Direitos autorais de músicas para vídeos

    Autor Mensagem
    mello021
    Membro Novato
    # 23/jan/23 17:06


    Olá a todos.

    Eu estava pensando em usar algumas músicas para meus vídeos e pensei em tocar no violao, apenas o instrumento, sem letra. Gostaria de saber se posso esbarrar nos direitos autorais ou só se incluir a letra?

    Obrigado desde já

    makumbator
    Moderador
    # 23/jan/23 17:57
    · votar


    mello021

    Depende, vc vai tocar versões de músicas de terceiros nos vídeos? Se for isso, sim pode receber uma notificação de copyright e ter parte ou todo o ganho obtido com o vídeo revertido para os detentores dos direitos das músicas em questão (mesmo que não cante e apresente apenas uma adaptação instrumental).

    Ainda há o risco de strike (que é quando o vídeo é derrubado por conta do uso de material indevido protegido). Mas isso é mais raro no caso de uso de músicas. O mais comum é simplesmente vc ter a notificação e ficar sem lucros do vídeo em questão.

    JJJ
    Veterano
    # 23/jan/23 18:36
    · votar


    Eventualmente, o detentor dos direitos deixa você tocar, monetizar e rachar os lucros. Mas, a menos que o vídeo viralize, a grana é ridícula.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 14/fev/23 20:51
    · votar


    como já comentaram
    -por exemplo é vc tocando algo instrumental, maioria das vezes o algoritmo reconhece e faz o que comentaram acima

    -você pode usar músicas de sua autoria, mas para isso é bom ter o registro formal dela, porque pode acontecer de alguém gostar dela é fazer o ISRC dela antes de você, vai que viraliza ai pra correr atrás e ensebado

    -você também pode gravar algo antigo que já é livre de direito autoral (70 anos após o falecimento do autor)

    -se você usar alguma gravação de terceiro livre de direito como comentei acima o algoritmo pode atribuir a algum fonograma de alguem vivo que executou a música
    as músicas de 3o que gravo instrumental, o algoritmo as vezes atribui ao André Rieu pq existe uma versão dele, então tenho que abrir reclamação pra consertar isso

    também se você não quer dor de cabeça, não pretende gravar nada e só quer algo de fundo o próprio youtube tem uma lista de músicas com vários estilos musicais para você usar sem problema de direito autoral
    https://studio.youtube.com/channel/UCiQ9JZzrvzumU7hJZtKg4kA/music
    essa lisra você somente ouve logado no youtube,
    pode baixar usar na edição ou inserir depois que subir o video

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Direitos autorais de músicas para vídeos