Dúvida: Série Harmônica!

    Autor Mensagem
    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04


    Olá Pessoal!
    Aprendi isso ontem, e não entendi direito.
    Minha professora falou que as escalas começaram a partir da série Harmônica.
    Disse também que um instrumento acústico que tiver mais harmônicos é um instrumento ótimo.


    Mas eu não entendi o q é isto? Quais são os intervalos desta série? Como faço por exemplo no violão para descobrir os harmônicos dele? E quais são as regras desta série?


    Quem puder me ajudar, agradeceria. Ou pelo menos algum site que indique alguma coisa.

    Obrigada!
    Jolie =]

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Os harmônicos são aquelas notinhas q vc mal encosta o dedo na corda e sai um som meio vibrato e abafado...Se vc tem professora pq vc não pede pra ela explicar???

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    mari_pseudo_queen
    Pelo simples fato, q aqui me explicam melhor.
    E tb q está matéria é do 3º ano, e estou no 2º ainda.
    Obrigada!

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Quais são os intervalos?

    E em que ano surgiu isto?

    domy
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    mari_pseudo_queen
    Os harmônicos são aquelas notinhas q vc mal encosta o dedo na corda e sai um som meio vibrato e abafado...

    Desculpem se eu estiver falando bobagem, mas pelo que já estudei posso dizer o seguinte:
    Os harmônicos têm a ver com a frequência da onda sonora, q está diretamente relacionado com o comprimento da corda de um instrumento (se for um instrumento de corda), mas não quer dizer que outros instrumentos não possuam harmônicos, já que todos emitem ondas sonoras.

    Nos intrumentos de corda, quando você encosta o dedo sobre a corda em um ponto onde se encontra um nó harmônico (nó harmônico é o nome do ponto que divide os comprimentos harmônicos da corda) você ouve não o som da nota naquele ponto mas sim o som da nota harmônica.

    Os acordes também são contruídos com base em intervalos harmônicos, ou seja, no acorde de Dó maior, as notas Mi e Sol são diferentes harmônicos de Dó.

    Não sei se a ordem dos harmônicos é igual ao grau da escala musical, por exemplo,se o terceiro grau de uma escala corresponde ao terceiro harmônico da nota tônica. É o que desconfio mas ainda não confirmei esta suspeita.

    Barbara Jolie
    Um bom livro de física ondulatória pode ajudar bastante nesta dúvida sobre harmônicos.
    O link q estou colocando abaixo dá algumas explicações sobre o que falei.
    http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas1/ondulatorio.html

    FeRnAnDo_Z
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    A série harmônica de qualquer nota se forma dos intervalos:
    8ªj - 5ªj - 4ªj - 3ªM - 3ªm - 3ªm - 2ªM - 2ªM - 2ªM - 2ªM - 2ªm - etc.

    Sendo que nenhum dos intervalos são absolutamente iguais na série, mesmo os que receberam a mesma classificação. Portanto as terças menores ficam 3ªm+ e 3ªm-. O mesmo com as segundas maiores, 2ªM++, 2ªM+, 2ªM-, 2ªM--. E também com as segundas menores depois do 11ºharmônico. E meio complicado, mas é isso.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    FeRnAnDo_Z
    o sinal de + e de - indica o q?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    domy
    Obrigada pelo link, pena q não entendo muito bem de física...ehehehe....mas deu pra sacar os harmônicos.
    -------------------------------------------

    Tem uma regra pra esta série? Onde q começou e por quem?
    E pq sabendo os harmônicos eu aprendo mais fácil as escalas?

    Al Majíd
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Barbara Jolie

    Olhe aqui: http://www.music-center.com.br/escalas.htm. O assunto é meio extenso, mas qualquer dúvida, estamos aí, logicamente se eu souber...hehehehe

    Amplexos

    Barbara Jolie
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Al Majíd
    é extenso mesmo, e ela só falou um pouquinho, me deu água-na-boca não podia deixar passar batido....eehheeh....

    Mas valeu, vou ver o site.
    Brigadaum!
    =]

    FeRnAnDo_Z
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Barbara Jolie
    os sinais + e - são só pra dizer que não são iguais.

    tomninho
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu qria saber como posso "decifrar" a série harmônica. quais os intervalos relacionados e qual o cáuculo q deve ser feito para se chegar até ela?

    pppppp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Pitágoras percebeu que ao colocar uma corda em vibração ela não vibra apenas em sua extensão total, mas forma também uma série de nós, que a dividem em seções menores, os ventres, que vibram em frequências mais altas que a fundamental. Se o monocórdio for longo o suficiente, estes nós e ventres são visíveis. Logo se percebeu que estes nós se formam em pontos que dividem a corda em duas partes iguais, três partes iguais e assim sucessivamente. A figura ao lado mostra os nós e ventres das quatro primeiras freqüências de uma série. Para facilitar a compreensão eles são mostrados separadamente, mas em uma corda real, todos se sobrepõem, gerando um desenho complexo, semelhante à forma de onda do instrumento. Se colocarmos o dedo levemente sobre um dos nós, isso provoca a divisão da corda em seções menores e torna os ventres mais visíveis. Esta experiência pode ser feita com um violão, ao pousar um dedo levemente sobre o 12º traste e dedilhar a corda. Isso divide a corda em duas seções iguais e permite ver dois ventres distintos em vibração.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Barbara Jolie

    Toda nota, quando tocada, emite também uma série de outras notas. Esses são os harmônicos. Se voce atacar com força a tecla de um piano e diaxar soar, vai ver que no início o som é meio "sujo". Depois de algum tempo, essa sujeira [que são os harmônicos] vão se dissipando, e a nota vai tender para ela mesma.

    Não necessariamente o melhor instrumento é o que tem mais harmonicos. Mas são os harmônicos os responsáveis pelo timbre de cada instrumento.

    Mais dúvidas procure a teoria de Charles Fourier...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Série Harmônica!