Coluna Music Theater 1- POP Putaria Oni Presente!

Autor Mensagem
DTGNR
Veterano
# fev/04 · Editado por: DTGNR


Nota: Já que o projeto de coluna foi abandonado, resolvi usar o próprio fórum pra falar sobre o que quero!


POP- Putaria OniPresente


É isso aí! O pop, que um dia já teve qualidade e já foi ,embora alguns não vão concordar, música de qualidade sim, virou uma senhora sacanagem!
Mas ultimamente a palavra Pop virou sinônimo de música enlatada misturada com elementos de vulgaridade e apelação sexual sem a menor razão de ser. Exemplos não faltam: Britney Spears parece ser um gritante( e irritante!) exemplo disso. Ela, que já foi a virgem inocentinha que trabalhava na Disney, que nos seus primeiros clipes simulava uma pureza de alma, uma inocência que até assustava, uma ingenuidade a la Sandy podemos assim dizer, agora só quer saber de mostrar o quanto é sexy e parece competir com a rival Christina Aguilera pra ver quem cata mais homens durante os videoclipes. Britnye que antes falava de um amor inocente em suas músicas agora que provou da coisa, não se contenta só em fazer a coisa, quer falar da coisa nas músicas e mostrar o contrário do que pregava no início. Dizem que ela se inspira na Madonna.....embora eu não goste musicalmente falando tanto assim da Madonna, acho que a Madonna é bem mais autêntica e por que não dizer bem mais talentosa que a ex-namorada do Justin Timberlake! Há algumas músicas da Madonna que dá pra aturar tipo Live To Tell, Frozen. Há alguma qualidade ali, coisa que raramente podemos encontrar em Britney, principal ícone do pop atual!
Sua rival Chrisitina Aguilera parece ter um trunfo em relação a Britney: Quando ela quer, ela sabe cantar! É só ver ´´I Turn To You´´ e ´´ The Voice Within´´, cujo clipe rola atualmente na Mtv. Se ela seguisse aquele estilo sempre, eu até a admiraria.....mas como ela é um produto do marketing fonográfico capitalista contemporâneo, ela tem que fazer o joguinho do sistema e fazer as tão chatas e repetitivas e cheias de coreografias chatas, as tais musicas Dance e sem contar aquelas em que ela flerta com o rap, como a pervertida´´Dirty´´, em que ela só falta fazer sexo propriamente dito na música, enquanto quase deixa sua vagina a mostra com seu micro vestido....mas é artístico, gente! A gente que não sabe nada, isso é que é talento.....que metal, o quê! Viva a mediocridade e a vulgaridade, essa que deveria só ficar no mundo dos filmes pornôs e nas madrugadas da Redetv com a Monique Evans.
E ela afirmou há pouco tempo atrás que não liga se a chamarem de piranha. Ora mas que piranha assumida, então!!!
O pior de tudo é que musicas dessa qualidade(ou falta de...) estão tomando o lugar e a oportunidade de bons músicos de diferentes estilos mostrarem a que vieram, esses que passam alguma mensagem, polemica ou não em suas musicas! Isto sem contar Justin Timberlake que tenta convencer a todos que é macho apesar de seus berros de masculinidade duvidosa no Nsync! Agora deu pra desnudar peitos em público!
Que saudade de Michael Jackson, Information Society, Roxette.....no tempo que o Pop não era pobre!
Mas é isso aí, viva a mediocridade!


Arghinimigo
Veterano
# fev/04
· votar


isso não é pop, isso nem musica é.

Arghinimigo
Veterano
# fev/04
· votar


esse pop enlatado atual não pode ser chamado de pop. é outro estilo, é uma coisa irreconhecível. realmente dá saudades dos velho dinossauros do pop, mas já elvis né.

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


Mas é tido como pop pela mídia, não é verdade......

fernando canuto
Veterano
# fev/04
· votar


concordo com o fato de muitas terem sucesso e de não saberem usar pra mostrar talento...

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Isso é adaptação.

Elas simplesmente fazem o que têm que fazer pra vender.

Não acho que o pop de "antigamente" seja tão diferente!

Qual a diferença entre Like a Virgen e Ups, I did It Again...?

Quais os ícones do pop ontem e hoje?

Barbara Jolie
Veterano
# fev/04
· votar


Eu já reclamei muito dessa mídia, do que são capazes de fazer para se ter fama.
Por tanto vou ignorá-la.

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


O pop de antigamente nao era tao sexualmente apelativo na minha opinião....a Madonna claro é uma exceção mas ela tem algo que a Britney nao tem, e nunca vai ter.....por bem ou por mal ela tem uma voz legal e os outros icones do pop dos anos 80 nao eram tao vulgares!

caíto
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
vamos lá, vai dizer que vc não prefere ver o Abba com a fodassa "Mama mia", ou o YES com "Owner of a lonley heart", além de Genesis, Elton Jonh, Ricky Weickman do que o pop de hoje?

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


caíto
vc esqueceu de a-ha, que apesar de pop eram bem legais..

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


É verdade, A-ha é bem maneirinho!
Dá pra enumerar um monte de ícones pop antigos como Phil Collins, o próprio bem lembrado Elton John, Bon Jovi que pode ser chamado de pop por várias razões, O U2 por quê não e muitas outras bandas, Inxs,.................
E o pop nacional tb, embora eu tenha me referido ao pop estrangeiro!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


caíto
vamos lá, vai dizer que vc não prefere ver o Abba com a fodassa "Mama mia", ou o YES com "Owner of a lonley heart", além de Genesis, Elton Jonh, Ricky Weickman do que o pop de hoje?

Sim, mas nós temos que ter cuidado.
Uma coisa é ser melhor de fato, outra é ter saudosismo. E isso tem muito no fórum.

Existem boas bandas hoje, é só procurar.

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


mas a gente tá falando de pop e raramente eu encontro algo hj em dia bom no estilo pop. Encontro em outros, em metal, em progressivo............estilos desprezados pelo mainstream......talvez algo aqui, algo ali no Hard Rock!

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


Saudosismo vai sempre existir, mas a questão é discutir a queda de qualidade do pop especificamente ao longo dos anos!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


Eu adoro ABBA, Bee Gees, já fui fã da Madonna... :)

caíto
Veterano
# fev/04
· votar


maggie
realmente tem essa mania. mas também não podemos desmerecer nomes da música pop do passado, que acho melhor do que essas que tocam agora.

yield
Veterano
# fev/04
· votar


[/i] pior de tudo é que musicas dessa qualidade(ou falta de...) estão tomando o lugar e a oportunidade de bons músicos de diferentes estilos mostrarem a que vieram[i]


Eu pensava isso tbm, mais mudei de idéia, o que eu estou achando agora é que a maioria do povo não dá valor a musica. Não querem letras profundas e com algum significado que as façam ter que pensar. Querem apenas algo que as faça mexer os pés e esvaziar suas cabeças já vaizas

Al Majíd
Veterano
# fev/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Pra falar a verdade eu não esquento a cabeça com a mídia. Não escuto rádio e nem vejo TV, a não ser quando é pra ver um bom filme. Aí geralmente eu tenho que ir à locadora, pois nem filme bom passa, ultimamente. Ligo o som só pra ouvir CD. Se vocês me perguntarem quais as músicas estão no topo das paradas, eu não saberia dizer (seja de qualquer estilo). Parei no tempo, literalmente, e me sinto muito bem assim. Meus cabelos já estão começando a branquear e eu não quero me preocupar com coisas fúteis. Quanto ao péssimo gosto musical do povo brasileiro, digo que é nossa herança cultural. Fomos uma colônia de exploração e não de povoação e desenvolvimento como os EUA, por exemplo. O caminho traçado pelo povo tupiniquim até os dias de hoje, foi totalmente diferente do caminho traçado pelos povos de 1º mundo. O povo (a grande massa) luta para sobreviver. Então quando sobra algum trocado, querem mais e beber cachaça e sacudir o corpo ao som de "É O TCHAN", para extravazarem.O próprio governo não tem uma mentalidade avançada, para dar valor a música. Seria melhor que acabassem com educação física e artes nas escolas, coisas que não levam a lugar nenhum, e adotassem o estudo de música (teoria musical), que seria de melhor valia,ajudando assim as crianças brasileiras a desenvolverem o bom gosto pela música. VOcês já viram quantos programas musicais estão sendo desenvolvidos em vilas e favelas? A coisa está dando certo. Os molequinhos estão aprendendo a tocar até música clássica. Com isto eles são afastados da marginalidade e aprendem alguma coisa na vida. Futuramente podem até ter uma profissão e ganharem dinheiro. Mesmo que seja tocando em esquinas. É trabalhando com as crianças no ramo da música, que teremos um Brasil musical melhor no futuro. Não adianta criticar sobre qual porcaria de banda ou de música fazem sucesso aqui. Isto está diretamente ligado ao nosso desenvolvimento cultural e social e não vai mudar de um dia para o outro. Já que não podemos voltar e fazer um novo começo, podemos começar agora e fazer um novo fim.

Um abraço.

bocao
Veterano
# fev/04
· votar


Al Majíd
Vc disse tudo, ehhehh. Mas esse mau gosto musical naum eh soh no Brasil eh no mundo inteiro.

yield
Veterano
# fev/04
· votar


Eu escrevi isso aqui em outro topico, mais que entra bem tbm nessa discussão

...eu achava que a culpa pelo povo em geral prefirir pagode, axé, funk e pop ao invés de rock era da mídia que ao se vender pelo tão conhecido ''jabá'' das gravadoras influenciava demais a população. Só que então mi vinha outra pergunta, o por que das gravadoras pagarem jabá para materiais de tão baixa qualidade quanto o funk e o pagode ao invés do bom e velho rock ? Cheguei a conclusão então de que poderia ser pelo fato desse tipo de música aparecer com muito mais facilidade do q o rock, blues ou outros estilos com qualidade(mas afinal o q é qualidade?)q demora muitas vezes anos para ficar pronto por ter de se preocupar com afinação, melodia, letras, enquanto o pop e o pagode abastecem as rádios com grande facilidade durante o dia todo, durante o ano todo, assim como a televisão. Imaginem como seria difícil uma rádio tocar rock recente dessa maneira como acontece com as rádios dedicadas a pagode e cia. Só que então mi lembrei de bandas desconhecidas até mesmo daqui da minha cidade q fazem rock and roll da melhor qualidade com composições próprias, e como isso acontece aqui, deve acontecer no resto do brasil , ou seja a boa música poderia preencher todo esse tempo, então minha teoria anterior foi por água abaixo.

Então aceitei o fato de que realmente a maioria das pessoas não dão valor a musica, elas querem apenas algo q as façam mexer os pés e esvaziar suas cabeças já vazias. Não querem letras profundas q as façam refletir muitas vezes mesmo por não intenderem o significado. Ainda mi restava uma esperança, tirar a culpa da midia e botar no governo brasileiro que não dava educação e cultura ao povo, q de tão maltratado na luta pela sobrevivencia chegam a considerar a musica uma futilidade, com certa razão até pois ninguem vai ter vontade de ouvir nada mais profundo com fome, querem algo q justamente os faça esquecer dos problemas, tirando assim a oportunidade de desfrutarem do privilegio que é ouvir um pink floyd ou pearl jam. Mais uma teoria q foi por agua abaixo, mi lembrei então q mesmo na suíca onde todos são ricos e felizes a britney spears faz mais sucesso q Led Zeppelin.

Desculpem pelo enorme texto, é o maior que eu já escrevi, e após tudo isso a unica conclusão q eu pude chegar é que os ignorantes são mais felizes

bocao
Veterano
# fev/04
· votar


Eu acho que esse mal gosto de povo pode ser pq eles taum sem tempo pra música. Hj em dia todos fazem mil coisas, agora, por exemplo, eu estou digitando isso ao som de Freebird e o solo jah tah acabando e eu nem vi passar. As pessoas naum põe mais um cd pra escutar e ficam ouvindo soh aquilo. E músicas como Rock, Blues, etc, precisam serem escutadas com atenção, pra que vc entenda tudo. 90% das músicas que eu gosto, quando eu ouvi pela primeira vez eu naum gostei. Eu percebi isso com a música The Rain Song, do Led. Lembro-me de quando baixei essa música, sempre ouvia quando tava batendo papo no icq, assistindo um jogo na TV, jogando algum jogo no PC, mas num gostava muito dela, soh ouvia pq eu tinha poucas músicas, caía nela e eu ouvia. AIh uma noite eu jah tava quase desligando o pc, quando eu comecei a prestar atenção nela, e achei maravilhosa, tudo pareceu fazer sentido, o piano, a guitarra, a voz, tudo parecia se encaixar perfeitamente, e eu naum percebia. Nós, que estamos discutindo isso num fórum, somos a minoria, a grande maioria soh quer saber de música como se fosse um passatempo. Eu (e acho que todos aqui) sei que música naum eh só entretenimento, eh arte. A música me causa as mais diversas sensações, desde alegria ateh um certo tipo de tristeza.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Dando uma puxada ao assunto que o bocao citou, eu vou por um texto que eu fiz uns tempos atrás para o meu blog, que diz, do meu jeito estranho de se expressar, o que é a música para mim :

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/04
· votar


Açougueiros De Almas.


As vezes uma coisa atinge você. Como se fosse uma bala ... por não ter comparação mais ordinária vai essa mesmo. Só que não é uma bala que você possa ver ou pegar. Ela - teoricamente - não existe. Mas você sente ela abrindo caminho entre seu tecido, seus orgãos, e ela não te atravessa de um lado à outro. Você sente ela dentro de você, e por instinto você coloca suas mãos no lugar onde ela te acertou, tentando num efeito retardado, se proteger dela. Já era. Ela está lá dentro. Mas ela não te atravessou; ela fica cravada entre as vértebras de sua coluna, e faz você ficar paralisado. Atingiu seu sistema nervoso.Você não consegue nem sentir mais os fragmentos dela dançando pelos fluidos do seu interior. Tetraplégico, sem nenhuma reação. A não ser aquela do instinto de você por a mão no local, mas ora, até os mortos se mexem de vez em quando, porque você não? Você ainda está vivo, só que está com uma bala dentro de você. E sua cabeça fica pensa. O próximo passo para alguns é começar a babar, e se afogar nos próprios pensamentos. Outros apenas ficam paralisados mesmo, num estado quase vegetal, olhando para um ponto aleatório.


Quando você fica olhando muito para um ponto, há a sensação de que ele parece que vai criar vida a qualquer momento. Fica uma espectativa angustiante. Aquele animal morto parece que vai sair das trevas, abrir os olhos e ir em tua direção, lentamente, pra te atacar, ou aquela corda de guitarra vai chicotear no ar e furar seus olhos. E você parado.


E enquanto você está parado, esta bala parece que cria vida. Você não está sentindo ela, mas sua alma está. Porque esta bala ficou cravada entre sua coluna. Na parte onde ficam os nervos : sua alma. Você ainda não sente a bala, mas sabe que ela está lá, que ele te deu um baque e que você não consegue se levantar por causa de uma coisa tão míuda, e que quando parada é aparentemente inofensiva. E sua alma sente que ela está subindo pelo seu corpo, e ela sobe cada vez mais, e mais. Você estava paralisado, mas lembra-se que "Ei! Eu posso falar! Até Stephen Hawking pode!". Está errado de novo. Tão rápido quanto esta bala entrou no seu organismo, ela subiu para sua garganta. Entalou ali, e você perdeu a voz tambem. Você chegou ao estado inerte supremo. Você não convive com nada, e nada convive com você. Só resta esperar aquele martirio acabar.


Você fica minutos ali. Parado, até esperar que uma alma caridosa o socorra. Nada pode ficar pior para você. E você pode ficar ali, daquele jeito por horas, meses. Até que você decomponha, como acontece com os cadáveres. Só que você vai ver seu braço cair, seu nariz apodrecer, seu abdomem ficar cheio de buracos. Isto é, até que seus olhos rolem pelas órbitas. E durante todo esse tempo você vê aquele filme clássico na sua cabeça. A única coisa que você ainda tem, que são as memórias. De como você agiu com as pessoas. Suas conquistas e suas derrotas. As pessoas que foram legais com você, ou não. Suas decepções. Seus momentos de mais alta depressão, e de mais baixa alto-estima. Os prêmios que ganhou, e que perdeu. Se tudo isso que você fez, realmente valeu a pena. Valeu? Talvez, não tem como voltar atrás mesmo. O que você fez é melhor do que nada. Melhor do que você é agora: nada.


Enquanto você divaga sobre sua vida, você ouve um som bem ao fundo, como se fosse uma batida de porta. Alguem entrou no seu recinto e viu que você está naquele estado deplorável. Você consegue captar sinais que no escuro estão claros. A pessoa carinhosamente pega seus olhos e poe de volta às orbitas. Pega sua lingua e poe de volta à sua boca. Seu braço e sua mandibula já estão no lugar. Dando ums tapinhas na suas costas ela te desentala a bala , e pelos buracos de seu abdomem, ela fuça por ali, até acha-la. Sela os buracos apenas com a palma da mão. E então um som que você ouviu durante todos esses três minutos e trinta e oito segundos, acaba. Quando você vai ver, a pessoa não está mais lá. E você está normal de novo, se levanta para certificar que tudo está realmente em ordem. Esfrega os olhos, e não sabe o que aconteceu.


Isto foi a música. Mais especificamente a música que você estava ouvindo, e que fez todo este estrago em você. Hurt, do Nine Inch Nails, cantada pelo Johnny Cash. Em três minutos e trinta e oito segundos, ela te faz pensar se tudo isso que você tem valeu a pena. Música é uma arma poderosa, e deveria ficar na mão de poucas pessoas. Muito poucas.


Trent Reznor e Johnny Cash são dois açougueiros de almas. O primeiro pelas letras, o segundo pela emoção. Ambos estão amaldiçoados por mim.


Deixa eu ouvir de novo.

yield
Veterano
# fev/04
· votar


ServeTheServants

Porra muito bom o teu texto e tbm muito boa a escolha da musica, Hurt é a musica mais triste que eu já escutei, principalmente por causa do clipe do jhonny cash

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


John Petrucci é um acougueiro de almas então hheehh!

Em todo caso, bom texto!

maggie
Veterana
# fev/04
· votar


yield
o por que das gravadoras pagarem jabá para materiais de tão baixa qualidade quanto o funk e o pagode ao invés do bom e velho rock ?

Mas por outro lado, quando eles "lançaram" a Maria Rita, ela fez um sucesso tremendo...

Pra mim o mistério continua.
Por que as músicas sem qualidade fazem sucesso?

DTGNR
Veterano
# fev/04
· votar


Ela é filha da Elis, só isso!
Nepotismo musical!

yield
Veterano
# fev/04
· votar


maggie

[/i]Por que as músicas sem qualidade fazem sucesso?[i]

Por que a maioria das pessoas não dá valor a musica, não querem letras profundas e com significado que as façam refletir, querem apenas algo que as façam mexer os pés e esvaziar suas cabeças já vazias

caíto
Veterano
# fev/04
· votar


querem apenas algo que as façam mexer
twist and shout, bethoveen. quantas opções melhores...

caíto
Veterano
# fev/04
· votar


de qualquer jeito, não acho que não é por que eles querem música que mexa os pés.
tenho certeza que se a midia fizesse uma campanha com o logo "Escutem Pink Floyd porque Pink Floyd é a boa", as vendas dos cds do Floyd triplicariam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Music Theater 1- POP Putaria Oni Presente!