos semitons, geralmente de 0 a 2. Alguns muito utilizados são: F# ou C#.

    2. As composições são simples. Quase sempre feitas com teclado/piano, violão e voz. Uma base no violão, um riff no teclado e uma melodia bem simples.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    fabiopavan8

    A música Folk (folclórica) é muito ampla não dá para apontar as características que você indicou.
    Música folclórica é a música de uma determinada etnia.
    Tanto podem ser simples como complexas e podem ter diferentes sistemas de afinação e uma variedade enorme de instrumentos.
    E cada folclore tem instrumentos diferentes, não se resume ao violão "Folk", e muito menos a um teclado/piano.
    Aqui no litoral do Paraná tem um estilo folclórico chamada Fandango, que tem a base numa espécie de violão/viola, ou uma influência mas antiga ainda, o instrumento é feito com madeira bem rústica, dentro das possibilidades de construção, e as cordas são do tipo de um arame, e a afinação não segue os padrões, e a percussão é feita numa forma de dança, com base numa espécie de tamancos, onde o ritmo da dança é montado.
    É um dos poucos estilos originais que existem no estado do Paraná, mantido por uma pequena comunidade, de pessoas simples com poucos recursos.
    No geral na música folclórica genuína não existe instrumentos musicais feitos de forma moderna como industrialização, é tudo feito de forma artesanal.
    Você esqueceu de uma característica importante que é a percussão, e os sons de instrumentos de sopro, e até outros instrumentos bem estranhos para o nosso padrão atual de afinação e classificação de famílias de instrumentos.
    Até música indígena pode ser classificada como Folclórica.
    Aliás a maioria das músicas folclóricas não tem teclado e piano, podem até serem gravadas nos dias de hoje com estes instrumentos, mas na maioria dos casos não tem nada a haver.
    Pode até ser simples, mas a grande diversidade para quem conhece certos estilos e formas de tocar, pode parecer complexa para quem não entende a música de certo povo.
    São na maioria simples pois são músicas populares.

    Você deve estar se referindo ao estilo Folk americano moderno e seus sub gêneros.
    A música folclórica influenciou muitos dos compositores eruditos, muitas danças e seus estilos musicais foram incorporadas a música tradicional.
    A música folclórica baseada em canções influenciou também os estilos modernos de música popular.
    Mas existe também música folclórica instrumental, e existem uma grande quantidade de ritmos diferentes, que é impossível de classificar, cada um com sua batida e detalhes que mesmo um bom percussionista no geral muitas vezes não consegue executar pois não foi criado naquela cultura.

    Não entendi estes semitons que você se referiu de "de 0 a 2", não tem nada a haver, uma vez que a afinação pode variar e esta longe dos padrões atuais.
    O sistema atual de afinação é arbitrário, é um padrão é uma evolução, mas não deixa de ser artificial.

    O homem tem a tendência de querer rotular e classificar tudo, mas na música folclórica isto não é possível, devido a grande variedade de culturas.
    Tem por exemplo a música dita "Celta", com um uso comum nos dias de hoje, só que a cultura e o povo Celta não existem mais já faz alguns séculos, o que existe são alguns povos que sofreram certa influência deles.
    Mas em algum ponto do passado mais próximo alguém resolveu rotular assim, e ficou bonito, e as pessoas gostaram e deram vida a este estilo, mas que é moderno, usa instrumentos tradicionais, mas é moderno, pois na verdade ninguém sabe com realmente soava a música Celta.
    O violão na música folclórica dita Celta pode ter uma afinação diferente das que usamos nos dias de hoje, assim como outros instrumentos, inclusive os de percussão e principalmente de sopros, onde a variedade se faz notar mais ainda.
    E podemos ter estilos mais modernos de música considerada folclórica.

    E numa mesma nação e povo podem existir inúmeros estilos de música folclórica que se perdem nas brumas do passado.

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    O que se pode afirmar, é que o conceito de "folk" atual é voltado para execuções com instrumentos acústicos, e/ou foclóricos, como a rabeca, gaita de foles, flautas artesanais (osso, madeira). etc...

    Dentro da origem (americana) da palavra, a influência dos imigrantes irlandeses é muito forte, e fica bem perceptível nos sons da costa oeste, principalmente o country. Caras como White Buffalo, Curtis Stigers, etc...

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Estou falando das músicas mais conhecidas (Jingle Bells, London Bridge e Swanee River) e como elas são gravadas. Algumas das mais populares tem simplicidade.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    fabiopavan8
    São usados poucos semitons, geralmente de 0 a 2. Alguns muito utilizados são: F# ou C#.

    What ?!?!?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Música Carnática? Poucos semitons? Oi?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    fabiopavan8
    Estou falando das músicas mais conhecidas (Jingle Bells, London Bridge e Swanee River)

    Isso é relativo... Nenhuma delas eu diria que são folclóricas... Música folclórica geralmente se perdeu no tempo a origem e composição...

    Parabéns pra você é uma... Em cada idioma temos uma letra, e geralmente a mesma melodia...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    fabiopavan8
    Com "poucos semitons", você quer dizer poucos acidentes? Porque aí depende do tom da música. A mesma música tocada em tons diferentes vai ter uma quantidade diferente de acidentes.

    Quando você diz que C# e F# são comuns, você está se referindo ao tom ou à aparição dessas notas dentro da música? Porque quando eu penso em folk (especificamente o folk metido a celta), penso em tin whistle. E o tin whistle mais comum é o de D, que é usado pra tocar em D ou em G. Um pouco menos comum é o tin whistle em C, que serve pra tocar em C e em F. Não sei de onde você tirou esse C# e F#.

    Não vi muito fundamento no que você escreveu aí. Como você tirou essas conclusões?

    pianoid
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Como você tirou essas conclusões?

    pelo menos ele tá estudando

    Casper
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Caro fabiopavan8:

    O termo folk é muito abrangente. Além dos temas
    folclóricos de cada país, vai de Bob Dylan até The Ghost
    of a Saber Tooth Tiger. Essas conclusões devem ter sidos
    retiradas de um espaço amostral extremamente restrito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Características da música folk