Editor de letras de música cifradas

    Autor Mensagem
    robertocunha
    Membro Novato
    # 04/jan/23 19:14


    Olá!

    Sou programador e estou pensando em criar um aplicativo para celular, tablet e Desktop para edição de letras de música cifradas.

    Atualmente eu uso programas como o MS Word para isso. Os problemas que vejo são:

    1. Digitar as cifras podia ser mais fácil. Por exemplo, em um celular ou tablet, o teclado podia aparecer só com os caracteres que interessam (C, D, E..., #, b, m, números etc.) ou talvez uns menus dropdown. Qualquer coisa que fosse mais especializada que o teclado normal.
    2. Depois de acabada a edição, quando você aumenta o tamanho da letra, às vezes a linha quebra (o verso que era uma linha passa a ser duas) e as cifras frequentemente vão parar no lugar errado.
    3. Para posicionar as cifras o único jeito é colocando um monte de espaços. Isso gera uma porção de problemas, quem escreve bastante letras com cifras, sabe. As cifras tinham que ser arrastáveis (clicar e arrastar, com o mouse ou com o dedo nos celulares e tablets).

    Entre outros problemas menores e funcionalidades legais que poderiam ser adicionadas.

    Minha questão é a seguinte: Alguém conhece algum aplicativo que resolva esses problemas? Se eu encontrar pelo menos um, mesmo que seja pago, eu nem começo a criar o meu.

    Agradeço imensamente qualquer dica da comunidade. Qualquer dúvida quanto ao meu texto é só avisar.

    Roberto.

    makumbator
    Moderador
    # 04/jan/23 19:55
    · votar


    robertocunha

    Com certeza tem app pra fazer isso no IOS (no Android deve ter também).

    Programas de partituras também podem fazer esse trabalho. Além dos pagos tradicionais (Sibelius, Finale, Dorico, Guitar Pro, Encore, entre outros), tem o Musescore e Lillypond (que são grátis). Vc já checou se dá pra fazer isso fácil neles?

    robertocunha
    Membro Novato
    # 04/jan/23 20:32 · Editado por: robertocunha
    · votar