Delta Blues

    Autor Mensagem
    Hansen
    Veterano
    # mai/04


    Gente sou meio leigo nesse estilo... será que alguém pode me indicar coisa boa pra escutar e, quem sabe eu acho umas tabs né?

    Brigadão!!!

    Jean
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Poderia ser Delta T

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    Jean

    /\T é sacanegem he he he

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    O Blues no início representava a expressão cultural através da música de uma minoria. Sua origem está essencialmente ligada a população negra americana. Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia, o Blues pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes dos negros Americanos por mais de um século.

    A definição e o mais importante sobre o Blues é seu significado além da música, que é uma referência a um estado de espírito. Mas a expressão "O Blues" (The Blues) não se popularizou antes do término da Guerra Civil Americana, quando sua essência passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).

    Como o Blues foi criado basicamente por músicos sem conhecimento formal de música, que não sabiam ler partituras e baseavam-se na improvisação verbal e instrumental, característica fundamental do Blues, que não teve extensão para o jazz. Objetivando tornar a improvisação mais fácil, criaram-se alguns padrões entre os quais o mais familiar é o blues de 12 compassos, que cristalizou-se com a idéia dos três versos . Enquanto canta os dois primeiros, o cantor pode preparar-se para o terceiro que fecha a música. A simplicidade das letras do Blues permitiam que os bluesmen pudessem expressar suas emoções enquanto improvisavam. Esta estrutura era composta por uma progressão harmônica fixa, bem conhecida por todos os bluesmen que eram capazes de tocá-la de maneira quase que automática.

    ...Do Delta para Chicago

    Nos primórdios, o Blues era uma forma de arte totalmente afro-americana. As mais importantes influências no desenvolvimento do blues foram os cantos de trabalho, praticados nos campos de algodão, bem como as marchas militares, que deram forma a métrica utilizada.

    Os cantos de trabalho (work songs) salientaram a importância do canto solo ou hollers, que possuíam mais liberdade de estrutura, mas estilisticamente estão muito próximos do estilo do Blues. O estilo vocal que caracteriza o Blues é uma clara influência dos hollers. Um dos mais famosos cantores de músicas de trabalho foi Huddy Ledbetter, mais conhecido como Leadbelly. Com o aumento da popularidade do Blues, Leadbelly deixou de cantar as work songs, dedicando-se então ao Blues e obtendo muito sucesso.

    Autoproclamado "Pai do Blues" W.C. Handy conta que ouviu este tipo de música pela primeira vez no Delta do Mississippi em 1903. No final da década de 20, o Blues proliferava-se através de todo o Delta e podia ser ouvido em Fish Fries e Juke Joints, sendo interpretado por nomes como Charley Patton, Son House, Willie Brown, Bo Carter, Mississippi Sheiks e Tommy Johnson. O grande nome do Delta era John Lee Hooker, famoso por Boogie Chillun, primeiramente gravado para o selo Vee Jay Records em 1948.

    No início dos anos trinta, o mais popular cantor do Blues era Leroy Can, um pianista que foi acompanhado pelo guitarrista Scrapper Blackwell. Sua música tinha um forte caráter sulista e as letras eram temperadas por frustrações, refletindo o comportamento de seus ouvintes. Can foi amplamente plagiado, e seus maiores clássicos, como How Long, How Long Blues e Midnight Hour Blues foram, depois de sua morte em 1935, gravados por inúmeros cantores, até meados da década de setenta.

    Nos anos quarenta, o coração do Blues mudou-se para a região sul de Chicago. Lá surgiram grandes nomes como Elmore James, Willie Mabon, Jimmy Rogers, Sonny Boy Williamson, Otis Spann, Willie Dixon, Muddy Waters e Howlin’ Wolf. Entre as canções mais representativas deste período podem ser destacadas Hoochie Coochie Man, Mannish Boy, Sloppy Drunk e Don’t Start Me Talkin.

    Tá bom assim?

    Jean
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    LeandroPanucci
    hehehehehe

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    up's!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    Hansen

    de nada!

    inthelight
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Então delta blues é soh os velhos mesmo? tipo, robert johnson e son house?

    eu to tentando ouvir robert johnson, mas parece q todas as musicas sao iguais!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    inthelight

    Sim.

    Ele tem um lance (eu chamo até de cagüete) quando ele canta e quase todo mundo imita isso nele. Ouve mais que vai perceber. É a raiz do negócio.

    DeFoDoN
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    LeandroPanucci
    aaaahn tah....agora sim intendi u significado

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    Delta é como se fosse um encontro de dois rios com ilhas no meio. É uma região, por isso que chamam de Blues do Delta, porque os escravos faziam suas canções a margem do delta.

    inthelight
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Delta é como se fosse um encontro de dois rios com ilhas no meio

    num eh o contrario naum? um rio se abrindo em varios braços? acho q isso acontece perto da foz, o rio vai se abrindo em varios riozinhos com ilhas no meio, q nem o delta do amazonas, do nilo, do mississipi

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    inthelight

    Acho que é isso, não manjo muito de rio he he he

    inthelight
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    LeandroPanucci

    q discussao importante huahuahua

    LeandroP
    Moderador
    # mai/04
    · votar


    inthelight

    já posso morrer tranqüilo he he he

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Delta Blues