Conheça Renaissance

Autor Mensagem
Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04


Renaissance pode ser considerado um dos grandes ícones do Rock Progressivo. Conhecido pela bela voz de Annie Haslam e por grandes arranjos orquestrados. Tudo começou em 1969, com Keith Ralf(vocal, guitarra, harmônica) e Jim McCarty(bateria, percussão e vocal), ex-membros do Yardbirds, organizando uma nova banda. Mais tarde vieram os outros membros para completar a banda, John Hawken(piano, harpsichord), Louis Cennamo(baixo) e Jane Relf(vocal). Com essa formação lançam o primeiro disco em 1969, chamado “Renaissance”. No segundo álbum “Ilusion” algumas pessoas importantes participaram nele. Como Neil Córner(baixo), Slade(bateria), T. Crowe(vocal) e Michael Dunford(guitarra). Este último mais tarde teria um papel fundamental na banda.
Esses dois primeiros álbuns foram gravados com a primeira formação. A partir deste momento a banda se desfez, nenhum membro fez mais parte da banda, e um novo projeto estava sendo encaminhado. O novo Renaissance estava voltando em 1972, com um novo álbum, “Prologue”. É a estréia de uma das mais belas vozes que o mundo já conheceu, e a dona dela é Annie Haslam. Completam o grupo John Tout(teclados, vocais), Rob Hendry(guitarra, mandolin, cimbais e vocais), John Camp(baixo, tambura e vocais), e Terry Sullivan(bateria, percussão). O disco ainda tem a participação de Francis Monkman(tecladista do Curved Air), com um solo de VCS 3 na música Rajah Khan. É um disco brilhante, com Annie Haslam passando por uma ótima fase, músicas marcantes como Kiev e Prologue são destaques do disco. Mas o grande estouro da banda foi no ano seguinte, com o lançamento da obra-prima “Ashes Are Burning”. Neste disco temos a saída do guitarrista Rob Hendry, a participação efetiva do compositor Michael Dunford com o violão e vocal, e uma outra participação especial do guitarrista Andy Powell com um solo de guitarra memorável na música “Ashes Are Burning”. Todas as músicas do álbum são muito boas, e isso faz com que ele seja uma obra-prima. A banda segue a todo vapor, e em 1974 lança o excelente “Turn Of The Cards”, que é considerado por muitos fãs da banda o melhor disco da carreira. Com toda certeza está entre os melhores. Os arranjos estão cada vez mais bem feitos, e a voz de Annie Haslam mais bonita ainda. O disco começa com a poderosa “Runing Hard”, seguidos pela bela “I Think You” e a fantástica “Things I Dont Understand”. Sem contar dois grandes clássicos como “Black Fame” e “Mother Rússia”. A fase dourada da banda não acaba, e mais uma bomba é lançada. “Scheherazade And Other Stories” traz a épica “Song Of Scheherazade”(24 minutos) e “Ocean Gypsy” como uma das melhores músicas da banda. Em 1976 lançam o álbum “Live at Carnegie Hall” com versões ao vivo das músicas. As músicas são tão bem executadas que da para confundir com as versões de estúdio. Destaque também para a versão de 23 minutos de “Ashes Are Burning”, com um solo vocal de Annie Haslam.
O Renaissance não para, e lança em 1977 “Novella”, contendo pérolas como “The Sisters” e “Can you Hear Me?”. E em 1978 temos “A songs for All Seasons”, um bom álbum, adorado pelos fãs da banda.
Essa foi a grande época do Renaissance, na década de 80 a banda para, só voltando no começo dos anos 90, e em 2001 com “Tuscany”, durante todo esse tempo foram lançados algumas coletâneas e álbuns com apresentações ao vivo da banda. Certamente é uma banda memorável, não há palavras que possam defenir o grande encanto que o som de Renaissance oferece as pessoas, com belas melodias, arranjos, instrumentistas de alta qualidade, a voz magnífica de Annie Haslam, as composições de Michael Dunford. Uma banda fenomenal que nunca será esquecida!

-------------------------------

Cd´s Recomendados:

Prologue(1972)
Ashes Are Burning(1973)
Turn Of The Cards(1974)
Scheherazade & Other Stories(1975)
Novella(1977)
A Song for All Seasons(1978)

Quem quiser algumas músicas pode pegar meu msn: vinicius_soares_3@hotmail.com

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


Oh, é muito bom, meu prestativo amigo caio aqui do fórum me mandou varias musicas deles.
É demais.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers

muito bom, sou fâ legal deles...

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Algumas resenhas dos discos q encontrei na internet:

Renaissance - Ashes Are Burning (1973)

Por Novalis

Este disco é o 4º do Renaissance, porém é o 2º com a formação clássica. Trata-se de um excelente trabalho de rock sinfônico, a onde o vocal de Annie Haslam chama muita atenção pela beleza e técnica, mas o trabalho instrumental não fica para trás, acordes muito bem elaborados com a utilização da bateria como instrumento de conotação altamente melódica, utilização consistente do violão, e a presença magistral tanto do piano quanto do baixo, e um complemento orquestral sob medida (vale salientar que neste disco a guitarra não é explorada, com excessão de "Ashes are Burning", aliás, nos discos seguintes seria abdicado o uso da guitarra). Este disco não possui música ruim, no entanto os destaques vão para as faixas:
"Can you understand?", "Ashes are Burning" ambas com mais de nove minutos de duração e extremamente bonitas e complexas, "The Harbour"(a música na realidade é um refêrencia explícita de Débussy), e a balada mais conhecida do Renaissance, "Let it grow". Neste disco o trabalho de baking vocal é tímido, o que seria bem mais explorado nos discos seguintes "Turn of the cards" e "Sherazade and others stories". Um extraordinário trabalho de uma extraordinária banda, que é considerada por muitos um dos pilares do progressivo britânico! Vale ressaltar que este disco foi lançado aqui no Brasil tanto em vinil quanto em cd e pode até ser encontrado em hipermercados, motivo pelo qual é um dos discos mais conhecidos, pelo menos no Brasil, pelos apreciadores de boa música, embora os dois seguintes sejam melhores. Essencial!!!

Essa resenha foi feita pelo usuário Novalis do site
http://www.soundchaser.com.br/

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Renaissance - Turn Of The Cards (1974)

Por Novalis

Este é o 5º trabalho do Renaissance e segue a mesma linha sonora dos discos anteriores, belas composições, arranjos e melodias, apoiados no excelente vocal de Annie Haslam, trabalho orquestral sob medida,inclusive mais acentuado que em "Ashes are Burning" e perfeita interação entre piano, bateria, baixo, e violão. Um clássico do progressivo britânico para qualquer roqueiro que se preze. Infelizmente não foi lançado no Brasil nem em vinil quanto em cd. Pode ser achado em cd pela Repertoire. O disco possui algumas adaptações da música clássica, como pode ser notado em "Cold is Being". Um clássico do rock simfônico, e altamente recomendável!!!

Renaissance - Scheherazade And Other Stories (1975)

Por Novalis

Quando eu comecei a escrever esta resenha, fiquei impressionado por constatar como é difícil falar de uma banda tão importante para o rock progressivo, sua obra será ouvida e valorizada por nossos netos e não haverá preconceito e obscuridade que impedirá que isto aconteça, pois as músicas são tão bem feitas que não há palavras que consiguam contemplar toda a força da obra do Renaissance. O mais impressionante é a cada vez que eu escuto as músicas deste disco é como se eu estivesse escutando pela 1º vez, cada nota , cada variação, reparem no trabalho da bateria e observem a importância melódica deste instrumento para as músicas é incomenssurável o valor deste disco para a história da música , e o trabalho do 2º vocal que coisa maravilhosa, isso sem falar nada do vocal de Annie Haslam, sem falar no timbre único do baixo de John Camp e da capacidade melódida tanto de Jonh Tout como de Michel Dunford. É realmente não existem palavras que consiguam retratar a qualidade desta obra prima do rock. Finalizo lamentando o anonimato desta obra e espero que algum dia seja valorizada como deveria. Rock sinfônico da mais alta qualidade, ouçam e saberão do que estou falando!!! Neste disco o trabalho de orquestra é visível em Songs of Scheherazade aliá uma música grande (24:37) no entanto colossal, assim como Ocean Gypsy umas das melhores músicas compostas pela banda. Essencial é "pouco"!

http://www.soundchaser.com.br/

novamente o usuário Novalis =)

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


quem acha Evanessence bom tinha que ouvir o Renaissance.

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


deve ser uma boa banda

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza

putz, sempre q eu vo falar de Renaissance a galera acha q eu to falando de Evanessence... muitas vezes quando vo em loja de cd tb é a mesma coisa hauhau

LSD
Veterano
# dez/04
· votar


Já os conheço, o melhor disco deles para mim é o Ashes Are Burning .

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


quem quiser ter uma idéia de como é o som deles nessa página tem duas músicas pra baixar:

http://www.progarchives.com/Progressive_rock_discography_BAND.asp?band _id=603

e meio fodinha de achar músicas deles... eu só conheço 6 cd´s :/

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers
hehehe
quando eu ia na loja de CD's e pedia algum do Mike Oldfield o cara me mostrava um CD de um tal Marcos Nobre Filho.

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04
· votar


LSD

eu gosto mais do Turn Of The Cards, o Ashes Are Burning é muito bom mesmo, The Harbour é uma música muito bonita... mas o Turn Of The Cards, é incrivel o nível em q a banda chegou, Things I don't understand é uma das minhas músicas preferidas.

nothing else matters
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers
quando eu entrar depois no msn eu te adiciono...tranquilo?

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04 · Editado por: Sgt_Peppers
· votar


nothing else matters

Blz cara!

pow, cade a galera q se diz viciado em prog?? Renaissance é obrigatório pra quem curti o estilo...

FDG
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers
opa,adoro progressivo,valeu pela dica,vou ouvir essa banda
e com certeza não é nenhum Ivanecêncio

Sgt_Peppers
Veterano
# dez/04 · Editado por: Sgt_Peppers
· votar


FDG
hauhauhau
up

Marcelo Camelo
Veterano
# dez/04
· votar


Eu já possuia o prologue,ashes are burning,live no albert hall e acabei de
comprar o novella,belissimo album muito bom mesmo,Anne Haslam é sem
duvida a melhor vocalista de Rock Progressivo.

skate_na_raça
Veterano
# dez/04
· votar


Sgt_Peppers
Vo pega o seu MSN pra vc passar umas musicas.

inthelight
Veterano
# dez/04
· votar


Parece bem loco, vou ver se baixo umas musicas

Heraldo Metal 2005
Veterano
# fev/05
· votar


é dahora sim,,,tem músicas compridas como ashes are burning....

Alessandra de Souza
Veterano
# abr/05
· votar


Sgt_Peppers
Sgt_Peppers
Sgt_Peppers
Sgt_Peppers
Sgt_Peppers
Sgt_Peppers
Sgt_Peppers

Alessandra de Souza
Veterano
# abr/05
· votar


Nossa!!! desculpe-me pelo SGT_peppers tantas vezes,acho que é efeito do absinto hehe gostaria de baixar uns sons deles na net,mas não consigo. Pode me explicar como? Entre em contato, meu hotmail é mircea_4@hotmail.com as mensagens enviadas são do ano passado...será q vc nunca mais entrou aqui?

Alessandra de Souza
Veterano
# abr/05
· votar


Olá !!! gostaria de fazer contatos com pessoas que gostem de som alternativo,goticismo,progressivo etc... ah!!! e Renaissance é maravilhoso. Ashes Are é o melhor na minha opinião. alguem ai conhece Cinema Show? progressiva total. Aliás existem bandas progressiva nacionais q são otimas! E o bom Violeta de Outono? alguem curte?
me escrevam.

Alessandra de Souza
Veterano
# abr/05
· votar


Escrevam-me eu adoro musica,respiro musica,durmo com musica,acordo com musica. Fico pensando o que seria minha vida sem a musica.BAUHAUS,VIOLETA DE OUTONO,JOY DIVISION,COCTEAU TWINS,PIXIES,CHARLATANS,RADIOHEAD,RENAISSANCE...NOSSA!!! TEM TANTAS QUE PERDI A CONTA.

Amok
Veterano
# ago/05
· votar


Annie Haslam tem uma voz sobrenatural. Se vcs curtem prog com orquestra, baixem a faixa "Song for All Seasons" e prestem atenção em como se mescla uma banda de rock com uma orquestra sinfônica do jeito certo.

[ ]´s

kawaii_girl
Veterano
# ago/05
· votar


Conheça Renaissance
poxa, qm se diz músico e não conhece essa banda desista!!!!!!!!!
os caras foram pais do progressivo com Procol Harum !!

simplesmente magnificos

kawaii_girl
Veterano
# ago/05
· votar


ahh e eu amo Cold Is Being .. até já me atrevi a canta-la!! ^.^

kawaii_girl
Veterano
# ago/05
· votar


Sgt_Peppers
Turn Of The Cards(1974)
e realmente o melhor dos melhores!!!!!

Progger58
Veterano
# ago/05
· votar


Ôpa, mais um fã do Renaissance aqui no grupo!!!

De Ashes Are Burning a Azure D'Or, para mim todos são excelentes. Difícil até dizer qual é o melhor, mas se tivesse que escolher um desses eu acho que ficaria indeciso entre pelo menos dois: "Turn of the Cards" e "Novella".

Jotta
Veterano
# ago/05
· votar


Não animo lê isso não tô muito cansado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conheça Renaissance