Rock do SUL

Autor Mensagem
TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


E aí Robinson, blz?

fica calmo aí hehe... não queremos que a discussão assuma um tom de briga, nào é? (não leva a nada...)

vou responder o teu post:

Meu amigo, eu sou do RJ. Tenho a impressão de que isto importa muito pra vc na hora de avaliar a minha opinião

pq? eu só disse a conotação que a palavra "bichona" assume aqui. poderia ser diferente aí (sudeste), infelizmente eu não domino o significado de cada gíria em cada região do nosso imenso país (bem que eu gostaria hehhehe)...

De certa forma ista configura um sentido pra mi agora, significa que a valorização desta banda mediocre está fundamentada pelo fato de ser da sua região

não. já mostrei argumentos de pq eu gosto da banda (vide tópico "Por que a gente odeia quase toda banda nacional?")... lá tu tb vaí encontrar uma pequena analise de "Pose (anos90)"...

Acho que é comprensível então dar valor ao própio, tipo: é ruim mas é nossa e temos de valorizar o que é nosso. Tudo bem, é aceitável.


eu não acho aceitável... apesar de confirmar que para mim, se tratar de uma banda brasileira (nossa) de qualidade, pesa um pouco na minha opinião final (por puro patriotismo hehe..)

Mas eu não sou do RS e, mesmo assim, não estou desqualificando o povo nem a cultura do RS

eu nunca pensei (ou disse) o contrário...

acho que tu tá me confundindo com algum gaúcho de bombacha, chapéu, tradicionalista, bairrista, separatista, e outros "istas" comuns ao "cabeça de dinossauro dos pampas", que acha que o mundo gira em torno de uma cuia de chimarrão hehehe...

A comparação com o RUSH só pode ser então entendida sob o aspecto chauvinista, qualquer outro aspecto seria um total absurdo

acho que essa comparação veio em função do rush no meio dos anos 80 (fase "Red Barcheta", "Big Money", enfim, essa época na qual o teclado era bem marcado nas músicas) que tinha um som semelhante ao engenheiros do havaí da época (eu disse semelhante, não igual...)
Mas tem razão... sempre achei essa comparação meio estúpida tb...

. Gessinger o "viking da música brasileira"?... pelamordedeus! isto não é o que podemos chamar de estímulo para um comentário!


calma cara... pra que esse ódio no coração hehehe
essa é só uma brincadeira em função da aparência do humberto nos anos 80. Parecia o Thor (aquele herói da Marvel)

... infinita HIGHWAY?... É isto que vc chama de "dominio do nósso idioma"?


poxa! não esperava tipo de comentário... tu concorda comigo que ele é completamente infundado e sem qualquer consistência? olha só! o fato de ele acrescentar uma palavra em inglês (ou quantas quiser) não quer dizer -de qualquer maneira, nunca, de jeito nenhum, never - que ele não domina nosso idioma. Senão seria a mesma coisa dizer que os mutantes e caetano não têm domínio sobre o idioma pois fizeram músicas com palavras estrangeiras.

mas eu não precisava dizer isso, precisava? vamos deixar esse comentário passar então...

sobre o papa é pop:

Sendo assim, apenas uma sentença sem contexto, temos o que se chama de "FRASE DE EFEITO", uma sentença que provoca uma reação imediata mas não reflexiva. Seu efeito é apenas esse, a reação imediata e quase que instintiva, ausente de qualquer conteudo, ponderação, justificativa ou argumento.


tu por acaso não sabe que o Papa (recém falecido) levou um tiro? deveria saber, principalmente agora que o assunto está tão em voga. Na época, obviamente o assunto tb era muito comentado, por isso, o próprio contexto legirima esses versos: "o papa é pop, o pop não poupa ninguém, o papa levou tiro a queima roupa, o pop não poupa ninguém"... tem a ver com a fase que a banda vivia: uma banda rock sendo absorvida pelo pop (o pop não poupa ninguém)....

Neste refrão temos tambem um recurso do tipo "barato" (no sentido de fútil, banal, gratuito) que é algo como uma caricatura da metalinguajem, muito usada e igualmente tósca pelos ex-TITÃS. Neste "joguinho de palavras" vemos que, tirando as vogais, sobra somente a consoante "P":
Papa é Pop = P_p é P_p. É simplesmente o mesmo recurso e mesmíssimo resultado da música "Bába Baby".


aí está uma grande sacada, que talvez tu não tenha visyo...
a música, caso tu não tenha visto na passada, fala sobre o universo Pop, banal, futil e efêmero. O que existe de mais banal, futil e efêmero do que os Babas Babys da vida? nada!!!

por isso eu digo: legal a utilização do recurso pobre (frase de efeito) para acrescentar significado ao todo e ainda atender à fase pop que a banda passava com músicas aparentemente banais.

Me atrevo a perguntar então que tipo de poesia vc tem lido na sua vida.


não atrevimento nenhum nisso meu velho hehe, respondo com prazer...

-comecei a me interessar por poesia com Augusto dos Anjos, gosto muito de Drummond e Pessoa entre outros... (mas infelizmente não conheço tão bem poesia quanto gostaria...)

Você sabia que Oscar Wild era um "DÂNDY"? É... Dândy eram os individuos afeminados, delicados, muito bem vestidos, de aspecto frágil e vida ociosa, melancôlicos, solitários, de hábitos misteriosos e esquisitos e que surgiram a finais do séc XVIII e se alastraram no decorrer do séc XIX.


sim. se tu conhecer um pouco da história do rio grande do sul vai entender melhor alguns porque da música... (faço referência ricos estancieiros pelotenses que mandaram seus filhos para estudar na europa durante o sec XIX e que dá origem a fama de gay do povo que nasce na cidade ehhe)

Como é o título do Cd dos ENGENHEIROS que vc recomendou para análise? "A REVOLTA DOS DÂNDYS"? Será que tem tudo a ver?


se tu acha que essa obra corresponde à intensão de construir um "UNIVERSO BICHONA" (hehe) para a música, bem, então tu n sabe nada nem de engenheiros, muito menos do cd a revolta dos dandis...

Ou seja, um mecânico, por exemplo, pode fazer um bom ou um mal trabalho e isso vai depender do resultado final e não do fato dele ter usado uma chave inglesa.


concordo plenamente, tb por isso, gosto de engenheiros... a capacidade de usar pequenos recursos para dar significado profundo ao todo...

abraço...

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


pra riba

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe

ta dificil hein kra....hueuheuhehuehhe

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


aFFF

droga!!!!!!!

o Robinson não comenta meu post..

eu sei que ele tá grande, mas eu fiz com tanto carinho (isso soou meio gay heheheh)

droga!!!!

aFFF
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe

axo q ele desistiu =/... hehehehe

(isso soou meio gay heheheh)

tu nunca me ingano... eeuheuhehueuhe XD

guitargod
Veterano
# abr/05
· votar


Maggie
Pô você se esqueceu das minhas preferidas!!!!


EXIT 11
AKASHIC

:)

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


aFFF

eehehehehhe

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe
Bem meu amigo, voltei hj e acabo de ver os Post.
Pensando... sinceramente vejo pouca consistência nos seus argumentos, além do aparente desconhecimento de certos termos, e não sei se vale a pena os esforços por compartilhar idéias. Outra coisa, não estou furioso, irritado ou qualquer coisa parecida não, lamento que eu tenha te dado tal impressão.
Sugiro, de coração, alguns assuntos para leitura e que podem ser úteis além de se encontrar na Internet caso o dinheiro ande curto para adquirir livros:

-Pós-Modernismo (Aqui vc encontrará uma radiografia sobre os tempos que vivemos a nível cultural, verá a relação promíscua entre cultura de massa e cultura de erudição e entenderá o "pastiche" representado pelos ENGENHEIROS ao se "travestirem" de banda "pensante")

-POP ART (Este assunto revelará pra você entre, outras coisas, como se estruturou o universo Pop a meados dos 50 e o significado da frase promulgada por um dos "papas" do POP, Andy Warhol, e que dizia: "todo mundo será um dia famoso por 15 minutos")

-História da Música (Varios autores. Verá a diferênça entre música "clássica" e música "erudita" além de descobrir porqué a música que leve como ingrediente a voz humana é chamada automáticamente de "popular")

-THE PUNK MUSIC (Com algumas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil: aqui vc verá como e porquê o Rock tentou voltar às orígens e mandar todo mundo se fudrrrr, principalmente os músicos progressivos, ou porquê o Punk foi o último movimento musical jovem a promover um movimento social a partir do niilismo musical. Se depois disso vc ficar com vergonha dos ENGENHEIROS... NÃO RECLAME! Pois eu advertí)

-A Música na era da Reprodutibilidade (Assunto muito interessante e que vai discorrer sobre as grandes mudanças musicais a partir da divulgação mecânica e até a era do Chip e você verá do que a tecnologia de massificação é capáz de fazer com a cabeça dos desinformados)

Para finalizar, meu amigo, apenas dois comentários singelos da minha parte sobre o que vc me escreveu:
GESSINGER (O VIKING BRASILEIRO) comparado ao personagem THOR dos Comics (Olha aê o Pop de novo)... Bem, Thor é méio arterofilista segundo o traço do desenhista enquanto que o GESSINGER... é meio franzino não? Ou vc andou observando a musculatura do GESSINGER em profundidade ou seu chauvinismo está inflacionando à sua percepção.

Sobre a frase "O PAPA É POP", já por mim comentada antes e comentada pór vc após meu post, permita-me um esclarescimento: A frasesinha (pós-moderna díga-se de passagem) alude à condição de ÍCONE da figura do Papa e, enquanto ícone pós-moderno, passa a ser "consumida" em grande escala pela massa e divulgada e explorada amplamente (tal qual agora após à sua morte) pelos mass-mídia. Este processo redúz a tódos em objetos consumíveis e descartáveis, tal qual um DANONE ou um CREAM CRACKER. A pergunta que não quer calar então é: O Papa é ainda mais Pop ao ser usado como pretexto de qualquer coisa por uma bandinha Pop como os ENGENHEIROS? Os Engenheiros são vítimas do consumo e da mass-mídia? Porquê então eles dependem tanto dos mass-mídia e sempre os utilizaram e desejaram? Não há um grande cinismo nisso?
De qualquer forma, os Engenheiros não são uma bandinha rock (eles fazem rock?) que foi, ou é, absorvida pelo Pop. Bem, supondo que o conceito de "Pop" usado por mim e por vc seja o mesmo. Os ENGENHEIROS tem uma relação pra lá de "ardente" com os mass-mídia e tudo indica que tem sido bem espontânea por parte da banda.
Sendo assim, podemos concluir que a "história do tiro ao papa" e a citação da frase "O Papa é Pop" é muito mais uma invenção da sua imaginação, meu amigo, do que um propósito estético da bandinha (ou o GESSINGER é muito mais ignorante do que a minha ingenuidade era capáz de acreditar)
Bem, é tudo.
Uma banda que dá sem dor nem auto-consideração para a mídia e depois se "traveste" de banda "inteletualóide" elaborando todo um repertòrio de burrices para convencer toda uma galera sobre a autenticidade e nobreza dos seus propósitos... só pode ser uma banda de tremendos BICHONAS!
No bom e no mal sentido.
Abç!

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


E aí Robinson, blz?

que bom que tu respondeu cara, escrevi um post mó gigantesco, achei que tu não tinha nem visto.... heheheh


Pensando... sinceramente vejo pouca consistência nos seus argumentos, além do aparente desconhecimento de certos termos, e não sei se vale a pena os esforços por compartilhar idéias

pq? que inconsistência? divergência de opinião agora é inconsistência? acho, pelo contrário, que ataques pessoais constituem em inconsistência argumentativa maior do que qualquer possível devaneio oriundo de opinião pessoal...

Sugiro, de coração, alguns assuntos para leitura e que podem ser úteis além de se encontrar na Internet caso o dinheiro ande curto para adquirir livros:

-POP ART


conheço e estudo História da Arte...

-História da Música (Varios autores. Verá a diferênça entre música "clássica" e música "erudita" além de descobrir porqué a música que leve como ingrediente a voz humana é chamada automáticamente de "popular")


boa dica, vou ler...

-THE PUNK MUSIC

eu conheço o punk...
gostei da sugestão, vou ler... respeito o movimento punk, pois conheço a relevância artística da contestação dos padrões, mas não vou me "deslumbrar" a ponto de desenvolver uma visão tão unilateral sobre o que é música...


-A Música na era da Reprodutibilidade

legal...

Robinson meu velho, valeu pelas sugestões, vou ir atrás desses assuntos, estudo Comunicação Social (PP) e são todos do meu interesse...

Thor é méio arterofilista segundo o traço do desenhista enquanto que o GESSINGER... é meio franzino não? Ou vc andou observando a musculatura do GESSINGER em profundidade ou seu chauvinismo está inflacionando à sua percepção.


pelo contrário, eu apenas sugeri a semelhança (em função da barba, cabelos longos loiros e olhos azuis), quem tá discutindo se ele é musculoso ou não é tu... mas não vou me aprofundar nesse assunto pq esse aspecto foge do conhecimento por mim abarcado...hehehehheheehe

A frasesinha (pós-moderna díga-se de passagem) alude à condição de ÍCONE da figura do Papa e, enquanto ícone pós-moderno, passa a ser "consumida" em grande escala pela massa e divulgada e explorada amplamente (tal qual agora após à sua morte) pelos mass-mídia. Este processo redúz a tódos em objetos consumíveis e descartáveis, tal qual um DANONE ou um CREAM CRACKER. A pergunta que não quer calar então é: O Papa é ainda mais Pop ao ser usado como pretexto de qualquer coisa por uma bandinha Pop como os ENGENHEIROS?

meus parabéns... tu entendeu a essência dessa música. Viu? nem foi tão difícil quanto eu fiz parecer...é bom conversar com pessoas que têm capacidade de analise.

Os Engenheiros são vítimas do consumo e da mass-mídia? Porquê então eles dependem tanto dos mass-mídia e sempre os utilizaram e desejaram? Não há um grande cinismo nisso?


ninguém disse que eles eram "vítimas" do mass midia, apenas que eram uma banda de rock, que queria ser vista como tal (por vaidade talvez?) e de uma hora para outra se viu com a imagem de banda POP. Não que tenham nenhum rancor para com esse estilo (que por sinal tu parece estranhamente ter...), só que colocaram em sua obra um momento vivido pela banda, no qual sentiram que suas músicas, com conteúdo poético e crítico, começavam a ser englobadas pela pleura da efemeridade POP (fenômeno natural quando falamos do sistema econômico em que estamos inseridos, que busca a "pasteurização" da música, cinema, literatura para antingir o "average man").

Bem, supondo que o conceito de "Pop" usado por mim e por vc seja o mesmo. Os ENGENHEIROS tem uma relação pra lá de "ardente" com os mass-mídia e tudo indica que tem sido bem espontânea por parte da banda.


bom se tu for levar em consideração essa relação de dependência com o mass midia para designar o que é POP, então Elvis, Beatles, Jimi Hendrix, Led Zepellin, PInk Floyd, Rush, Nirvana, Ramones, Sex Pistols e etc também são bandas POP... pois sem os meios de comunicação (?) de massa, nunca seriam conhecidos por pessoas como nós...

Uma banda que dá sem dor nem auto-consideração para a mídia

quem te disse que esse é o caso do Engenheiros? puro achismo...

se "traveste" de banda "inteletualóide" elaborando todo um repertòrio de burrices para convencer toda uma galera sobre a autenticidade e nobreza dos seus propósitos...

fala, fala, fala... recita todas as cadeiras de faculdade que teve até agora,... mas argumentos decentes para provar que a banda se trata de algo tão sem conteúdo, nada... tudo fruto de pré-concepções apressadas de tua parte, muito comum às pessoas que discutem um assunto que não conhecem profundamente...

só pode ser uma banda de tremendos BICHONAS

pq?
por acaso Uma banda que dá sem dor nem auto-consideração para a mídia e depois se "traveste" de banda "inteletualóide" elaborando todo um repertòrio de burrices para convencer toda uma galera sobre a autenticidade e nobreza dos seus propósitos... revela de alguma forma a opção sexual dos integrantes?...

Sendo assim, podemos concluir que a "história do tiro ao papa" e a citação da frase "O Papa é Pop" é muito mais uma invenção da sua imaginação, meu amigo, do que um propósito estético da bandinha

sendo assim?
não vi nenhuma premissa que me levasse a essa conclusão. Não vi nenhum argumento que prove que "O Papa é POP" não seja um propósito estético da banda...

(ou o GESSINGER é muito mais ignorante do que a minha ingenuidade era capáz de acreditar)

pq?

...............................................

vendo algumas falhas na utilização de alguns conceitos como "cultura de massa" (que na verdade, não existe, pois é feita ao sabor de uma elite), por exemplo, indico alguns escritores (filósofos), que estudaram a comunicação na era da midia massiva, para te ajudar e desenvolver melhor as críticas:

todos os filósofos da Teoria Crítica Alemã:

- Lukács, Benjamin, Adorno, Marcuse, Fromm, Habermas...

lembrando que a minha intensão não é d forma alguma dizer que engenheiros, é uma banda fora do mundo POP, que não é uma banda com propostas comerciasi, porém, afirmo que, não reconhecer a qualidade que eles trazem para a música comercial, é falta de conhecimento de caso...

abraço

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


Pensando... sinceramente vejo pouca consistência nos seus argumentos, além do aparente desconhecimento de certos termos, e não sei se vale a pena os esforços por compartilhar idéias


tu que sabe?
eu não vou morrer se tu não quiser mais trocar idéias comigo ehhehehehe...

tu até poderia falar isso se demonstrasse com argumentos ter conhecimento tão superior, mas sinceramente, até agora teus argumentos foram discutíveis e boa parte dos teus posts está baseado no teu suposto saber inabalável que me parece mais pití de aluninho deslumbrado com as cadeiras da facul (em que semestre tu está? 1o., 2o.?)

enfim. Já conversei e vou continuar conversando com pessoas muito inteligentes aqui no fórum, que oferecem discussões desafiadoras pelo fato de mostrarem seus argumentos de maneira clara e consistente... mas vindo de ti, o comentario copiado acima, acredito que seja mais uma forma de fugir da discussão saindo "por cima" do que uma verdadeira expressão de o quanto é difícil pra ti manter uma discussão com um ser intelectualmente tão inferior....

hehehe a escolha é tua...

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe
Meu amigo, acho que saímos da questão da qualidade, ou a falta de, dos ENGENHEIROS, não acha? Estamos caindo numa espécie de bate-boca e não uma discussão de ordem cultural.
Veja bem:

“...acho, pelo contrário, que ataques pessoais constituem em inconsistência argumentativa maior do que qualquer possível devaneio oriundo de opinião pessoal...”
R: Ataque pessoal? Porquê? Admite então que sua opinião pessoal é constituída por devaneios?

“...fala sobre o universo Pop, banal, futil e efêmero. O que existe de mais banal, futil e efêmero do que os Babas Babys da vida? nada!!!...”
R: Aqui vc me dá razão mas...

Vc escreveu antes que:“...uma banda rock sendo absorvida pelo pop (o pop não poupa ninguém)....”
Sendo que depois vc posta o seguinte: “...ninguém disse que eles eram "vítimas" do mass midia, apenas que eram uma banda de rock, que queria ser vista como tal...”
R: Santa confussão!!! Eles são “absorvidos” pelo Pop mas não são “vitimas” da mídia, metalingüístico não?

“...fala, fala, fala... recita todas as cadeiras de faculdade que teve até agora,... mas argumentos decentes para provar que a banda se trata de algo tão sem conteúdo, nada...”
R: Supondo que vc possa vir a ter razão, embora eu já tenho dado as “provas” que vc demanda e lembre que vc escreveu isso ( “...meus parabéns... tu entendeu a essência dessa música. Viu? nem foi tão difícil quanto eu fiz parecer...é bom conversar com pessoas que têm capacidade de analise...”),
Porquê vc não nos oferece, pra mim e para os interessados no tópico, as razões justificadas para a sua afirmação de que os ENGENHEIROS são uma banda boa que contribui à música brasileira?

Repetindo: “...meus parabéns... tu entendeu a essência dessa música. Viu? nem foi tão difícil quanto eu fiz parecer...é bom conversar com pessoas que têm capacidade de analise...”
E depois vc escreve: “...tudo fruto de pré-concepções apressadas de tua parte, muito comum às pessoas que discutem um assunto que não conhecem profundamente...”
Bem, tirando a lado autoritário seu que só adjetiva sem dar razões, não consigo deixar de observar uma enorme volubilidade no seu temperamento ou nas suas idéias. Ou há coerência e eu não reparei?

“...bom se tu for levar em consideração essa relação de dependência com o mass midia para designar o que é POP, então Elvis, Beatles, Jimi Hendrix, Led Zepellin, PInk Floyd, Rush, Nirvana, Ramones, Sex Pistols e etc também são bandas POP... pois sem os meios de comunicação (?) de massa, nunca seriam conhecidos por pessoas como nós...”
R: Bem, isto é auto-afirmativo e eu concordo plenamente. Vejo que vc pegou o fio da meada por um instante.

“...vendo algumas falhas na utilização de alguns conceitos como "cultura de massa" (que na verdade, não existe, pois é feita ao sabor de uma elite)...”
R: Sim? Poderia sair do plano das afirmativas e negativas e me dar os argumentos para eu poder entender melhor a sua conclusão?

“...afirmo que, não reconhecer a qualidade que eles trazem para a música comercial, é falta de conhecimento de caso...”
R: Redundante não? Mas novamente lhe peço (humildemente), dá pra me dar as razões da sua afirmação?


“...pelo contrário, que ataques pessoais...”
R: Bem, vamos admitir que eu tenha lhe atacado, seria correto que vc atua-se de igual forma? Foi o que vc fez:
“...mas argumentos decentes... nada...”
“...pré-concepções apressadas de tua parte... comum às pessoas que discutem um assunto que não conhecem...”
“...teus argumentos foram discutíveis e boa parte dos teus posts está baseado no teu suposto saber inabalável que me parece mais pití de aluninho deslumbrado com as cadeiras da facul (em que semestre tu está? 1o., 2o.?)...”

Meu amigo, eu somente vejo que o seu interesse não é o de discutir ou trocar idéias, embora vc pareça flexível em alguns momentos. Digo isso porque vc não analisa ou examina o trabalho dos ENGENHEIROS para caracterizar elementos qualitativos. O que vc faz é simplesmente tecer elogios, ao que parece para sustentar o seu gosto pessoal.
Outra coisa, eu não acho muito ético exibir os logros acadêmicos para impor respeito perante os outros. Isso resulta para mim uma ostentação prepotente e muito contrária ao do pesquisador interessado em formar um saber. Se vc insistir, eu posso te dar meus dados curriculares, mas te pergunto: Realmente isso é necessário?
Posso te adiantar, por enquanto, que já saí da graduação faz muito tempo e no momento atual elaboro tese de doutorado em semiótica, se é que isto significa alguma coisa.
Ok amigo?
Abc!

Obs: Continúo achando os ENGENHEIROS umas bichonas, mas isso é com eles e não com vc.

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


putz, depois comento, nem deu pra ler tudo

olkol_
Veterano
# abr/05
· votar


sul? engenheiros do hawai e nenhum de nos

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


Robinson

e aí blz??

Ataque pessoal? Porquê? Admite então que sua opinião pessoal é constituída por devaneios?


bote as palavras que quiser na minha boca, mas vamos combinar que só vale o que está escrito tá bem? heheheh....

“...fala sobre o universo Pop, banal, futil e efêmero. O que existe de mais banal, futil e efêmero do que os Babas Babys da vida? nada!!!...”
R: Aqui vc me dá razão mas...

Vc escreveu antes que:“...uma banda rock sendo absorvida pelo pop (o pop não poupa ninguém)....”
Sendo que depois vc posta o seguinte: “...ninguém disse que eles eram "vítimas" do mass midia, apenas que eram uma banda de rock, que queria ser vista como tal...”
R: Santa confussão!!! Eles são “absorvidos” pelo Pop mas não são “vitimas” da mídia, metalingüístico não?


Não tem nada de metalinguístico, não vamos entrar nos méritos mais profundos dos próprios textos, esse não é o objetivo. É apenas uma questão de entender o significado das palavras e fazer as associações certas... a banda procurou a mídia, assinou contrato com gravadoras bem como outras bandas rock (eu considero rock pelo menos) como Nirvana, Jimi Hendrix etc, portanto não são considerados "pobres vítimas desavisadas" da mídia. Aos poucos recaiu sobre a banda a responsbilidade de vender e a necessidade de fazer músicas mais comerciais, nesse momento a banda de rock foi absorvida pelo POP (o que não torna a "vítima" da mídia, que abriu espaço para eles, em momento algum...), nesse momento a banda que se via como rock passa a se ver como POP e falar sobre esse fenômeno em suas músicas... não tem nada de estranho ou contraditório...

R: Bem, vamos admitir que eu tenha lhe atacado, seria correto que vc atua-se de igual forma? Foi o que vc fez:


verdade... pesso desculpas pelos ataques pessoais de minha parte isso realmente, não ajuda em nada. Não tenho como essa prática como habitual, porém visto que fui atacado em ocasiões sendo chamado de chauvinista, percebi que o "caminho da conversa produtiva" não estava se abrindo entre nós como acontece com muitos outros companheiros de fórum...

Quer saber o que está acontecendo? Estamos numa guerra de egos e nesse momento nenhum vai dissuadir o outro da sua opinião. Eu pelo menos não estou disposto a levar nenhum dos teus comentários a sério depois de demonstrações de arrogância como "Pensando... sinceramente vejo pouca consistência nos seus argumentos, além do aparente desconhecimento de certos termos, e não sei se vale a pena os esforços por compartilhar idéias". Para mim a situação está muito clara. Eu trouxe meus argumetos de pq considero uma excelente banda (vou repetí-los atendendo a pedidos):

Humberto Gessinger ... em algumas músicas ele prefere trabalhar com símbolos e metáforas (como na infinita high way), em outras brinca com as palavras, lança mão de efeitos estilisticos com muita propriedade e faz críticas comportamentais muito boas (O "Papa é Pop" e "Pose", na última ele trabalha com uma carga de ironia muito ácida e sutil), em outras músicas como "Armas quimicas e poemas" ele faz crítica política direta mesmo (sem perder a classe e o apeal intelectual, lógico! hehehe)


fiz tb analises de Pose e O PAPA é POP....

além disso a banda tem bons instrumentistas, destacando-se o contra-baixo do Gessinger

Quando eu disse que tu não deu provas dos teus argumentos, realmente me equivoquei, pois tu deu argumentos inclusive analizando o refrão de O PAPA é POP... peço desculpas, mas no meu ponto de vista esses argumentos utilizados por ti são fruto de idéias pré-concebidas e conhecimento superficial sobre a banda...

Meu amigo, eu somente vejo que o seu interesse não é o de discutir ou trocar idéias, embora vc pareça flexível em alguns momentos. Digo isso porque vc não analisa ou examina o trabalho dos ENGENHEIROS para caracterizar elementos qualitativos.

tá brincando comigo né camarada?... hehehehe ou isso ou não meus posts até aqui...

Outra coisa, eu não acho muito ético exibir os logros acadêmicos para impor respeito perante os outros. Isso resulta para mim uma ostentação prepotente e muito contrária ao do pesquisador interessado em formar um saber. Se vc insistir, eu posso te dar meus dados curriculares, mas te pergunto: Realmente isso é necessário?
Posso te adiantar, por enquanto, que já saí da graduação faz muito tempo e no momento atual elaboro tese de doutorado em semiótica, se é que isto significa alguma coisa.
Ok amigo?


pois então devia se envergonhar, não vi em nenhum momento qualquer comentário que fosse digno de um doutor (ou quase)... se significa alguma coisa? nem sei... já dizia um velho amigo meu, ou um amigo velho se preferir "diploma não encurta orelha de ninguém"...
(desculpe... ataques pessoais denovo, acho que é meu mecanismo de defesa contra a tua arrogância...)

abraço...
abraço...

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


TrasTTe
Meu amigo, aceito de bom grado as suas desculpas, pode ficar tranquilo. Numa bóa!
Bem, embora eu sinta inclinação a continuar discutindo o tema, penso que está na hora do resto da galera expôr e discutir estes mesmos assuntos e/ou outros e fazer uma contribuição. Já dei alguns pontos de análise, embora vc insista numa falta de conhecimento da minha parte.
E vc já deu os seus independente da condição em que o tenha feito.

Só vou sugerir a vc, caso seja da sua vontade, que desenvolva alguns conceitos que esclaresçam melhor à galera. Por exemplo:

1) Chauvinista não é uma ofensa, é sim um adjetivo que se refere ao espíritu excessivamente patriótico ou fanático quanto ao próprio. Mas me desculpe se lhe ofendí com isto.

2) Se o GESSINGER é um bom baixista, não seria interessante tecer semelhanças e/ou diferênças entre ele e o JACO PASTORIUS? É, porque o fato de outros baixistas acharem o GESSINGER bom não diz muita coisa a não ser o fato simples de que "outros baixistas assim o consideram". Então deixemos que estes baixistas defendam seus motivos. Aqui vc defende os seus motivos.

3) O uso de metâforas, símbolos, as brincadeiras com palavras, efeitos estilisticos com propriedade, críticas comportamentais, e outras... Ou seja, seria bom e informativo explicar quando que se faz bom ou mal uso de uma metâfora, aliás: O que é uma metâfora de qualidade ou onde estão os elementos qualitativos de uma metâfora?
Mesma coisa acontece com os símbolos, os efeitos estilisticos, etc. Quando e cómo estipulamos que estes recursos tem ou não tem qualidade?
Penso que não é suficiente escrever que tal banda faz efeitos estilisticos de qualidade. Isto é uma sentença, um juízo que é a SUA conclusão, mas não compartilha o processo com o qual vc chegou a ela. Então seria bom vc explicar porquê OS ENGENHEIROS tem qualidade no uso dos efeitos estilisticos (lembre que o maneirismo também fez uso dos recursos estilisticos e veja no que deu).
Quando vc diz que GESSINGER trabalha com uma carga irônica ÁCIDA e SUTIL vc dá novamente uma conclusão mas não explica como chegou a ela e é isto o que me gera conflito, ou seja: Que o GESSINGER use tal o qual coisa não é autojustificativo. Me entende? Lembra do exemplo que lhe dei sobre o mecânico e a chave inglesa? Não seria o mesmo que dizer que um guitarrista é muito bom porque usa uma guitarra GRETSH FALCOM?

Bem meu amigo, o que eu esperava era uma explicação, seu parecer, a sua opinião e analise daquilo que vc afirma ser bom.

Enfim, agora é com vc pois eu já disse o que tinha pra dizer.
Abç!

TrasTTe
Veterano
# abr/05
· votar


E aí Robinson, blz?


1) Chauvinista não é uma ofensa, é sim um adjetivo que se refere ao espíritu excessivamente patriótico ou fanático quanto ao próprio. Mas me desculpe se lhe ofendí com isto.


eu sei o que é chauvinismo e não me senti ofendido, afinal, nem nos conhecemos. Exatamente por não acreditar que tu tenha dados suficientes sobre a minha pessoa que justifiquem tal opinião, vi como um ataque pessoal, um golpe baixo, e o ataque pessoal é inimigo da boa discussão...

mas também aceito as desculpas e entendo que nao foi tua intensão me ofender...

Se o GESSINGER é um bom baixista, não seria interessante tecer semelhanças e/ou diferênças entre ele e o JACO PASTORIUS?

creio que não...
qualquer baixista (eu inclusive), não faria essa comparação, afinal Jaco foi um inovador do instrumento, popularizou o frettless e foi um dos melhores (senão o melhor) baixista de seu tempo...
O Gessinger por mais que seja um baixista de linhas criativas e originais, não pode ser pesado nas mesmas medidas de um grande jazzista como o jaco....

...................................................................... .............

OK. Independente dos posts anteriores ou de qualquer troca de farpas sinto que nos aproximamos de uma discussão produtiva, pois também tenho vontade de continuar essa discussão e estou disposto a ser mais receptivo à suas idéias....

Bem meu amigo, o que eu esperava era uma explicação, seu parecer, a sua opinião e analise daquilo que vc afirma ser bom.


É muito justo!
Concordo em postar o que me leva a avaliar (critérios) as metáforas e símbolos qualitativamente, bem como o porquê de considerar que certas letras dispõe de uma ironia "ácida" e "sutíl"....

Confesso que não é de praxe me aprofundar de tal maneira nos meus posts tendo em vista que esse é um fórum "relax" de debate de música...

Vou postar uma análise mais profunda nesse tópico em um futuro próximo (provavelmente amanhã ou depois de amanhã), infelizmente não posso fazer isso agora pois preciso estudar para uma prova e talvez amanhã tb não disponha do tempo suficiente :(

Roberto Costelletha
Veterano
# mai/05 · Editado por: Roberto Costelletha
· votar


E aí galera blz????????
Bom quem conhece a banda Costellethas do Sul aí?
Eu sou integrante da banda e quero saber o pessoal está pensando da banda, e quem não conhece pode curtir o som da banda no http://www.tramavirtual.com.br/costellethas
Um abração espero resposta

T+

Robeto Costelletha

ymen
Veterano
# mai/05
· votar


po... muito grandes estes coments lá de cima.

jdbastos
Veterano
# mar/08
· votar


Verdade o sul é como um berço para o rock brasileiro, sou de Santa Maria e aqui rola festival de bandas rejeitadas inclusive, e os rejeitados matam a pau tbm, " o mercado brasileiro é foda, pra quem não é do centro São Paulo principalmente é difícil demais!
Tem uma banda de Pernambuco que andei ouvindo e achei massa Rádio de Outono e uma da Bahia que acabou no fim do ano Canção dos Malditos na Terra do Nunca que era legal até, mas é difícil essa gente fazer sucesso sem ir pra São Paulo.
Mas enquanto não rola uma boa dica pra conhecer bandas e baixar musicas são as paginas na net, eu costumo sempre olhar o trama virtual.

Quanto as minhas preferências no sul
Cachorro Grande
Graforréia Xilarmonica
Bidê ou Balde, que ninguém citou
Engenheiros
Aqui em Santa Maria tem os Brisocks e o TSF que tão na luta há tempos
Pública tbm é legalsinha
Quanto aos faichecleres, a musica até que não é ruim, mas tem um humos meio infantil e uns trocadilhos bem idiotas, mas ta valendo tbm
Abraço até!

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


O fato de ter Júpiter Maçã é o suficiente.

Gugarock
Moderador
# mar/08
· votar


A escola de rock nacional do sul sempre foi a mais rica. Desde os anos 70 surgiram bons nomes de lá. Kleiton e Kleidir é um ótimo exemplo.
Vieram os 80 e bandas como Nenhum de Nós, TNT, garotos da Rua, Alemão Ronaldo, Os Cascavaletes e vários outros.
Nos 90 surgiu Cidadão Quem e depois veio Acusticos e Valvulados, Bidê Ou Balde, Cachorro Grande, Vera Loca, etc...

Releed
Veterano
# mar/08
· votar


Da nova geração(apesar dos caras já terem bagagem) :
Locomotores.

Releed
Veterano
# mar/08
· votar


PS: O guitarrista dessa banda é o Petracco,que tocava na TNT,citava pelo Gugarock aí em cima :]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock do SUL