Sobre a música e a Globo!

    Autor Mensagem
    fernando canuto
    Veterano
    # fev/04


    Sobre a música e a Globo!

    fernando canuto
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Jamari França

    "Vale tudo na busca do sucesso", copyright Jornal do Brasil, 5/03/01

    "A Rede Globo é a maior vitrine musical do país, o principal instrumento de divulgação para todo grande lançamento das gravadoras multinacionais. As inserções em programas como Faustão, Xuxa, Gente Inocente, Caldeirão do Huck e Fantástico têm valor inestimável para os artistas. Colocar uma música na trilha das três principais novelas, das seis (atualmente O cravo e a rosa), das sete (Um anjo caiu do céu) e das nove (Porto dos Milagres) é passaporte certo para as playlists das emissoras de rádio de massa e até mesmo de elite.

    Esta penetração nacional com altos índices de audiência confere à Globo um notável poder de barganha junto às gravadoras. A empresa fonográfica do sistema, a Som Livre, tem nas trilhas a sua mina de ouro, com vendagens milionárias graças ao picadinho variado com músicas altamente massificadas. O impulso de compra é irresistível. Uma questão polêmica é se a divulgação em massa impulsiona a venda do disco do artista ou apenas das trilhas de novela.

    O CD de carreira de um artista com música na novela certamente se beneficia desta divulgação porque passa a ser prioridade total. O vendedor da gravadora que negocia com as lojas de discos oferece basicamente as prioridades e, neste caso, certamente encontrará a maior receptividade dos compradores. É encomenda certa dos grandes revendedores, como Lojas Americanas, por exemplo, que podem até ter o artista num comercial exclusivo dependendo da quantidade de discos comprados.

    O pagamento de direitos autorais sobre as músicas cedidas para as trilhas é quase nenhum. A remuneração indireta vem da escalação para aparecer nos programas da emissora. Este esquema de divulgação corre em paralelo com outro, que envolve as emissoras de FM mais poderosas. Nestes casos, há negociações que envolvem promoções milionárias para a distribuição de prêmios aos ouvintes. E assim molda-se o gosto popular. Plim plim."

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/04
    · votar


    ô, só faz um tópico.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/04
    · votar


    É que senão embanana tudo depois, e os assuntos se espalham pelos dois tópicos em vez de ficar focado num só.
    Escolhe um ai pra eu fechar.

    fernando canuto
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    ServeTheServants

    Pode fechar esse, cara!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre a música e a Globo!