Dicas de Gravaçao

    Autor Mensagem
    David Gilmour
    Veterano
    # fev/04


    é isso ai pessoal... preciso de dicas de gravaçao de banda em casa...
    Como aki na minha região naum tem estudios pelas redondezas o jeito é fazer algo em casa...
    minha banda tem : 1 bateria... 1 baixo... 2 guitarras... 1 vocal e um backing-vocal...

    Pra gravar eu arrumei uma mesa de som de 8 canais stereo, e 8 microfones...

    minha idéia é colocar 2 microfones na bateria; 1 numa guitarra; 1 na outra guitarra; 1 no baixo; 1 no vocal, 1 no backing vocal (q é o batera) e 1 no meio de tdo pra pegar o som ambiente...
    Alguem tem alguma sugestão melhor ?

    q programa vcs me recomendam pra fazer estas gravações ? Lembrando q naum é só a guitarra.. mas sim a banda tda...
    Me ajude pessoal... valews

    JuninhoL
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    vc quer gravar ao vivo, ou em pistas diferentes como se grava em estúdio normalmente?

    IronMaiden
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    David Gilmour

    Cubase SX

    raphael_aob
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    o Cool edit é o melhor, mas tem q ser o Pro e da versaum 2.0 pra frente

    raphael_aob
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    o Cool edit é o melhor, mas tem q ser o Pro e da versaum 2.0 pra frente

    David Gilmour
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    JuninhoL
    ao vivo kra...

    JuninhoL
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    é entaum o esquema é usar o nº de microfones pra cubos e e vocal e o resto pra batera!! se a mesa tiver saida pra fone, dá uma ouvida antes pra ver se o som tá bem formado, bem regulado!!

    David Gilmour
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    JuninhoL
    valews....
    e o programa ?
    o pessoal ai citou o cool edit e o cubase.. oq vc acha ?

    The Black Moon
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: The Black Moon
    · votar


    David Gilmour

    Como vai meu caro, tudo bem?
    Então, vou comentar por experiencia própria, pois fiz o que vc pretende fazer.
    Em primeiro lugar, Programa p/ gravação caseira:
    Adobe Audition (antigo cool edit pro).
    (baixa o FULL (completo) no Kazaa)!

    Sua mesa de 8 canais esta boa, e a qtde. de microfones tb.
    Lembre-se um lance caseiro NUNCA vai ficar igual ao estúdio, a não ser que vc tenha um Mac OS com pro tools e hardware necessário, (investimento de mais de 30 mil reais).

    Bom, Ligue sua mesa no PC, de preferencia com placa de som 128 bits, pois som ON-BOARD fica 40% pior que OFF-Board. (uma plaquinha de som creative 128bits custa em media 50 a 60 reais). Grave um Guia (por exemplo a batera), coloque seu baterista pra tocar no metronomo do adobe audition e vá gravando (sem valer, apenas guia), depois do guia pronto, comece a gravar, guitarra base, vocal, batera (real), e ai ja é mais facil gravar o resto...mas de preferencia tudo separado, 1 de cada vez, pois tudo ao vivo não vai ficar tão bom...
    Na mixagem, use poucos efeitos, apenas os necessários como o Noise Reduction/Hiss Reduction (elimina ruidos e sons extrapolados) etc, pouco reverb, mas isso é a gosto de vcs, se mixar com um fone de ouvido é melhor...
    Isso leva um pouco mais de tempo, mas é a melhor forma da gravaÇão sair boa...eu com minha banda, gravamos 7 músicas em 3 finais de semana o cd tava pronto, eu ia mixando em casa de noite algumas coisas...vai precisar tb de bastante espaço no HD, pois o adobe audition salva o projeto em Wave, isso é bom pq ele abre muito mais rápido seu projeto, mas lembre-se, qdo for salvar a música pronta, salve em Mp3.PRO*

    Espero ter ajudado, qualquer coisa, to por ai...
    Abraço e boa sorte...
    Quero conferir futuramente seu trabalho.
    At+

    Fernando
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Cara, grava um instrumento de cada vez, tem q ser ao vivo? Aí vc pode microfonar cada parte da batera, equalizar e mixar diretinho. Pode botar mais de um mic pra cada guitarra e tal. A qualidade vai ser MUITO melhor cara. :)

    David Gilmour
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    The Black Moon
    tudo bom black...

    falou tdo q eu queria.... kra valew msm..

    vo baixa ja esse programa... conforme for saindo eu vou mandando pra vc... vmo ve oq da hehe.... só uma curiosidade... akele cover de vc da Mero Civil de Sultans of Swing foi gravado assim ?
    se for e conseguir fazer as minhas ficarem similares ja to satisfeito...

    David Gilmour
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Fernando
    hum... o problema é o tempo... q é melhor ser tdo um de kda vez é... o problema é o tempo... a gente tem q fazer isso pro dia 5...

    Fernando
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    David Gilmour
    Ah ta, saquei. Aí não tem jeito mesmo. =/

    The Black Moon
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    David Gilmour


    O sultans foi gravado exatamente desta forma.
    Boa sorte ae...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de Gravaçao