Editor de letras de música cifradas

    Autor Mensagem
    robertocunha
    Membro Novato
    # 04/jan/23 19:14


    Olá!

    Sou programador e estou pensando em criar um aplicativo para celular, tablet e Desktop para edição de letras de música cifradas.

    Atualmente eu uso programas como o MS Word para isso. Os problemas que vejo são:

    1. Digitar as cifras podia ser mais fácil. Por exemplo, em um celular ou tablet, o teclado podia aparecer só com os caracteres que interessam (C, D, E..., #, b, m, números etc.) ou talvez uns menus dropdown. Qualquer coisa que fosse mais especializada que o teclado normal.
    2. Depois de acabada a edição, quando você aumenta o tamanho da letra, às vezes a linha quebra (o verso que era uma linha passa a ser duas) e as cifras frequentemente vão parar no lugar errado.
    3. Para posicionar as cifras o único jeito é colocando um monte de espaços. Isso gera uma porção de problemas, quem escreve bastante letras com cifras, sabe. As cifras tinham que ser arrastáveis (clicar e arrastar, com o mouse ou com o dedo nos celulares e tablets).

    Entre outros problemas menores e funcionalidades legais que poderiam ser adicionadas.

    Minha questão é a seguinte: Alguém conhece algum aplicativo que resolva esses problemas? Se eu encontrar pelo menos um, mesmo que seja pago, eu nem começo a criar o meu.

    Agradeço imensamente qualquer dica da comunidade. Qualquer dúvida quanto ao meu texto é só avisar.

    Roberto.

    makumbator
    Moderador
    # 04/jan/23 19:55
    · votar


    robertocunha

    Com certeza tem app pra fazer isso no IOS (no Android deve ter também).

    Programas de partituras também podem fazer esse trabalho. Além dos pagos tradicionais (Sibelius, Finale, Dorico, Guitar Pro, Encore, entre outros), tem o Musescore e Lillypond (que são grátis). Vc já checou se dá pra fazer isso fácil neles?

    robertocunha
    Membro Novato
    # 04/jan/23 20:32 · Editado por: robertocunha
    · votar


    Olá, @Makumbator (Tentei usar o @ para citar você mas não funcionou)

    Com certeza tem app pra fazer isso no IOS (no Android deve ter também).

    Como uso Android, procurei na App Store do Google por "Chord Editor" e "Editor de cifras", mas não achei nada. Fiquei bem uma tarde inteira procurando, baixando vários pra testar.

    Programas de partituras também podem fazer esse trabalho. Além dos pagos tradicionais (Sibelius, Finale, Dorico, Guitar Pro, Encore, entre outros), tem o Musescore e Lillypond (que são grátis). Vc já checou se dá pra fazer isso fácil neles?

    O MuseScore eu uso bastante. Mas não dá pra digitar ou copiar e colar textos em uma página em branco. Como faria no MS Word.

    O Sibelius também não tem como criar uma página em branco, sem a partitura, sem compassos, só com texto. Mas tem aí uns cinco ou seis anos que não uso.

    makumbator
    Moderador
    # 04/jan/23 21:54
    · votar


    robertocunha

    Olá, @Makumbator (Tentei usar o @ para citar você mas não funcionou)


    Aqui não tem isso. Esse fórum é old school. O nosso procedimento pra citar alguém é clicar no nick da pessoa (assim o sistema já joga o nome em negrito no campo de resposta).

    No IOS tem o ireal (que acho que faz isso), mas é pago e se não me engano, não tem para Android.

    No dorico e Sibelius dá pra fazer algo parecido, mas tem que esconder um monte de coisas, como os compassos, as fórmulas de compasso, etc...(dá um certo trabalho)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Editor de letras de música cifradas