Direitos autorais de musicas

    Autor Mensagem
    Juliano8
    Veterano
    # ago/05


    ai nao achei o topico sobre o registro de musicas entao mal aew mas to criando um novo

    gostaria de saber como faço e quanto custa para mim registrar o direiutos autorais de minhas musicas .

    vlw aew

    Jason
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    olha nos tópicos relacionados, no fim da pagina

    Marcelo Torca
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O registro custa R$20,00 e é feito na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, mas exisatem escritórios em todo país.
    o site: www.bn.br através deste, você obterá o formulário e as instruções para fazer corretamente.

    maggie
    Veterana
    # jan/07
    · votar


    Território nem tão livre assim

    O advogado Marcelo Goyanes tem uma tarefa difícil – defender os direitos autorais num mundo em que a digitalização permite a troca de arquivos de música, imagens, vídeos e livros. Na medida em que tudo é digital, a cópia não-autorizada torna-se uma prática acessível. Ao mesmo tempo, com a popularização das câmeras fotográficas e de vídeo, imagens que deveriam ficar no âmbito privado vão parar na rede – e nem a execução de Sadam escapou. Na semana em que a modelo Daniela Cicarelli conseguiu tirar dos brasileiros o acesso ao YouTube, ele fala, nessa entrevista, sobre o desafio de controlar a disseminação daquilo que, tendo dono, deveria estar protegido.

    A web, desde sua criação, dá a impressão de terra de ninguém, onde tudo pode ser copiado e reproduzido. A Internet é a morte do direito autoral?

    De forma alguma. A Internet, que é um meio de comunicação de alto impacto, aliada à chamada revolução digital, que permite a reprodução/cópia de arquivos de dados com qualidade perfeita, sem sombra de dúvidas colocaram o direito autoral em posição de desamparo, porque tornou-se muito mais difícil controlar a disseminação de conteúdo protegido. Mas a falsa percepção de que existe um “vácuo legal” na Internet já não prevalece mais; aplicam-se na Internet todas as regras existentes e aplicáveis ao ambiente físico tradicional.

    É possível punir a pirataria na web? Como?
    É possível e está sendo feito. Como a Lei de Direitos Autorais também é perfeitamente aplicável à web, basta que o infrator seja localizado e uma ação seja ajuizada para que ele responda tanto na esfera civil como penal. Pela própria essência da Internet, muitas vezes é difícil localizar o infrator, que pode tentar se esconder através de um e-mail falso, pseudônimo ou mesmo através de um site registrado fora do país com identificação sigilosa; no entanto, cada vez mais são criadas ferramentas tecnológicas que visam justamente à identificação das pessoas na Internet, para evitar que direitos sejam violados impunemente.

    Celulares com câmeras de fotografar e filmar são cada vez mais multiplicadores de imagens que deveriam ficar no âmbito privado - nem a execução do Sadam escapou. As novas tecnologias vão mudar o conceito de invasão de privacidade?
    O direito sempre evolui para atender os anseios sociais. As normas servem para o bem do convívio social. É natural, portanto, que as novas tecnologias, que influenciam diretamente no comportamento do cidadão, influenciem também na aplicação da lei pelo Judiciário e até mesmo na edição de novas leis.

    O episódio do video da Cicarelli e o namorado afetou o acesso de milhões de brasileiros ao Youtube. O sr. acredita que esse tipo de processo vai ser cada vez mais freqüente?
    Acredito que sim. A Web 2.0 permite que os usuários tenham uma participação ativa e determinante no próprio conteúdo dos sites, e os celulares, máquinas fotográficas de filmadoras são objetos mais acessíveis à parcela da população que usa a Internet com habitualidade. Nessa conjuntura, será cada vez mais freqüentes vermos fotografias, vídeos e opiniões divulgados por usuários, que certamente não terão o cuidado de procurar um advogado para verificar se estão violando direitos de terceiros a cada vez que decidirem contribuir para um site. É esperado, portanto, que processos sejam ajuizados, por diversos motivos, em razão de divulgação de conteúdo na Internet.

    É possível conciliar a liberdade que a web propõe com o respeito aos direitos autorais/privacidade/imagem?
    Entendo que sim. O respeito ao Direito que se deve ter no meio físico é o mesmo que se deve ter na Internet. A livre manifestação do pensamento, da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura, são princípios fundamentais previstos na Constituição Federal. As pessoas precisam aprender a aproveitar a liberdade da Internet com responsabilidade. Aliás, liberdade pressupõe responsabilidade. Por exemplo, se todos decidirem deixar de comprar CDs e DVDs para baixar de graça música e vídeos em sites ilegais de troca de arquivos, as portas do mercado fonográfico se fecharão, e os novos talentos é que sentirão em primeiro lugar a falta de espaço. O usuário precisa refletir e entender que alguns artistas disponibilizam suas obras na Internet gratuitamente em troca de divulgação e outros preferem vendê-las. É preciso que a vontade do artista seja respeitada.

    fonte

    Button Mash
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Reza a lenda que é só você mandar o material que você quer registrar num sedex pra você mesmo, em carta registrada. Mas é um método extremamente porco. Ou nem é um método, talvez eu esteja falando bobagem (como sempre)

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Button Mash
    uaHuahueahueHAUHEDUAHEUHAueHAu|eA

    muito bom. perante a lei creio que funciona mesmo.

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e acredito que vários entenderam errado. o que ele quer é registra para que não seja plagiado, não é isso?

    acredito que a internet não tenha aver com isso.

    NESCAU
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Button Mash
    isso funciona sim, só nao pode abrir o envelope.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Juliano8
    Muita atenção nos dias de hoje. Começar pelo registro é essencial. Cuidado com este lance de mostrar para os amigos, colocar na internet e outras coisas, senão c tá dando mole pro, azar mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Direitos autorais de musicas