Progressivo: o que vcs entendem por essa palavra,

Autor Mensagem
DTGNR
Veterano
# mai/04


Tipo alguns acham chato, outros dizem que é rock intelectual, outros dizem que descaracteriza o estilo rock pois há fusão com música clássica....enfim há várias definições.....
Na verdade, progressivo puro eu nunca cheguei a conhecer a fundo com Yes e tal....conhecidos meus acham bem chato o prog puro......As bandas de que gosto tipo o Pink e o Dream tem o prog como uma de suas vertentes mas não a única vertente que caracteriza o som da banda e esse lado prog influencia positivamente a sonoridade da banda dando um toque um tanto quanto teatral!
E vcs, sem serem violentos ou extremamente agressivos, comentem sobre o estilo tá compreendido.....

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


esse tópico não pode morrer...

olha soh, achei uma definição em um forum por ai:

"Músicas de longa duração, desde os seus quatro minutos até os discos de uma única faixa ; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita (incluindo aí o clássico, o barroco, o medieval...). o blues, etc; uma maior complexidade das composições, tanto em termos de melodia quanto de arranjos e ritmo, em comparação ao que normalmente se entende por Rock. Uma busca pela experimentação e por sons exóticos, daí a importância dos teclados e sintetizadores para o estilo; uma variedade de ritmos e tonalidades dentro de uma mesma composição, gerando a tal impressão de música "difícil e/ou pretensiosa" e o rompimento com o caráter dançante do rock."

eu não sei oq seria o Progressivo puro... depende da banda
mas oq eu mais escuto seria o "básico" mesmo, Pink Floyd, Yes, Jethro Tull, Supertramp, Dream Theater...
tem um site muito bom http://www.progarchives.com/ ... entra pra ver

ateh o progressivo tem suas proprias rotulações hehehe, pink floyd eles chamam de Rock Psicodélico ou Space Progressive Rock... Renaissance outra banda muito boa é rotulada de Symphony Progressive Rock... Transatlantic seria "Art Rock" assim como Supertramp... soh pra ter uma idéia hehehehe

eu to começando a ver mais bandas agora... Renaissance, Transatlantic(escutei um musica e achei muito boa a banda, principalmente o Batera), Pain Of Salvation(uns chamam de Metal Progressivo, jah ouvi falar q eh o "sucessor" do Dream Theater), Queensryche...

e to gostando muito do q to vendo... oq mais to curtindo no momento eh Renaissance q a mina canta pra caramba...

mas tb tem bandas q eu nao gostei muito como King Crimson e Focus...

isso ae...

falow

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


Sgt_Peppers
Minha banda de rock (Expressão) toca rock progressivo desde 1972. Gostei do seu post e das bandas que você citou. Apenas ressalvo que adoro Focus e gosto, porém um pouco menos, do King Crimson.

Mas o que mais gosto de rock progressivo são as banda brasileiras dos anos 70:
Som nosso de cada dia (provando que o rock progressivo pode ser dançado sim)
Casa das máquinas
Telah
Violetas de Outono
Mutantes
e Terço (acho mais legal de todos).

Procure ouvir esse pessoal.

Abraços.

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


Expressão

legal cara, quero conhecer a tua banda entao hehehe! vcs tem site??
eu jah ouvi falar de Casa das Máqunas, e jah escutei Mutantes, muito legal por sinal...
os outras nunca ouvi falar... mas valeu pela dica vou ver se consigo achar algum material deles hehe

no meu caso eu to montando uma banda agora, q seria progressivo tb, mas com influências de blues, metal, e música clássica tb...
tamo começando devagar ainda... somos muito novos ainda hehe, eu o vocalista e o baixista temos 15 anos, e o baterista/tecladista(q eh o Supertramp do fórum e meu irmão) tem 14...
agente pretende achar um baterista ou um tecladista... e um nome tb hehe, tah foda... o vocalista sabe tocar violino tb... espero q de tudo certo...

falow aew veio!

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


agora q eu vi q eh de 72! vcs devem ter uma estrada e tanto... massa hein! vc toca oq?

FDG
Veterano
# mai/04
· votar


progressivo pra mim se resume a uma coisa só:música muito bem trabalhada.Eu acho que a maioria (não todas,pois não conheço muito) das bandas de som progressivo,seja ele prog metal ou apenas rock progressivo q quase sempre vem com uma jogada psicodélica,gostam de trabalhar muito o seu som,a ponto de deixar uma ótima obra,com pontos altamente interessantes,pois em certas situações a musica muda seu jeito sem perder seu clima,e sem deixar aquele certo enjôo de ouvir a musica,afinal cada uma dura pelo menos 5 minutos (a maioria)

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


FDG

verdade isso.. muito bom o comentário hehehe

outra banda muito boa brasileira é o Cartoon

www.bandacartoon.com.br

os caras são bons...

FDG
Veterano
# mai/04
· votar


Sgt_Peppers
curti essa banda,faz um som bem legal cara

caíto
Veterano
# mai/04 · Editado por: caíto
· votar


Eu sempre falei de Cartoon. Acho os caras o máximo.
E Renaissance, porra, teve uma época que tentei meter na cabeça dos neguinhos essa banda. É uma das minhas preferidas, tenho dois discos dos caras.
A mulher tem a voz linda, e ainda é gata pra caralho.

Curto muito Triumvirat, EL&P, Camel, Moody Blues e Procol Harum.
Em menos porte, B-52'S, Echo and Bunnyman, King Kromsom, Gentle Giant.
As bandas clássicas eu deixo fora pq já são supra-sitadas e eu adoro do mesmo jeito.
Mutantes eu julgo ser um caso à parte.
Sgt_Peppers
vc mora aonde?

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


caíto

floripa, to começando a escutar Camel tb hehe

pow Renaissance eu to curtindo muito cara, mas eh foda de pegar mp3 deles, no kazaa não tem como, eu to tentando baixar dois cd´s no e-mule, e no soulseek tb vc acha mas demora pra baixar... to querendo comprar um cd deles oq mais ouço falar eh em Ashes are Burning e Prologue... bah nao sei, qual vc recomenda?

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


Sgt_Peppers
Tenho o Prologue, é muito fodasso. Tem a excência mais progressiva do que o segundo.
Cara, só que o Ashes are Burning é um cd inominavel, é talvez a obra prima de todos os tempos, junto com Abbey Road, tá, não vem ao caso. Não tem um trecho que não seje de extraordinário pra cima, ou um segundo sequer. É lindo por inteiro.
Po, meu icq é 124315009, te passo algumas músicas caso vc não consiga pegar.

Do Camel tente arranjar o disco The snow goose, só ouvindo ele (e o entendendo) tu vai sacar o que é Camel.

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


Sgt_Peppers
É bem tosco o site:

www.conjuntoexpressao.hpg.com.br

Toco baixo. Sou o Maurício.

Falecomharry
Veterano
# mai/04
· votar


na pratica para min progressivo é : Rush, Yes, Jetrho Tull, Kansas, Rainbow, Dream Theather,Secos e molhados,Mutantes enfim estas bandas que tem um som "empenado" Inclusive eu gostaria de saber se alguem podesse me dar mais referencias do estilo alem das que ja fora, citadas .
Valeu

caíto
Veterano
# mai/04
· votar


Falecomharry
Milk Oldfield é bem legal
Tem Solaris, Alon Parsons Project, Tangerine Dream, Soft Machines, Vangelis.
Mas que eu mais curto tão aí no tópico.

mari_pseudo_queen
Veterano
# mai/04
· votar


gostei das definições..bem completinhas...outro dia vi os caras do Passport, q fazem jazz com um tipo d fusion elogiando o progressivo..bem legal a reportagem...realmente eu gosto muito d progressivo...yes, genesis, pink f.(nas q são neh) td mto bom...

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


mari_pseudo_queen
Nossa, Passaport é uma banda alemã que esteve no Brasil em 1976.
Faziam um puta som. Com muita qualidade. Foi a primeira vez na vida que escutei um baixo ativo num show. Era um Alembic que tinha uma sonoridade incrível.

Será que essa mesma banda?

Supertramp
Veterano
# mai/04
· votar


Po enquanto eu to escutando essas bandas do Rock Progressivo: Pink Floyd, Supertramp, Porcupine Tree, Spock's Beard, Queensryche, Dream Theater e mais algumas outras

JediKnight
Veterano
# mai/04
· votar


puts ...progressivo me lembra o PP - partido progressista ..q me lembra maluf ...q disse q se eu achar a conta dele na suiça a grana é minha ...

Supertramp
Veterano
# mai/04 · Editado por: Supertramp
· votar


editado

Sgt_Peppers
Veterano
# mai/04
· votar


Expressão

legal o site, tem umas fotos de vcs nas antigas hehehe, pena q nao tah dando pra pegar as musicas...

caíto
pow, curto muito o Abbey Road tb, acho o melhor disco dos Beatles

falow!

mari_pseudo_queen
Veterano
# mai/04
· votar


Expressão
Eh!!!O Tecladista da banda, q toca saxofone tbm ..eh o dono da banda neh..eh alemão sim!

Ps1c0
Veterano
# mai/04
· votar


Eh bom ouvir progressivo pq abre mtos horizontes na hr de compor. Num sei c entendem mas eh rox.
Eu vou começar a ouvir pq esse tipo de som da umas idéias mto rox.

Alguem recomenda alguma banda em particular?

king_slayer
Veterano
# mai/04
· votar


dizem q o queen se encaixa como progressivo....e acho meio estranho e vcs?

king_slayer
Veterano
# mai/04
· votar


opinem!!!

Expressão
Veterano
# mai/04
· votar


king_slayer
Queen é progressivo sim. Principalmente em meados dos anos 70, quem curtia progressivo foi que apresentou Queen para a galera que curtia rock. Depois virou um sucesso danado. Tem uma banda chamada Premiata Forneria Marconi que faz um som bem parecido com a primeira fase do Queen. Acredito que o Queeen se inspirou na Premiata no início de carreira.

thunderbreaker_zero
Veterano
# mai/04
· votar


eh o q progridi

DTGNR
Veterano
# mai/04
· votar


Eu acho o Queen bem mainstream pra ser prog....fala de amor de uma forma muito comercial pra ser prog......foi uma ótima banda mas não acho que ela é prog......
Já vieram me dizer que Beatles era prog!

Ngm
Veterano
# mai/04
· votar


Em muitos momentos eu acho que o prog é como o modernismo da música!

Comanche
Veterano
# mai/04
· votar


Eu acho o Queen bem mainstream pra ser prog
Quem disse que as duas coisas não podem se juntar?
Acho que o Queen tem umas musicas meio progressivas até.

thunderbreaker_zero
Veterano
# mai/04
· votar


prog eh pink floyd prog metal eh blind guardian e glory opera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Progressivo: o que vcs entendem por essa palavra,