Stevie Ray Vaughan - Artigo da Gazeta Mercantil

Autor Mensagem
Harvey
Veterano
# fev/04 · Editado por: Harvey


A recriação do blues


São Paulo, 20 de Fevereiro de 2004 - E m recente debate realizado pela revista norte-americana "Guitar Player", críticos e músicos discutiam qual seria o guitarrista mais original e influente nos anos 80 e 90 nos mais variados estilos musicais populares. O único estilo onde não houve dúvidas foi o blues. A unanimidade: Stevie Ray Vaughan, texano morto em agosto de 1990, aos 36 anos, em um acidente de helicóptero após um show ao lado de Eric Clapton e Robert Cray no estado norte-americano de Wisconsin.

Agressivo, habilidoso e extremamente técnico, Vaughan recriou o blues elétrico e conseguiu a suprema magia de sintetizar a genialidade de Jimi Hendrix, a habilidade de Eric Clapton e o "feeling" de Buddy Guy. O resultado: a criação de um timbre único, reconhecível à primeira nota.

A Sony Music comemora os 20 anos do primeiro lançamento oficial do guitarrista com um verdadeiro pacote de CDs com o que de melhor ele produziu e em edições nacionais. "The Essential Stevie Ray Vaughan" é uma coletânea dupla com 33 músicas abrangendo sua carreira ao lado da banda Double Trouble (1978-1990). "The Stevie Ray Vaughan 3 Pak Serie" é uma caixa reunindo os três primeiros álbuns do guitarrista.

O primeiro trabalho, que é um lançamento, é a melhor coletânea de Vaughan já lançada. Ela é completa tanto cronologicamente quanto artisticamente e traz várias gravações ao vivo, possibilitando a comparação entre o guitarrista volcânico ao vivo e o exímio estilista em estúdio.

O discípulo de Jimi Hendrix - sua maior influência - aparece na versão bombástica ao vivo de "Voodoo Chile (Slight Return)", um dos clássicos hendrixianos, contida originalmente no álbum "Live Alive", de 1986. A velocidade da mão esquerda e a força da direita fazem de Vaughan nesta música um demolidor de estruturas, um verdadeiro ás da guitarra de rock pesado. Por outro lado, a versão instrumental de "Little Wing", outro clássico de Hendrix, mostra toda a delicadeza e apurada técnica bluesística.

Na área do jazz, o destaque vai para "Riviera Paradise", do álbum "In Step" (1989), uma peça acústica tocante e extremamente sensível, remetendo aos melhores momentos do mestre Joe Pass. "Lenny" envereda pelo mesmo caminho, enquanto que "Say What!" abusa dos efeitos de guitarra, como o wah-wah, fazendo a música desembocar em um autêntico boogie.

A versão ao vivo para "Superstition", de Stevie Wonder, mostra a versatilidade do guitarrista, impondo mais peso e velocidade ao clássico do funk norte-americano. Entre as músicas mais roqueiras, Vaughan arrasa em "Crossfire", "Love Struck Baby" (seu maior sucesso), "Pride and Joy", "The House is Rockin’" e a arrepiante "Mary Had a Little Lamb".

Entretanto, é no blues que Stevie Ray Vaughan mostra-se digno de figurar ao lado de Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page, Buddy Guy, Pete Townshend e outros grandes mestres do instrumento. "Tin Pan Alley", "Texas Flood" e "The Sky is Crying" (clássico do bluesman Elmore James) esbanjam feeling no blues tradicional, enquanto que "Leave My Girl Alone" e "Life Without You" é talento puro no blues pesado, sem falar em "Life By the Drop", deliciosa balada blues acústica.

A "3 Pak Serie" de Vaughan reúne os três primeiros trabalhos do guitarrista remasterizados e com bônus. "Texas Flood" é original de 1983 e traz uma alteração na banda que o acompanhava, a Double Trouble: sai o baixista Jackie Newhouse e entra Tommy Shannon - completava o trio, além de Vaughan, o baterista Chris Layton.

O álbum mostra um guitarrista bastante seguro e maduro - estava gravando seu primeiro trabalho somente aos 29 anos de idade - e começa a mostrar personalidade como compositor, ainda ajudado pelo bluesman e produtor Doyle Bramhall. Os destaques são "Love Struck Baby", "Pride And Joy", "Texas Flood" e "Mary Had A Little Lamb". Como bônus, quatro faixas ao vivo.

"Couldn’t Stand the Weather", de 1984, foi gravado meio que às pressas por conta do enorme sucesso de "Texas Flood" nos Estados Unidos. Basicamente é uma continuação do álbum anterior, mantendo a mesma pegada e misturando o blues tradicional com o rock sulista norte-americano. Os destaques são a faixa-título, "Voodoo Chile (Slight Return)" e "Tin Pan Alley". Como bônus, quatro faixas até então inéditas - "Hide Away", "Look At Little Sister", "Give Me Back My Wig" e "Come On (Pt.III)" - sobras de estúdio das sessões de gravação do álbum (apareceram posteriormente na caixa "SRV", com raridades e faixas inéditas).

Por último, seu melhor trabalho até então, "Soul to Soul", de 1985. A Double Trouble ganha a adição do tecladista Reese Wynans e o som fica mais encorpado. Vaughan já se mostra um compositor de primeiro time do blues em "Ain’t Gone ‘N’ Give Up On Love" e "Life Without You". Ele está mais espontâneo na seqüência de abertura do álbum, com a jazzística "Say What!" e com as roqueiras "Lookin'' Out The Window" e "Look At Little Sister" e executa magistralmente o blues-rock "Change It", mais uma colaboração de Doule Bramhall. Entre as quatro faixas-bônus, um medley definitivo: treze minutos ao vivo de "Little Wing/Third Stone From The Sun", do mestre Hendrix.

A gravadora promete para breve também os relançamentos de "In Step" (1989) remasterizado e com bônus; "The Family Style" (1990), álbum gravado com o irmão Jimmie Vaughan, mas sem a Double Trouble; "The Sky is Crying" (1991), uma coletânea póstuma de sobras de estúdio e faixas inéditas; "In the Beginning" (1992), que traz um show realizado em uma emissora de rádio em 1980; "Live at Carnegie Hall", CD duplo com um show de 1984, mas lançado somente em 1997, e "Live at Montreux 1982 & 1985" (2001), todos em versôes nacionais.

(Gazeta Mercantil/Fim de Semana4)(Marcelo Moreira)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Hum, você tem a Cover Guitar que tem licks famosos dele? Se não tem, deveria ... tem uma materia bem extensa e boa sobre ele.

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


ServeTheServants
Hum, você tem a Cover Guitar que tem licks famosos dele?

Tenho... sou fão do cara. Foi a primeira Cover Guitarra que comprei.

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


Deve ser baratíssima a coletânea dupla.. =P

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Deve ser baratíssima a coletânea dupla.. =P
[2]

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


É que vocês não sabem como eu to no cio para comprar um box do Johnny Cash que foi lançando com 6 cds ... tá saindo mais de 100 conto, e tem quase todas as músicas da carreira dele. Pelo menoas os hits estão lá.

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


Bramires
maggie
Deve ser baratíssima a coletânea dupla.. =P

não é tão cara assim.. o cd duplo tá R$40 e a caixa com 3 CDs R$60. Isso tá escrito na Gazeta (de papel mesmo) mas não tá na versão on-line, de onde tirei a matéria.

a propósito, vcs viram que o jethro tull vai vir pra porto alegre??? cara... que notícia!!!

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey

Valeu essa matéria dessa revista americana, pois quem melhor do que os ingleses e americanos ( prefiro ) pra falar e criticar musica, pois nem dou valor as críticas que leio daqui do Brasil, uma vez q um país com tanto lixo musical como dá valor é essas coisas e lá fora que queiram quer não existe um profissionalismo absurdo!


Valeu por indicar a fonte e se alguem quiser ler algo legal sobre música, compre o livro Rock and Roll um Movimento Social, de um escrito, penso que americano, muito bom e custa R$ 40,00!!!

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey
não é tão cara assim.. o cd duplo tá R$40 e a caixa com 3 CDs R$60

é, até que tá no preço..

Mas é 40 conto, ai meu bolso! hehehe
O pior foi a facada que eu levei no DVD novo do Led.. 90 contos! Quase bati no cara da loja!!!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


O pior foi a facada que eu levei no DVD novo do Led.. 90 contos
Caraleo ... quantos DVDS são?

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


fernando canuto

O legal é que a revista é especializada em guitarra. Ou seja, é sério. Não são aqueles tablóides idiotas que publicam aqueles listas dos melhores.

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


ServeTheServants

Caraleo ... quantos DVDS são?

2....

E em CD é triplo, mas nem perguntei o preço.. heheeh

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


Bramires
O pior foi a facada que eu levei no DVD novo do Led.. 90 contos! Quase bati no cara da loja!!!

to namorando aquela caixa com 5 dvds dos rolling stones. mas tá R$180. por enquanto, vou ficar so no namoro, hehehehe..

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Harvey
a propósito, vcs viram que o jethro tull vai vir pra porto alegre??? cara... que notícia!!!

Eita, tem as datas??
[vou me preparar pra facada]

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
Eita, tem as datas??
[vou me preparar pra facada]


dia 22/03/04, às 21h no Teatro do SESI.

Preços:

R$ 125, 00 - Platéia Baixa
R$ 95,00 - Platéia Alta
R$ 65,00 - Mezanino
10% de desconto para titular do cartão Clube do Assinante Zero Hora*
10% de desconto cliente Claro Clube e um acompanhante*
* Descontos não cumulativos.

maiores informações: www.teatrodosesi.com.br

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey

isso aí concordo!!!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Harvey
R$ 65,00 - Mezanino

É esse! hehe

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey
to namorando aquela caixa com 5 dvds dos rolling stones. mas tá R$180. por enquanto, vou ficar so no namoro, hehehehe..


nossa.. 5 DVDs?? porra, tem a vida inteira dos caras! hehe

Mas é caro, hein?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Será que tem as sessões de gravação da Synpathy For The Devil ... se tiver eu já se onde gastar meu suado dinheirinho eheh.

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
Harvey
R$ 65,00 - Mezanino

É esse! hehe


huahauhahuhahah... eu acho que tb vou nesse. a gente pode combinar um novo encontro lá, que tal?

Bramires
nossa.. 5 DVDs?? porra, tem a vida inteira dos caras! hehe

Mas é caro, hein?


me enganei, são 4 dvds, hehehe.... faz parte das comemorações aos 40 anos da banda. eles lançaram o cd, a turnê e agora o dvd four flicks.

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


ServeTheServants
Será que tem as sessões de gravação da Synpathy For The Devil ... se tiver eu já se onde gastar meu suado dinheirinho eheh.

são shows da turnê Four Flicks World Tour e mais algumas matérias dos bastidores, se não me engano.

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey
são shows da turnê Four Flicks World Tour e mais algumas matérias dos bastidores, se não me engano.


Nussa.. Mas mesmo assim, são 24Gb de vídeos..
É muita coisa!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Harvey
huahauhahuhahah... eu acho que tb vou nesse. a gente pode combinar um novo encontro lá, que tal?

\o/

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


Bramires
Nussa.. Mas mesmo assim, são 24Gb de vídeos..
É muita coisa!


é... por isso que tava muito querendo. o led zeppelin tb tem bastante, acho que são 5h de video em um dvd duplo. aqui em poa tá R$67.


maggie
\o/

=* ... mas espero que dessa vez a gente consiga, heehe.

Bramires
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey
é... por isso que tava muito querendo. o led zeppelin tb tem bastante, acho que são 5h de video em um dvd duplo. aqui em poa tá R$67.

pois é.. Mas agora tô com orçamento estourado, tenho 2 meses pra acabar de pagar a guita...
Depois vou comprar... hehehee

=* ... mas espero que dessa vez a gente consiga, heehe.

Nem fala, tô até agora procurando vcs no Gigantinho! hauahauha

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


Bramires

Meu orçamento tb não tá legal... ainda mais que agora que to indo pra praia e tive a boa noticia desse show. depois que passar isso, acho que tb vou comprar..


Nem fala, tô até agora procurando vcs no Gigantinho! hauahauha

hauhauahhuaahuahh... aquele dia foi foda! deu tudo errado!

meiomundo
Veterano
# fev/04
· votar


Harvey
a propósito, vcs viram que o jethro tull vai vir pra porto alegre??? cara... que notícia!!!
Bah, não sabia. Já vou pra fila!!!!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Harvey
Bramires
meiomundo

Tem que marcar de se encontrar antes, em um bar ou algo assim..

meiomundo
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
Beleza. Vamos marcar.
Aí eu acerto as minhas contas com o Bramires, que se não me engano fechou um tópico meu. Brincadeira.
Qual é o dia mesmo?

Harvey
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
Tem que marcar de se encontrar antes, em um bar ou algo assim..


isso. so me dizer o bar. a venda de ingressos começam dia 10 de março.

aproveitando o post: bom carnaval procês! já tô indo pra praia! até semana que vem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Stevie Ray Vaughan - Artigo da Gazeta Mercantil