O que é o Círculo das Quintas? - Teoria musical

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# mar/04


Olá pessoal!

Alguém sabe o que é o Círculo das Quintas?
Podem me explicar,conhecem algum site que explique.


Grata!
Jolie =]

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Hehehehe...já ouvi falar em "Ciclo" das 5ªs. É o seguinte:

Existe uma lógica referente à ordem dos acidentes fixos(sustenidos) que aparecem junto à clave. Pegamos a escala de C, que não existe nenhum acidente:

C D E F G A B, correto?

Formaremos a próxima escala a partir do 5º gráu da escala de C. O 5º graú da escala de C é o G. Depois colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de G, ficando assim:

G A B C D E F# G, beleza?

Agora pegaremos o 5º gráu da escala de G para formarmos a próxima escala. O 5º gráu da escala de G é o D. E colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de D, ficando assim:

D E F# G A B C# D, entendeu? Conserva-se o sustenido da escala anterior, neste caso aqui o F#. E assim vamos formando novas escalas com este mesmo método. O 5º graú da escala anterior forma nova escala e elevamos em um semitom o 7º gráu da próxima.

A B C# D E F# G# A

E F# G# A B C# D# E

B C# D# E F# G# A# B

F# G# A# B C# D# E# F#

C# D# E# F# G# A# B# C#

Pronto....Veja que a ordem dos sustenidos fixos na clave é F, C, G, D, A, E, B, e quando não existe nenhum acidente, a música está no tom de C ou Am. Depois colocarei aqui pra você o ciclo das 4ªs, onde aparecem os bemóis em ordem na clave.....

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Acidentes fixos na clave e seus respctivos tons relativos maior e menor.

Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Aproveitando a oportunidade, gostaria de solicitar ao webmaster, que se fosse possível, colocasse aqui no fórum o desenho da pauta musical, com a clave de Sol, assim como existe o desenho da TAB. Ficaria muito bom...

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Existe também o macete pra você verificar rapidamente em que tom está a música. É só você ver o último acidente fixo na pauta. Ex: se o último sustenido estiver marcando o C, a música está no tom de D ou Bm. Se o último marcar o A. A música está no tom de B ou G#m. Entendeu?

Amplexos

LeandroP
Moderador
# mar/04 · Editado por: LeandroP
· votar


Barbara Jolie

Tenho o desenho no meu site. O Al Majíd explicou bem.

Baixe o círculo em formato gif pra imprimir e visualizar melhor...;-)

--editado--

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Obrigada, ótima explicação. Eu já tinha entendido um pouco na aula, e agora revisando.
Mas queria uma definição exata, uma frase apenas pra dizer o que o Ciclo ou círculo das quintas.

Vou copiar tudo q escreveu e colar no meu caderno, a figura do site não abriu.

Brigadão!

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Aproveitando a oportunidade, gostaria de solicitar ao webmaster, que se fosse possível, colocasse aqui no fórum o desenho da pauta musical, com a clave de Sol, assim como existe o desenho da TAB. Ficaria muito bom...

Qnto a isso, crie um novo tópico, aqui eles não darão importância. E eu apoio em gênero, número e grau.

Seria muito mais fácil para explicar, mas muito difícil pra se ter essa possibilidade, seria complicado criar. Mas vale a dica....né....eeheheh

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

tem que esperar um pouquinho pra ela abrir... é que o formato é gif (demora um pouco mais)... o certo seria em JPG...

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


LeandroPanucci

acho que deve ter um pau no server, eu fui abrir e deu o seguinte:

‹íX[oÛ6~®~§bm‚Y’íÄq␥I–¡k»4yP-3•D–¤ì¤Eâ~Ä;``O;‡’lÇu.Û‚æ yt.Ï•Ê`b²tä ¾ñ<ò=UŠ’ÞÏ’Ž—†¤4O š°¡û#Ò·–莜'ã" 9‰&ÀÁÞËÆ&ùè+¬Ššš¡ë’Hë¡»Õh7¶v­—L݉1²³ÙÌŸÈďDæ‡Ê%†ª„äENzç= ¡lžœ­…µÖVŒµÚÍû¬9›]]]1׍…ºimÊC­·Úm0ßî´­Ý5æ‹ËpqÃjapظør"I »>olu;V÷AŽäqÌou1í½õæ ¥ÀDu¾ŽŠøš!3PÁó¡ÛtI¹œ0žLÌaÆc3Áý:5††)# ôŸoá ,Mµ¤Ï«÷’Æq½áœLÝ¢ðÉÀ¨ud Çà)žÔZ$Sk¥g Ñ*š;gÐumÀž³´\V]äbJý„Ýú(ݬõÊ­½eԤРœ:tŸ–³†Î<9³lÓùrý¯u@°Ö@FW¯}³ÀÒ qðQ,¢"Ã12S––s…>9ø»<‹úÎ (gØÈY7à*âD“A.Ø¡WK ‚\ÔÂ_NÂK˜„ºš„¨Ä™R…®S8tpò…,aèñZµ†1ˆÏ#jðÑöv³” @ „w¹ôÙ¬½rY@õD<¦1[^_H! yq©±KoAE]cve‚X`¨ýè+9ƒ £1<ʘ¡xì}Á§C÷@@¦æÆ{YÆ*·”¡+ã±*ññá«ÃÓý³×§K|?ñH -Ɔ) aØHÇo®H¾Q"9‰—ÄæÌþa̍Pþ‹*)Ü»pžÁé—”X7à姏¥¡ÕÌ`¤‰™öZ0‹P•á’Ò†’<£™ì“* Ä#Ñ**RAbFÞTª ®x+Hg+ 1ÅK K%ÒTL¡•â~´ß›à†|ŒD*Þeâ>0of‹²™ÆŸ0-?,Ê 8egKyþ*´ Ÿ£#¨Å•=]Ù‡‰µ”£]ø9rQ‘¬+;ećp4(FAƶ²÷§)$ÿ›mt\©£ÒŠ‡“4¯¯ièMÏ(šë±PY GD5sG¿žœ¿|M^’ŸÏ÷OÏöß\¼‚œ”@¢aø@È"¬t—ÚƒÔ#^»_un/ƈ IîèYjÙÿÛrµ. møøu›ÀÈyFAGÎ8ô©~3<¢~È(mTÁap3K!>§0<å(䓧‰Åùâ“sM3H+ V$—eº¤ÚAþJýû‚ó{F@ËiJ|ôtð\³á,ç±Øå–³´d•U’p…Öː ­”³²L¤›þ< _Éû7äðÊ¿2BåÚ.Ëi¼4ªVgïêl®€”äoJ¥f=R¯ê¹WgvË~æSrw¯³˜’mHCNF¼*²©- q©rË¸Þîî-„»îêѾL3¬Àƒ“ªR Dæ.ªfêK­æ¿µd‹r­%;¯~Ì9ÞS–"e§WÄUtÑ¡þñÉÑ*ÊZ]§¹äò¾‘ÜŒ¡Ýõˆ)‡ŽY­l´ Ýzè~Û7¯KæÎ ªôÿä}ν‘€»¶c·´½¨â®*HÎ¥ïh_¯ç=ˆJÅ4`§ÐB*A!N(R. ]Ðú ›–DŸœÑ,üœÙú›OþgÆ”mhPr1º¢l0•FxI¥UË*{÷oM¯úþg—uÉ—W¿¯ß‰þ—ûOËAÞà%É.ìÿ¶þ Y¡áâ

loucura

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


o circulo das quintas vai aumentando o número de acidentes dando origem a uma nova escala. Pegando a escala de Dó, a nota sol seria a quinta. Construa esta nova escala partindo da quinta (sol) e sustenize o último grau. Ex.:

C, D, E, F, G, A, B

monte uma nova escala pratindo do 5° grau (sol)

G, A, ,B, ,C, ,D, ,E, F

Agora é só sustenizar o VII° grau (Fá), então ficaria dessa forma:

G, ,A, ,B, ,C, ,D, ,E, F#

*****************************

Pegando esta nova escala (escala de sol), você criará outra partindo da quinta, neste caso agora a 5ª é o Ré


G, A, ,B, ,C, ,D, ,E, ,F#

PARTINDO DA 5ª:

D, E, F#, G, A, B, C

lembrando que você deve sustenizar o VII° grau (Dó)

D, E, F#, G, A, B, C

e por aí vai... é por esta razão que é chamado o ciclo das quintas. Para formar escalas com bemóis é usado o círculo das quartas.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

No ciclo das 4ªs, o negócio é o seguinte:

Você pega o 4º gráu da escala de C, para formar nova escala e coloca um bemol no 4º graú da nova escala, assim:

C D E F G A B

O 4º gráu é o F, então:

F G A Bb C D E F

Bb C D Eb F G A Bb

Neste mesmo esquema, continuamos com as outras escalas.

No final das contas, a ordem dos aparecimentos dos bemóis junto à clave é inversa à dos sustenidos.

B E A D G C F

O macete para se descobrir em qual tom está a música é o seguinte:

Se aparecer um B bemolizado junto à clave, você vê qual é a 4ª nota abaixo em relação a B. Esta nota é o F. Então a música está em F. Quando houver mais de um bemol junto à clave, você vê o bemol imediatamente anterior, ou conta 4 notas abaixo. Sacou?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Quando houver mais de um bemol junto à clave, você vê o bemol imediatamente anterior, ou conta 4 notas abaixo. Sacou?

Quase a mesma regra,com os sustenidos.

A nossa nova profª é cabrerona, toda aula ela fala : "vcs tem que estudar mais". Tipow eu sou dedicada, logico amo isso, só q eh o seguinte, ela passa materia, de 1hora em meia hora[the flash mesmo...rapidasso] e depois na outra meia hora ela fica falando pro povo estudar mais, pq se nao estudar nao vai longe, blá, blá,blá....eu penso...pq ela nao utiliza esse espaço q fala "abobrinhas" pra explicar com calma o q foi passado....acho q vou ter uma conversa com ela.....

Mas como ainda nao muda, recorro aqui. Muito melhor explicado, pena q é na teoria....mas já fico por dentro do assunto pelo menos...eheheh....

Valeuuuu!!!!!

LeandroPanucci
Conserta o site lah, q eu fiquei curiosa pra ver a figura. =]

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Tá falado. Estamos aí pra isso mesmo, ensinar e aprender.:D:D:D:D:D:D:D:D:D

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Esses macetes para descobrir o tom a partir da nota só dão certo em estilos músicas mais "redondos", em músicas tonais. Eu, por exemplo, que estou estudando música moderna, atonal, como Leo Brawer e Marco Pereira, é impossivel de aplicar essas regras...

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


caíto
Mas é só pra escalas maiores. Não é Al???

Ah uma pergunta. estudando em casa, veio a dúvida, e não consegui achar a resposta, então aqui vai a pergunta:
O q são os tons relativos?

Eu coloquei na escala, não vi nada parecido, me deu branco, não consegui reconhecer.=/

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


caíto

Isso aí. Na música tonal, que é a mais disseminada pelo mundo.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

O quê que é só pra escalas maiores???

Tons relativos são os tons que possuem os mesmos acidentes em suas escalas.

Amplexos

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
como dó e lá menor. são tons relativos, não tem nenhuma alteração na sua estrutura. dó sus é relativo de lá sus menor, pois os dois possuem as mesmas alterações... por aí vai.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Me mostre a escala do E e do C#m. Pra exemplificar.

Al Majíd
O quê que é só pra escalas maiores???
Os macetes.

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie
não é só para tons maiores não. é aí que vc aplica os tons relativos.
Am, por exemplo.
A B C D E F G.

A partir de E
E F# G A B C D

e por aí vai.
ou seja, mesma coisa que o círculo de quintas num tom maior, sendo o Am relativo de dó. Olha (by Al):
C D E F G A B, correto?

Formaremos a próxima escala a partir do 5º gráu da escala de C. O 5º graú da escala de C é o G. Depois colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de G, ficando assim:

G A B C D E F# G, beleza?


Sacou?

piculo
Veterano
# mar/04
· votar


tom relativo vc pode pegar tmb pela VI da escala em questaum
exe.:
C Dm Em F G Am Bm(b5) C. o VI de C eh Am, sacou?

Se vc perceber aki abaixo tem " tom de C e Am". esses G ou Em etc saum os tons e seus relativos
Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.
SE vc construir a escala de Em natural e G percebera os mesmos acidente(#) em ambas.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Mas eu to confundindo uma coisa.

Qndo é menor, a terça é bemol, não é?
Am = A, Cb, E

Como q isso é igual a C? Não entendo, se C = C, E, G.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


Qndo é menor, a terça é bemol, não é?
Am = A, Cb, E


não,

qdo é menor, a terça é menor.

Am = A B C D E F G A -> terça menor = C

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


logo

o acorde Am = A C E

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Ah valeu! Agora sim.

3ªm = 1T e 1 ST

Puts....isso que dá, ficar um tempo sem estudar. =/

Agora entendi os relativos. Uma escala qqer sem sustenido é C e A, uma com dois sustenidos é D e Em...

Perfeito, agora entendi realmente.

Valeu ae, a todos...brigadaum...
Mais dúvidas, recorro aqui. =]

Dave Murray
Veterano
# mar/04
· votar


uma com dois sustenidos é D e Em...

D / Bm

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


F# (um acidente): tom de G ou Em

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


hahaha....=P

Acho que vou colar isso no meu espelho, pra decorar de vez....hehehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é o Círculo das Quintas? - Teoria musical