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Mensagem |
Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
Olá pessoal!
Alguém sabe o que é o Círculo das Quintas?
Podem me explicar,conhecem algum site que explique.
Grata!
Jolie =]
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
Hehehehe...já ouvi falar em "Ciclo" das 5ªs. É o seguinte:
Existe uma lógica referente à ordem dos acidentes fixos(sustenidos) que aparecem junto à clave. Pegamos a escala de C, que não existe nenhum acidente:
C D E F G A B, correto?
Formaremos a próxima escala a partir do 5º gráu da escala de C. O 5º graú da escala de C é o G. Depois colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de G, ficando assim:
G A B C D E F# G, beleza?
Agora pegaremos o 5º gráu da escala de G para formarmos a próxima escala. O 5º gráu da escala de G é o D. E colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de D, ficando assim:
D E F# G A B C# D, entendeu? Conserva-se o sustenido da escala anterior, neste caso aqui o F#. E assim vamos formando novas escalas com este mesmo método. O 5º graú da escala anterior forma nova escala e elevamos em um semitom o 7º gráu da próxima.
A B C# D E F# G# A
E F# G# A B C# D# E
B C# D# E F# G# A# B
F# G# A# B C# D# E# F#
C# D# E# F# G# A# B# C#
Pronto....Veja que a ordem dos sustenidos fixos na clave é F, C, G, D, A, E, B, e quando não existe nenhum acidente, a música está no tom de C ou Am. Depois colocarei aqui pra você o ciclo das 4ªs, onde aparecem os bemóis em ordem na clave.....
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Acidentes fixos na clave e seus respctivos tons relativos maior e menor.
Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.
Amplexos
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Aproveitando a oportunidade, gostaria de solicitar ao webmaster, que se fosse possível, colocasse aqui no fórum o desenho da pauta musical, com a clave de Sol, assim como existe o desenho da TAB. Ficaria muito bom...
Amplexos
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
Existe também o macete pra você verificar rapidamente em que tom está a música. É só você ver o último acidente fixo na pauta. Ex: se o último sustenido estiver marcando o C, a música está no tom de D ou Bm. Se o último marcar o A. A música está no tom de B ou G#m. Entendeu?
Amplexos
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LeandroP Moderador |
# mar/04 · Editado por: LeandroP
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Barbara Jolie
Tenho o desenho no meu site. O Al Majíd explicou bem.
Baixe o círculo em formato gif pra imprimir e visualizar melhor...;-)
--editado--
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Obrigada, ótima explicação. Eu já tinha entendido um pouco na aula, e agora revisando.
Mas queria uma definição exata, uma frase apenas pra dizer o que o Ciclo ou círculo das quintas.
Vou copiar tudo q escreveu e colar no meu caderno, a figura do site não abriu.
Brigadão!
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Aproveitando a oportunidade, gostaria de solicitar ao webmaster, que se fosse possível, colocasse aqui no fórum o desenho da pauta musical, com a clave de Sol, assim como existe o desenho da TAB. Ficaria muito bom...
Qnto a isso, crie um novo tópico, aqui eles não darão importância. E eu apoio em gênero, número e grau.
Seria muito mais fácil para explicar, mas muito difícil pra se ter essa possibilidade, seria complicado criar. Mas vale a dica....né....eeheheh
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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Barbara Jolie
tem que esperar um pouquinho pra ela abrir... é que o formato é gif (demora um pouco mais)... o certo seria em JPG...
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Tripa Seca Veterano |
# mar/04
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LeandroPanucci
acho que deve ter um pau no server, eu fui abrir e deu o seguinte:
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loucura
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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o circulo das quintas vai aumentando o número de acidentes dando origem a uma nova escala. Pegando a escala de Dó, a nota sol seria a quinta. Construa esta nova escala partindo da quinta (sol) e sustenize o último grau. Ex.:
C, D, E, F, G, A, B
monte uma nova escala pratindo do 5° grau (sol)
G, A, ,B, ,C, ,D, ,E, F
Agora é só sustenizar o VII° grau (Fá), então ficaria dessa forma:
G, ,A, ,B, ,C, ,D, ,E, F#
*****************************
Pegando esta nova escala (escala de sol), você criará outra partindo da quinta, neste caso agora a 5ª é o Ré
G, A, ,B, ,C, ,D, ,E, ,F#
PARTINDO DA 5ª:
D, E, F#, G, A, B, C
lembrando que você deve sustenizar o VII° grau (Dó)
D, E, F#, G, A, B, C
e por aí vai... é por esta razão que é chamado o ciclo das quintas. Para formar escalas com bemóis é usado o círculo das quartas.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
No ciclo das 4ªs, o negócio é o seguinte:
Você pega o 4º gráu da escala de C, para formar nova escala e coloca um bemol no 4º graú da nova escala, assim:
C D E F G A B
O 4º gráu é o F, então:
F G A Bb C D E F
Bb C D Eb F G A Bb
Neste mesmo esquema, continuamos com as outras escalas.
No final das contas, a ordem dos aparecimentos dos bemóis junto à clave é inversa à dos sustenidos.
B E A D G C F
O macete para se descobrir em qual tom está a música é o seguinte:
Se aparecer um B bemolizado junto à clave, você vê qual é a 4ª nota abaixo em relação a B. Esta nota é o F. Então a música está em F. Quando houver mais de um bemol junto à clave, você vê o bemol imediatamente anterior, ou conta 4 notas abaixo. Sacou?
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Quando houver mais de um bemol junto à clave, você vê o bemol imediatamente anterior, ou conta 4 notas abaixo. Sacou?
Quase a mesma regra,com os sustenidos.
A nossa nova profª é cabrerona, toda aula ela fala : "vcs tem que estudar mais". Tipow eu sou dedicada, logico amo isso, só q eh o seguinte, ela passa materia, de 1hora em meia hora[the flash mesmo...rapidasso] e depois na outra meia hora ela fica falando pro povo estudar mais, pq se nao estudar nao vai longe, blá, blá,blá....eu penso...pq ela nao utiliza esse espaço q fala "abobrinhas" pra explicar com calma o q foi passado....acho q vou ter uma conversa com ela.....
Mas como ainda nao muda, recorro aqui. Muito melhor explicado, pena q é na teoria....mas já fico por dentro do assunto pelo menos...eheheh....
Valeuuuu!!!!!
LeandroPanucci
Conserta o site lah, q eu fiquei curiosa pra ver a figura. =]
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
Tá falado. Estamos aí pra isso mesmo, ensinar e aprender.:D:D:D:D:D:D:D:D:D
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caíto Veterano |
# mar/04
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Al Majíd
Esses macetes para descobrir o tom a partir da nota só dão certo em estilos músicas mais "redondos", em músicas tonais. Eu, por exemplo, que estou estudando música moderna, atonal, como Leo Brawer e Marco Pereira, é impossivel de aplicar essas regras...
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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caíto
Mas é só pra escalas maiores. Não é Al???
Ah uma pergunta. estudando em casa, veio a dúvida, e não consegui achar a resposta, então aqui vai a pergunta:
O q são os tons relativos?
Eu coloquei na escala, não vi nada parecido, me deu branco, não consegui reconhecer.=/
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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caíto
Isso aí. Na música tonal, que é a mais disseminada pelo mundo.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
O quê que é só pra escalas maiores???
Tons relativos são os tons que possuem os mesmos acidentes em suas escalas.
Amplexos
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caíto Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
como dó e lá menor. são tons relativos, não tem nenhuma alteração na sua estrutura. dó sus é relativo de lá sus menor, pois os dois possuem as mesmas alterações... por aí vai.
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Me mostre a escala do E e do C#m. Pra exemplificar.
Al Majíd
O quê que é só pra escalas maiores???
Os macetes.
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caíto Veterano |
# mar/04
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Barbara Jolie
não é só para tons maiores não. é aí que vc aplica os tons relativos.
Am, por exemplo.
A B C D E F G.
A partir de E
E F# G A B C D
e por aí vai.
ou seja, mesma coisa que o círculo de quintas num tom maior, sendo o Am relativo de dó. Olha (by Al):
C D E F G A B, correto?
Formaremos a próxima escala a partir do 5º gráu da escala de C. O 5º graú da escala de C é o G. Depois colocamos um sustenido no 7º gráu da escala de G, ficando assim:
G A B C D E F# G, beleza?
Sacou?
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piculo Veterano |
# mar/04
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tom relativo vc pode pegar tmb pela VI da escala em questaum
exe.:
C Dm Em F G Am Bm(b5) C. o VI de C eh Am, sacou?
Se vc perceber aki abaixo tem " tom de C e Am". esses G ou Em etc saum os tons e seus relativos
Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.
SE vc construir a escala de Em natural e G percebera os mesmos acidente(#) em ambas.
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Mas eu to confundindo uma coisa.
Qndo é menor, a terça é bemol, não é?
Am = A, Cb, E
Como q isso é igual a C? Não entendo, se C = C, E, G.
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Tripa Seca Veterano |
# mar/04
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Qndo é menor, a terça é bemol, não é?
Am = A, Cb, E
não,
qdo é menor, a terça é menor.
Am = A B C D E F G A -> terça menor = C
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Tripa Seca Veterano |
# mar/04
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logo
o acorde Am = A C E
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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Ah valeu! Agora sim.
3ªm = 1T e 1 ST
Puts....isso que dá, ficar um tempo sem estudar. =/
Agora entendi os relativos. Uma escala qqer sem sustenido é C e A, uma com dois sustenidos é D e Em...
Perfeito, agora entendi realmente.
Valeu ae, a todos...brigadaum...
Mais dúvidas, recorro aqui. =]
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Dave Murray Veterano |
# mar/04
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uma com dois sustenidos é D e Em...
D / Bm
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Tripa Seca Veterano |
# mar/04
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F# (um acidente): tom de G ou Em
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Tripa Seca Veterano |
# mar/04
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Nenhum sustenido : tom de C ou Am
F# (um acidente): tom de G ou Em
F# e C# (dois acidentes): tom de D ou Bm
F#, C# e G# (três acidentes): tom de A ou F#m
F#, C#, G# e D# (quatro acidentes): tom de E ou C#m
F#, C#, G#, D# e A# (cinco acidentes): tom de B ou G#m
F#, C#, G#, D#, A# e E# (seis acidentes): tom de F# ou D#m
F#, C#, G#, D#, A#, E# e B# (sete acidentes): tom de C# ou A#m.
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Barbara Jolie Veterano |
# mar/04
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hahaha....=P
Acho que vou colar isso no meu espelho, pra decorar de vez....hehehehe.
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