Base para escala Menor Harmonica

    Autor Mensagem
    Satch JR
    Veterano
    # out/03


    Ola... qual a maneira de criar uma base boa pra solar com uma menor harmonica... eu posso usar uma base(progressao) normal ou tenho que mudar algo no ultimo acorde ???

    Peco que coloque bases (os acordes) pra tocar com escala menor harmonica de Am

    []'s

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/03
    · votar


    tenta uma ai q encaixa na eskala m. h. dó!
    :)

    Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    Vamos tomar como exemplo uma escala de Lá Menor Harmônica que é "mais fácil" fazer uma análise mais teórica.

    Se você fizer uma progressão descendente: Am, G, F... o próximo acorde com a escala menor natural seria o Mi Menor. Como na escala menor harmônica tem o sétimo grau maior (G#), a nota seguinte é o Mi maior, pois o G# corresponde a terça maior dele, então:

    Am - G7 - FM7 - E7

    um blues:

    Dm - Dm(7M) - Dm7 - G - Gm - Dm - Bb - A7

    O último acorde (E7) também tem a disposição outras dissonâncias interessantes e podem ser usadas de passagem (para um efeito do tipo D4 D.... aqueles....):

    E7(b13) E7(b9).

    Normalmente se misturam muito as escalas menores naturais com harmônicas, melódicas, melodóricas... dependendo do acorde em questão. Uma outra progressão (melancólica - blues):

    Cm - Fm - Bb - Bdim - Cm - Fm/Ab - G7

    o quinto grau (G7) e o sétimo (Bdim) são boas "bases" para essa escala.

    Matheus SSP
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O quinto e o sétimo ficam legais pois eles são da mesma função dominante, já que possuem o trítono. Pode utilizar também um dominante secundário que a menor harmônica cai legal em cima dele.

    negrets
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu ia fazer um topico mas dexisti:
    a escala harm deve ser ussada no acorde q a musica esta?
    EX: esta tocando G D Am C vo usar a escala harm em G D Am tambem? e no mesmo tempo quando esta em C eu usso a de C A a de A?

    ahhh
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/11

    coveiro!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ahhh

    naada haver hein? o cara tá tirando uma duvida (tá na regras) e não upando o tópico pra falar besteira.


    Peace!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    negrets

    Só pra ilustrar um pouco... Os acordes F e G fazem parte do campo hamônico de Dó maior, certo?! Quando você vê esses dois acorde juntos logo pensa na escala de Dó maior. O que é bem comum e eu também penso assim.

    Só que esses acordes também pertencem a tonalidade de Dó menor melódica, ou seja, eu posso muito bem "arriscar" a escala de Dó menor melódica se quiser um fraseado diferente sobre esses dois acordes tão usuais, e sem soar "fora" (outside como eles dizem lá).

    Note que não precisa ser complicado pra ter que usar uma escala "incomum"... Preste sempre atenção nos acordes. Eles são as pistas quentes.

    Uma dica pra saber aonde usar uma determinada escala é harmonizá-la. Harmonizar uma escala é, numa definição grosseira, extrair os acordes que ela pode oferecer. Pesquise sobre harmonização de escalas no forum. Você verá que é algo bem simples até, mas abrirá uma janela enorme, e aí é com você... Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Base para escala Menor Harmonica