JAZZ FUSION

Autor Mensagem
Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04


JAZZ FUSION

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


hey pessoal , ultimamente tenho escutado muito falar sobre este estilo , alguem ai que curta , pode recomendar algumas musicas ?

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


diz algum artista q toque isso

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


pow! o ex guita do megadeth que eu esqueci o nome!!! que não aceitou voltar pra banda pq diz que a vida dele era tocar Jazz Fusion

Arthur Barlow
Veterano
# set/04
· votar


Jeckyll e Hyde
Friedman ?
toca muito esse puto

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


Arthur Barlow
nao nao o Friedman outro! merda esqueci o nome do puto! o friedman ta no megadeth

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


tiop ! ele chego a gravar o system has failed , mas'só fico em estudio , nao vai pras tours nao

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


Em entrevista para a Dallas Music Guide, o guitarrista Chris Poland comentou várias coisas sobre sua carreira solo e no Megadeth. Ao ser perguntado sobre o porque de sua não entrada definitiva na banda, Poland disse que o tipo de música do Megadeth não é o que ele realmente ama fazer. A sua grande paixão na música, segundo o próprio Poland, é o Jazz Fusion, estilo que ele pratica atualmente, "Eu fiquei impressionado com as novas músicas e por isso aceitei o convite de Dave para participar das gravações. Mas eu não pretendo fazer algo assim novamente. O que estou fazendo agora, o Jazz Fusion, é o tipo de música que eu amo. Eu faço coisas boas tocando estas músicas, porque eu não ganho muito dinheiro com elas. Mas eu amo o que faço, e não faria algo que não gosto. Isto me deixaria louco."

crowley666
Veterano
# set/04
· votar


eu baixei um cd do frank gambale, da pra ter uma boa ideia do que é o estilo, chama coming to your senses

jrcintra
Veterano
# set/04
· votar


fusion eh a "fusao" do jazz com qqr outro estilo de musica.
varios baixistas aih q sao os TOPS , tocam fusion. EX. victor woten , jaco pastorius , stanley clarke e etc..

___LC___
Veterano
# set/04
· votar


Michael Lee Firkins

Gabriel_Bp
Veterano
# set/04
· votar


weather report, return to forever, yellow jackets e por ai vai...

crowley666
Veterano
# set/04
· votar


Jeckyll e Hyde
eu jurava que o poland era o baixista

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


crowley666
é! eu cofundi :S

Jeckyll e Hyde
Veterano
# set/04
· votar


tipo , eu nao lembrava o nome do cara , ai pra mim quem tava nessa materia era o guita que toco depois do friedman
, num lembrava que era o poland

Progger58
Veterano
# mar/07
· votar


Poxa, eu também adoro um bom FUSION!!!

Algumas bandas prediletas minhas no estilo:

- BRAND X
- METRO
- VERTÚ
- NIACIN
- YELLOWJACKETS
- BOZZIO / LEVIN / STEVENS
- GORDIAN KNOT
- STEPS AHEAD
- PASSPORT
- MIKE KENEALLY

Estas são apenas algumas de que me lembrei aqui no momento.

197873
Veterano
# mar/07
· votar


Só conheço um pouco de Weather Report, a banda do baixista Jaco Pastorius. Vale a pena!

Sir Cam
Veterano
# mar/07
· votar


Tribal Tech é foda demais.

Progger58
Veterano
# mar/07 · Editado por: Progger58
· votar


197873
Só conheço um pouco de Weather Report, a banda do baixista Jaco Pastorius. Vale a pena!

Sir Cam
Tribal Tech é foda demais.

Concordo. Ambas excelentes!!!

Zakk Wylde_
Veterano
# mar/07
· votar


Pra quem se interessar por fusion da raiz:

Mahavishnu Orchestra
Weather Report
Return To Forever
Chick Corea (solo)
Jean-Luc Ponty
Herbie Hancock
Jaco Pastorius
Pat Metheny


E procurem o álbum Bitches Brew do Miles Davis onde literalmente nasceu o estilo. Vários dos músicos que participaram do álbum (Wayne Shorter, Chick Corea, John McLaughlin, Tony Williams, Herbie Hancock etc.) deram prosseguimento ao estilo e se tornaram alguns dos maiores no jazz-rock ou fusion

Mean Mr Mustard
Veterano
# mar/07
· votar


Além das boas dicas aí de cima, mais uma:

The Eleventh House with Larry Coryell.

Obra-prima do fusion!

Arimoxinga
Veterano
# abr/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


CRIANDO UM TÓPICO DENTRO DE OUTRO>

Pessoal é o seguinte ultimamente eu estou querendo pegar aqueles fraseados do fusion porém para mim tudo é muito complexo de entender, pq ainda não sei por onde começar nesse estilo de som maravilhoso. Já vi uns videos do Matheus aqui do fórum ajudou mais ainda não me deu brilho nas ideias. Então vim plantar essa semente aqui hehehe procurei algo no fórum mas, tá tudo muito espedaçado.

Bom eu só queria que o pessoal que manja dessa area indicase video aulas, livros e apostilas qual quer coisa do fusion iniciante.


queria especialmente saber como funciona as frases desse tipo ( aos 0:26 do video ) que para mim tem uma sonoridade foda e muito caracteristica do fusion.









coisas como:

escalas e tensões mais usadas, Bizus ( se é que tem ) e coisas do tipo vão vir a engrandecer o tópico. a intenção também é runir o maior número de informações sobre o estilo no mesmo local aqui. ajudem os que puderem hehehe.

Peace!!

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Arimoxinga

Fusion é a mistura do jazz com outros gêneros (normalmente rock), então aconselho que você passe a escutar o jazz mais clássico, antes de querer fazer qualquer mistura. Também estou nessa, tentando improvisar decentemente em standards de jazz, e não vou te mentir, o buraco é bem embaixo, e aproveite para levar uma pá, porque quando tu chegar no fundo, terá que cavar mais um pouco. Então minha primeira dica é esta, escutar muito jazz. Faça uma pesquisa da cronologia do jazz, e você irá encontrar muita coisa boa de todas as épocas. Te indico este site: http://www.ejazz.com.br/
Fora escutar, comece a estudar harmonia se já não o faz. Te indico Harmonia e improvisação- Almir Chediak, Harmonia- Ian guest. Como as harmonias vão ficando cada vez mais difíceis, você pode pegar algum standard com poucos acordes (Cantaloupe Island, So what, impressions...) e começar a "brincar" em cima disso, mas isso com muita paciência, pq no jazz se a harmonia não te ferrar, então o ritmo vai tentar fazer isso. Te indico também mais dois livros em portugês, os dois do Nelson Faria: Acordes, arpejos e escalas e A Arte da improvisação. Qualquer coisa, entre em contato comigo, eu tenho muitas BTs de jazz aqui no meu pc (apesar de não conseguir improvisar direito em quase nenhuma, rsrs). Abraço.

PS: Ao som de Dave Brubeck...

Arimoxinga
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

opa cara muito boa a postagem! estava estudando o livro (guitarra fusion) do Mozart mello que encontrei agora pouco. é uma pancada de coisa no livro especialmente harmonia! obrigado pelas dicas valiosas, vou comprar o Harmonia e improvisação- Almir Chediak, caso não o encotre na net ( claro! =D ).

e não vou te mentir, o buraco é bem embaixo, e aproveite para levar uma pá, porque quando tu chegar no fundo, terá que cavar mais um pouco

é verdade eu acho o Jazz um estilo muito bonito mas, complexo pra caramba hehehe, já fuguei dele algumas vezes mas, sabia que iria ter que em carar ele em algum momento hehehe

com tudo obrigado mesmo pela postagem, vou atraz das coisas que tu falou, qual quer coisa te mando uma mensagem no perfil.

Peace!!

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar




g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


estava estudando o livro (guitarra fusion) do Mozart mello

Este livro é muito bom também.

obrigado mesmo pela postagem

Não tem de que, precisando estamos ai...

Atom Heart Mother

Mahavishnu é muito foda, apesar de poder parecer meio incompreensível para ouvidos inexperientes, hehe.

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


vou dar uma dica não sobre fusion mas sobre aprender a tocar o jazz tradicional: usem o programa band-in-a-box, vc pode baixar o realbook com todos os standards do jazz no formato do biab, aí vc pode praticar improvisando em cima como se fosse uma bt só que pode transpor, mexer no andamento, estilo, instrumentos, tudo. Além disso, ele tem o gerador de improvisos e também de melodias que consegue até imitar o estilo de músicos famosos e vc pode analisar as frases que ele gera.

outra dica é comprar um pedal de loop como o RC-2 da boss

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


Arimoxinga

Cara o g.wilhelms já forneceu umas dicas preciosas e a ideia do
Curly é ótima também e eu irei indicar o que estou fazendo, ainda estou em fase de gestação do estudo, que são as aulas do Mateus que vc citou. Cara vale muito a pena comprar as aulas dele, além de ter material de qualidade para estudar durante o resto da vida o suporte dele pelo msn e email ajuda demais a tirar algumas dúvidas e avaliar o nosso progresso.

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


Sei lá, vocês vão me dar pedrada... Mas para mim "fusion" é um termo associado ao jazz, mas é simplesmente quando se mistura estilos, o termo é bastante aplicado quando se mistura rock, com distorção, ao jazz.

Por coincidência, hoje revirei o baú e achei umas pérolas gravadas há vários anos. Digo isso porque estava justamente ouvindo uma demo que foi misturados os estilos, com um baixista que arrebenta... Quem quiser ouvir, não deixa de ser fusion. Mas por problemas com os envolvidos, vou retirar do ar logo, só para os amigos ouvirem. Para mim, não deixa de ser um "fusion", sem jazz na parada.

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

achei bem legal, inclusive o vocal da menina. é vc tocando as guitarras ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a JAZZ FUSION