Sobre diversidade de estilos dentro da obra de um

    Autor Mensagem
    Crom
    Veterano
    # ago/04


    tem uma coisa que sempre pensei, mas que eu tava reparando melhor agora. Não sei se vocês percebem isso que eu vou falar desta forma, mas eu noto que alguns artistas (e bandas, enfim) que se ligam de certa forma mais íntima a um estilo (e não me refiro a um estilo "grande" (rock, blues, soul, funk), nao. Me refiro a algo específico dentro desses estilos (na verdade, me refiro a estes estilos grandes TAMBÉM), algo mais pessoal. E percebo que outros me parecem ter uma espécie de "ecletismo" maior, no que diz respeito a influências em seu próprio som.
    Deixem-me tentar exemplificar o que quero dizer.

    Acho o AC/DC uma banda que, por exemplo, é extremamente presa a um estilão próprio (não somente ao "hard-rock" de uma maneira geral, mas ao "hard-rock do AC/DC"). Não que todas as músicas sejam iguais (longe disso), nem que isto signifique, necessariamente, que AC/DC seja repetitivo (embora, de certa forma, esta vinculação a um estilão próprio favoreça isso). Quero dizer, a maioria das músicas do AC/DC são um riff pesado, cadenciado, cru, com vocais gritados e rasgados (tanto do Bon Scott quanto do Brian Johnson), às vezes com umas "firulas" da guitarra solo aqui, acolá, e muitas vezes com um ou dois solos razoavelmente curtos, com forte influência de blues, sempre enérgicos.
    Claro que o AC/DC tem músicas que fogem a esse padrão (The Jack, por exemplo). Mas quero dizer é que me parece que eles são uma destas bandas que ficam mais presas ao seu próprio estilo, sem muitos flertes com outras expressões musicais (não consigo imaginar eles sentados tocando violao, por exemplo). Pra dizer a verdade, conheço medianamente o trabalho deles (tenho 3 cd's e alguma coisa em arquivos) e nunca ouvi uma balada que fosse!
    (Em tempo: eu ADORO AC/DC, caso isso ainda não tenha ficado claro, e não quero criar polêmica, só passar uma impressão pessoal)
    Já quando você pega uma banda como o Led Zeppelin, por exemplo. Eu encaixaria com facilidade no grupo de artistas que tentam mais "invencionices musicais". É bem verdade que existem alguns "padrões" em algumas músicas do Led. Eu diria que o padrão mais facilmente reconhecível é aquele de começo de carreira, principalmente: aquele "hard blues" que você quando ouve prontamente identifica como do Zeppelin (The Girl I Love é um ótimo exemplo)
    No entanto, você nota que eles passeiam por umas praias musicais meio "loucas", até, buscam influências diferentes (talvez no Led Zeppelin III isso comece a ficar claro).

    Não quero dizer, em hipótese alguma, que um tipo de artista é melhor que o outro, até porque essa divisão é totalmente subjetiva, e, de certa forma, arbitrária, pois foi feita por mim. Também não quero dizer que todos os artistas sejam facilmente encaixáveis num ou noutro grupo. Fiz este tópico com o intuito de expor uma impressão, e para que o pessoal comente a respeito dela, ou de repente passe uma outra impressão.
    Venho observando isso principalmente em bandas de rock, mas acho que existe também em outros estilos.
    Alguns exemplos de como eu entendo estes artistas:
    Artistas mais presos a um estilo: AC/DC, Punk Rock de um modo geral (mas não garanto porque conheço pouco)
    Artistas que flertam mais com outras influências: Beatles, Zeppelin, Chico Buarque (até fado ele fez!), Rolling Stones.

    Já que o tópico tem a ver com isso, me dou ao direito também de propor umas perguntas:
    O que vocês acham de um artista que, como o AC/DC, mantém um estilo meio "imutável" durante anos de carreira? Seriam eles "fiéis" ao seu estilo, ou teriam "estagnado" e não buscado novas linguagens musicais? Não seria esse julgamento de "estagnação musical" um tanto arbitrário?

    Bem, é isso aí, me desculpem pelo post imenso

    Frusciantesque_Freak
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Cara, certa vez eu li que AC/DC era tão repetitivo quanto Roberto Carlos pós-72...:D...mas pelo menos AC/DC roxx a lot!

    Olha, acho tanto um lance qto outro mto legais! Eu curto as duas coisas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre diversidade de estilos dentro da obra de um