Por que bandas brasileiras não fazem tanto sucesso la fora?

Autor Mensagem
RSKD
Veterano
# ago/10 · Editado por: Moderador


Mesmo cantando e ingles e tendo boas ideias como bandas inglesas ou americadas?Seria um tipo de preconceito?

Tarara_Leo
Veterano
# ago/10
· votar


Que tipo de banda ?

Angra faz mais sucesso la fora do que aqui.

Dogs2
Veterano
# ago/10
· votar


Por que bandas brasileiras não fazem tanto la fora?

pelo contrário, as bandas de fora que vem "fazer aqui"
vão no carnaval e pá pum

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


porque o mundo é antenado com o que se passa na europa e eua

porque por exemplo pra uma banda sair do rio grande do sul e tocar em fortaleza é mais longe do que sair da inglaterra e tocar na alemanha

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


editei pra botar um "sucesso" no titulo, era isso nao? tava estranho

bom, veja o caso dos mutantes, que só foi ser bem falado na grande midia brasileira depois de tocar na europa...
como disse o carlos calado no livro "divina comédia dos mutantes", eles só foram fazer sucesso aqui no brasil com o passaporte sarimbado.

o angra, já citado, que prefere lançar disco no japão ao inves da sua terra natal...

o sepultura fez muito sucesso lá fora, não sei se ainda faz.

e tem a molecada do cansei de ser sexy, que estourou em londres e aqui é lado b.

T-Rodman
Veterano
# ago/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


kiki
as mocinhas do CSS, rs. Só tem 1 cara lá, rs.
Mas aí é que tá o negócio. Tem um monte de brasileiro músico espalhado pelos 4 cantos. Até parece praga. Mas não fazem sucesso. Tocam em bares, pubs, locais de música, eventos de feiras das nações e afins.
Tem até circuito de shows de bandas brasileiras no Japão.
Ano passado tava andando em Amsterdam procurando uma danceteria ou pub pra entrar, e o primeiro que eu avistei eu queria sair correndo, porque era show de dupla sertaneja, em Amsterdam! Ah, esqueci de dizer que quando entramos em um lugar que tava tocando uma banda de rock/blues, a vocalista era mulata. Até aí, tudo bem, porque tem negros na Holanda. O problema foi quando ela desceu do palco e começou a conversar em português. Ai. Ou seja, já era 2 de 12 lugares que possivelmente eu poderia conhecer na cidade, pelo circuito de pubs que tinham brasileiros.

Tem o povo que tá saindo do BR e apostando no circuito de pubs ingleses, talvez seguindo a onda do CSS. É outro ponto legal.

O negócio talvez seja a divulgação. Deve ter banda em circuito alternativo, em listas indies que tem brasileiros por aí, mas que ninguém sabe hoje.

Se bem que a gente por aqui ainda vive dos mesmos artistas, então como é que vamos encontrar algo de novo, se a gente mesmo não se renova?

fica a questão. nem adianta reclamar lá fora, porque não apareceu outro sepultura e nem outro angra.

de outro lado, por que que nenhum artista sul americano faz sucesso no Brasil? por que artistas suecos, finlandeses, japonses, russos, indianos não fazem sucesso no Brasil? - não é a mesma coisa?
- pra virar uma Shakira, quanto tempo se levou? foi a primeira, em termos de mundo.
De outro lado, muita gente se contenta viver em seu circuito, como as bandas escandinavas, como o circuito de rock do sul, como o mercado asiático... ninguém parece estar interessado em sair de suas respectivas regiões, apesar de eu apreciar todos os citados (exceto russos e indianos, rs).

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


T-Rodman
boa reflexão...

é que é facil achar que por que a gente não ocnhece, não tem.

o que tem é uma grande mídia difundida pelo mundo inteiro (o red hot é tão famoso aqui no brasil como na suécia ou no japão), e nessa grande mídia não tem brasileiros (ou praticamente não tem).

mas num circuito um pouco abaixo tem uma porrada de gente, que seja as meninas (sic) do css, ou caras de renome como toninho horta...

agora sobre os musicos sulamericanos eu tambem fico encanado.
a gente conhece pouco ou quase nada, acho triste. o pouco que vi tem coisas muito boas.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


kiki
Sabe aquela impressão que a gente tem que os americanos não conhecem nada do Brasil. Eu fiquei pasmo ao perceber que nós brasileiros também agimos da mesma forma, quanto aos sul-americanos.

Pergunte para argentinos, peruanos, chilenos e outros vizinhos sobre Xuxa, sobre qualquer coisa aqui do Brasil, que eles conhecem e até apreciam. Já a gente, o que sabemos deles?
Ah, pra variar, ano retrasado, no maior shopping de Santiago, eu tava lá jantando e fui ver um grupinho tocar lá para o povo. Era também um grupo de brasileiros, sem nome.

Pra temperar um pouco: alguns suecos como o grupo Kent, já até tentaram o sucesso 'overseas', lançando discos em inglês, mas hoje permanecem só fazendo turnê pela escandinávia, com shows lotados, todos. Na página deles, essa semana apareceu eles dando uma força para uma cantora pop-folk sueca, que canta em inglês. Veja se não é boa e se você não vai gostar. Porém, creio que ela não saia do circuito escandinavo. No máximo em alguns países da europa ela vai sair para tocar, e se não ganhar nenhum grammy ou VMAE, não vai brilhar pelo mundo afora:
http://kent.nu/2010/06/08/camelas-album-slappt/

- Estou escutando as músicas dela agora. Gosto de cantoras como ela. Acompanho uma chamada Sofia Talvik. Tô até achando mais legal essa Camela Leilerth.

Agora eu vi porque o grupo Kent apoia ela. Ela canta nessa música aqui:



goodhatin
Veterano
# ago/10
· votar


Tem a questão do idioma. Quem canta em inglês tem maior probabilidade de tocar lá fora, porque é um idioma global.

Quanto à bandas latinas, eu gosto bastante. Acho que o Mercosul deveria não só englobar economia e sim, arte. Porque uma banda que estoura na america do sul, tem probabilidades maiores de tocar em outros festivais pelo mundo todo.

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


Simples: falta de um bom marketing. Ou foco apenas no mercado interno. Outro lugar, outro tipo de mercado.

xavy
Veterano
# ago/10
· votar


Acredito que falta é qualidade... e tem a questão do idioma também, já citado acima pelo goodhaton, embora muita gente curte uma boa melodia e não a letra(meu caso por exemplo, embora não entender o inglês, sequer razoavelmente, admiro muitas bandas estrangeiras).

Com nossa "Música" atual, não seremos reconhecidos no exterior, nem mesmo pela melodia(com exceção de algumas raríssimas bandas e solistas que não me lembro o nome).

Não ouvimos melodias de beleza parecida com a música Garota de Ipanema que levou a nossa cultura e qualidade musical, inclusive fez e é sucesso internacional por ter sido interpretada por
Frank Sinatra.

Boa sorte para os irmãos que estão tentando conquistar espaço lá fora, por que infelizmente, a maioria da população de nossa pátria gosta é de Dejavú, dançar ao som de Rebolation e quando admira música estrangeira escuta o Justin Bieber repetir baby,baby,baby oh!...

8-(

Abrass

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


Com nossa "Música" atual, não seremos reconhecidos no exterior, nem mesmo pela melodia(com exceção de algumas raríssimas bandas e solistas que não me lembro o nome).
tens razão quanto a isso também, vendo que a MPB dos anos 70/80 era reconhecida lá fora (Caetano, Gil, Milton, Elis), tanto quanto quem é reconhecido até hoje como instrumentista (Toninho Horta, Yamandu Costa e afins). Alguma coisa da MPB como Ivete Sangalo, Netinho, etc foi exportada, mas daí pra frente, hum... entramos na seca.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# ago/10
· votar


o idioma é uma barreira pro sucesso da mpb no resto do mundo.

no passado, alguns nomes como Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, Eumir Deodato etc, conseguiram êxito no exterior.

o baixista Jorge Pescara resumiu bem a situação da mpb lá fora.

"Sempre que ouço falar aquele ditado: "a música brasileira é vista como tesouro lá fora!", fico de cabelos em pé... Acontece que este lema foi levado a cabo por artistas, como Luis Bonfá, Tom Jobim, Eumir Deodato, Airto e Flora Purim, Sérgio Mendes, Dom Um Romão, Azymuth, e depois por Elis Regina, Djavan, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ithamara Koorax. Hoje temos o rock do Sepultura, Angra e Dr Sin que se vê em qualquer loja de discos e em revistas musicais de qualquer continente, e todos são merecedores disto. Mas daí a afirmar que, só porque se é brasileiro, qualquer um faz sucesso fora, é mentira! A boa música brasileira é aceite, a ruim... Não podemos continuar a deixar a coisa correr frouxa, temos que ter responsabilidades, horários, compromisso. Ler partitura sem preguiça, cumprir horários, etc. Por outro lado, há muita gente do sertanejo, axé e pagode comercial que faz shows para as colônias de brasileiros que vivem em diversos países, mas os habitantes locais acham aquilo tudo 'exótico' e 'engraçadinho', mas não se considera uma unanimidade, pelo contrário! Há muita, mas muita, muita gente mundo afora que critica o que sai de música comercial do Brasil, para se apresentar em berços onde a boa música imperava antes, como é o caso do Festival de Montreux, que em tempos passados teve como noite brasileira Elis Regina (por exemplo), e hoje tem a música chula... Mas, isto é uma outra história... "

frantcheska
Veterano
# ago/10
· votar


pq la fora tem gente com dicernimento,e aqui quaze nao se acha gente assim

Tav
Veterano
# ago/10
· votar


Bem, se formos olhar, nem é por causa da decadência da nossa música, uma vez que lá fora o nível tá cando um pouco também.

Acho que é muito simples: Brasil não tem dinheiro pra levar seus artistas pra fora.

Os artistas dos EUA fazem sucesso porque os EUA tem repercussão no mundo todo, logo sua música também é difundida em vários lugares.

Mas como já citados, muitos artistas daqui fazem até mais sucesso lá fora do que aqui, como Angra e pá.

Também tem a questão do idioma: o idioma inglês é a "linguagem universal", por isto seria mais aceito em todos os lugares, já o português não.

T-Rodman
Veterano
# ago/10
· votar


kiki
Conhece essa banda? tem uma vocalista brasileira, mas e inglesa
Drugstore é uma banda inglesa de rock alternativo formada em Londres em 1993. O grupo era liderado pela vocalista e baixista brasileira Isabel Monteiro e era composto também pelo bateirista Mike Chylinski e pelo guitarrista Daron Robinson.

Após estrear com o single "Alive" em 1993 e gravar o EP "Starcrossed" em 1995, a banda lançou o álbum "Drugstore" naquele mesmo ano.

Em junho de 1998, o Drugstore lançou o álbum "White Magic for Lovers" em que trazia a canção "El President" gravada em dueto entre Isabel Monteiro e Thom Yorke, vocalista do Radiohead.

Após quase 4 anos parada, a banda voltou a tocar em setembro de 2009, anunciando a gravação de novo álbum.


Leo Rio
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leo Rio
· votar


Como citado antes, nos mesmos acabamos nos bitolando em poucas bandas, mas é humano.

Como nao se viciar em hits do guns N roses, angra, shaman, iron maiden, metallica(gostos a parte), entre tantas outras bandas fantasticas ja consagradas. é dificil largar delas pra ouvir o que é novo e sejam sinceros, se voces ouvirem falar de uma banda "prodigio" do sul ou do sudeste do pais, voces irao dar mais prestigio do que uma banda "nordestina", pq se cria a imagem que no nordeste soh tem forrozeiro. Mesma coisa acontece no mundo, tu escuta falar de uma banda prodigio dos EUA ou dos UK, tu pensa logo, "porra deve ser do caralho", pq esses paises ja sao "carimbados" nesse estilo (rock). é inevitavel.

Mas mesmo assim as bandas brasileiras ainda fazem mais sucesso la fora do que aqui, rock no Brasil é deixado de lado, muito. O grande povao prefere ouvir pop, forro, funk e coisas do tipo.
Fazer o que, povo ignorante, cultura de ignorantes. Entretanto, tbm temos que enchegar que a cultura nao é democratica nesse pais.

Ja viu algum mendigo curtindo Iron Maiden? O coitado nao tem nem comida, quanto mais um Pc com internet pra baixar os albuns e conhecer a banda.
Viu? A cultura nao é democratica. Nem todos tem acesso a ela assim com tanta facilidade como nos temos, pessoas sem condiçoes financeiras de ter um computador vivem praticamente nos anos 70/80, onde nao existia internet, computador e toda essa integraçao mundial que a internet nos forneceu ao longo dos anos.

Chad Stroke
Veterano
# ago/10
· votar


O Brasil é foda também porque segue muito a modinha, eu odeio isso, por exemplo esse mes eu gosto de Metallica e mes que vem eu passo a odiar Metallica e começar ouvir Megadeth por que todo começou a gostar de Megadeth. Isso é foda, poucas bandas do Brasil ainda não foram esquecidas com Engenheiros do Hawai.
Agora me pergunte quando e como que o Restart vai fazer sucesso daqui no minimo 5 anos, banda pra mim é como AC/DC e KISS que estão na estrada a quase 40 anos e ainda fazem sucesso e gravam cds com inéditas. Outro exemplo o grande Ronnie James Dio, quando ele morreu meses atras tudo quanto é artista do rock fizeram homenagem para ele, agora me pergunte novamente quando acontecer isso com alguem do NX Zero da qui uns 60 anos será que mesmo com o tempo passado, pessoas do Cine, Restart e Fresno vão fazer mesma homenagem?

Apenas mais uma coisa para dizer " ROCK É ROCK, O RESTO É APENAS DERIVADOS"

gustavocp
Veterano
# set/10 · Editado por: gustavocp
· votar


Porque as bandas da Argentina não fazem sucesso aqui?
Porque as bandas da África do Sul não fazem sucesso na Itália?

...

Chad Stroke
Veterano
# set/10
· votar


Porque as bandas da África do Sul não fazem sucesso na Itália?

gustavocp

Tem uma banda da Africa do sul que faz bastante sucesso na Alemanha

Guizaum......
Veterano
# set/10
· votar


porque os que fazem mais sucesso cantam em ingles tem poucos paises que entendem nossa lingua e a lingua mais falada do mundo qual é?

o inglês

SpectrosGuitarman
Veterano
# set/10
· votar


Bom, depois do que eu vi na globo um dia (infelizmente é um dos 3 canais que pega em casa), eu perdi a esperança na midia Brasileira. Era uma cena daquela série la da revista, que passa acho que 5 feira. Eles estavam celebrando que pareciam americanos, que "Somos americanos!" e todo mundo ria e brindava.

Sinceramente, detesto a rede globo mas não há como negar que ela manipula o Brasil, e a rede globo adora atacar tudo, TUDO!, ue é brasileiro, seja de origem musical, industrial, e etcs...

"Na verdade" (entre aspas: as vezes as regras tem excessões), eu penso que as bandas boas de verdade não estão na midia nacional. Só aparece aquele filhinho que o papai construiu a carreira e depois comprou um estudio e uma gravadora pro bebe brincar de ser estrela. Ou aquele que o tio era um artista muito conhecido, e coisas nesse naipe. QI existe em todo lugar, infelizmente, mas tentar enfiar porcarias como "aquelas porcarias" - nao vou citar nomes - guela abaixo é insultar a inteligencia. E a molecada da moral...

Ken Himura
Veterano
# set/10
· votar


e a lingua mais falada do mundo qual é?
O chinês.

1,5 bilhão de falantes nativos.

Chad Stroke
Veterano
# set/10
· votar


detesto a rede globo

SpectrosGuitarman

somos dois...

Guizaum......
Veterano
# set/10
· votar


Ken Himura
mais isso na china que é o país mais populoso do mundo. Eu falei do inglês porque as bandas mais famosas que fazem sucesso em mais países cantam em inglês

Ken Himura
Veterano
# set/10
· votar


Guizaum......
Só porque é o pais mais populoso então não conta? Quase 1bi das pessoas que falam inglês são indianas.

As bandas famosas cantam em inglês porque ou vêm de lugares anglófonos (UK, EUA etc) ou por causa de mercados anglófonos. O inglês se tornou o que é por causa do imperialismo e essa expansão louca que EUA e UK tiveram. Mas já tá enfraquecendo... por exemplo, daqui a uns 20 anos, o Espanhol vai ser a lingua materna mais falada nos EUA.

SpectrosGuitarman
Veterano
# set/10
· votar


Ken Himura
isso porque as porto riquenhas sao muito mais gostosas

Guizaum......
Veterano
# set/10
· votar


isso porque as porto riquenhas sao muito mais gostosas²

kiki
Moderador
# set/10
· votar


T-Rodman
Drugstore é uma banda inglesa de rock alternativo formada em Londres em 1993. O grupo era liderado pela vocalista e baixista brasileira Isabel Monteiro e era composto também pelo bateirista Mike Chylinski e pelo guitarrista Daron Robinson.

nossa, eu ouvia isso... acho que passava na mtv
nem sabia que ela era brasileira.
legal!

macaco veio
Veterano
# set/10
· votar


Por que bandas brasileiras não fazem tanto sucesso la fora?
Porque o sistema fonografico faliu entao nem as bandas la de fora tao conseguindo fazer sucesso la dentro, de que dira uma brasileira.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que bandas brasileiras não fazem tanto sucesso la fora?