Por que não temos murder ballads brasileiras?

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 04/ago/25 03:14

Tenho a impressão de que brasileiro enxerga a letra da música como a representação de algo que ele acredita ou deseja. Há uma certa dificuldade, até um tanto moralista, de enxergar uma música como uma obra de ficção. Se você fizer uma música sobre assassinato, é importante deixar claro que você está condenando ou lamentando o assassinato, ou você corre o risco de entenderem que você defende a prática do crime.

JJJ
    Veterano
    # 05/ago/25 12:06
    · votar

Wanton

Na linha de "I Shot the Sheriff" ou "Hey Joe"?

Cara, tinha uma música lá do início do rock brazuca (Os Incríveis, talvez), que tinha uma letra nesse sentido. Mas, vou te falar... era uma merda... kkkkkkkkk

Acho que fica esquisito na nossa cultura.

Wanton
    Veterano
    # 05/ago/25 18:33
    · votar

JJJ

A gente não tem muita música que narra uma história em terceira pessoa, tipo Faroeste Caboclo, né? Nos Estados Unidos, isso é mais comum. Ajuda um pouco o artista a se separar do personagem - sob o risco que entendam como apologia.

O grupo de rap Cirurgia Moral tem uma música em primeira pessoa, sobre um cara que foi preso por assassinato. É meio moralista, mas acho interessante. Já no rock, não conheço nada assim no Brasil.

Me surpreende como eles fazem músicas sobre serial killers lá fora.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_songs_about_or_referencing_ser ial_killers

Lelo Mig
    Membro
    # 05/ago/25 18:42 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wanton

O Brasil sempre foi bastante conservador e moralista e, por isso, o medo de que a arte seja interpretada como confissão ou apologia é muito grande. Em contra partida o pessoal do "politicamente correto" cagou ainda mais. Hoje, se bobear, a censura praticada pelas patrulhas ideológicas é maior do que as censuras formais do Estado.

E, não há, exatamente, um critério. Estuprar e bater numa novinha, no funk, pode. Abordar um tema como assassinato de forma mais filosófica ou narrativa, será mal visto.

O pessoal do Punk, final dos 70 início dos 80, e depois o pessoal do RAP, nos 90-2000, são os poucos exemplos que lembro de encararem essa tarefa.

Nesta música um cara assassinado conta sua trajetória, de sua morte até o sepultamento... Essa canção (na real o álbum todo) não foi bem recebido na época em que foi lançado.

LeandroP
    Moderador
    # 06/ago/25 11:07
    · votar

"Nem quis comer a sua mãe. Só as mães são felizes"
    [Cazuza]

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 06/ago/25 14:56
    · votar

Wanton
    https://www.youtube.com/@kamaitachi

:-)

Wanton
    Veterano
    # 06/ago/25 18:16
    · votar

Lelo Mig
    pessoal do RAP

O que admiro no rap é que eles são despudorados. Os caras falam mesmo! Não conhecia essa dos Racionais. Interessante.

Christhian
    Kamaitashi

Eita! Um vídeo com 11 milhões de visualizações, de música brasileira, e eu nunca ouvi falar no cara. Interessante. Essa métrica dele é peculiar.

Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 07/ago/25 19:13
    · votar

Wanton
    Cara, eu gosto dessa estética, com influência de rap e trap, mas com saídas melódicas que chegam até num pop rock. Minha filha, que gosta muito dessa temática, meio terror, true crime, etc., me mostrou esse cara - e imediatamente curti :-)

Buja
    Veterano
    # 07/ago/25 22:18
    · votar

Estuprar e bater numa novinha, no funk, pode. Abordar um tema como assassinato de forma mais filosófica ou narrativa, será mal visto.

Antes de nove falar nisso, ao ler o topico, ja estava pensando exatamente isso.
    No rock brasileiro, musicas como Veraneio Vascaína, foi o apice da critica.
    Nada é muito mais pesado do que isso.
    Quase sempre uma critica leve ao sistema politico. Nada de assassinatos, misadrismo, fobia de qualquer tipo.
    Isso no rock.

Mas no funk..........

Buja
    Veterano
    # 07/ago/25 22:20
    · votar

Adendo: rap brasileiro eu chamo de pura arte. É o que o rock brasileiro deveria ser.

E vou alem, ja que é pra falar sem medo de represália: entre ouvir um racionais mc e um paralamas, nao precisa nem me perguntar qual vou escolher: não me desce ficar ouvindo lanterna dos afogados.

JJJ
    Veterano
    # 08/ago/25 11:43
    · votar

Buja
    não me desce ficar ouvindo lanterna dos afogados.

Eu não curto rap. Mas também não suporto ouvir nada muito anos 80. Eu cresci nesse meio e nessa época, então acho que saturei a um tal ponto que, se alguém começa a tocar Legião num barzinho, eu corro pra ir embora! kkkkkk

Já anos 60 e 70 é basicamente o que ouço sempre.

Buja
    Veterano
    # 08/ago/25 12:47
    · votar

Já anos 60 e 70 é basicamente o que ouço sempre.

Tu ouve love music?

Quando penso nos 60s, brasileiro, so lembro de chico buarque, gonzaguinha, mutantes, sei la.....roberto carlos

Lelo Mig
    Membro
    # 08/ago/25 13:31 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

JJJ
    Buja

É preciso contextualizar também que esta geração do Rock brazuca anos 80 era tudo burguês. Filhos de desembargadores, diplomatas, um monte deles viveu fora do Brasil por um bom tempo, era tudo playboy.

Só a galera mais alinhada ao punk, tinha proximidade com o, aluguel, escola ruim, periferia, desemprego, violência cotidiana e etc., temas que justamente o pessoal do RAP irá dissecar uma década depois.

Bete morreu, foi proibida de tocar nas rádios na época e até hoje há quem acuse a canção de "apologia ao estupro".

JJJ
    Veterano
    # 08/ago/25 17:31
    · votar

Buja
    Tu ouve love music?

Eu sou um velho roqueiro... quase só ouço rock clássico (hard e prog).

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Por que não temos murder ballads brasileiras?