Como colocar microfone do computador a soar bem?

    Autor Mensagem
    T-C
    Membro Novato
    # 27/nov/22 13:51 · Editado por: T-C


    Há alguma forma de colocar um Windows a soar bem, quase a nível de estúdio/live? Não entendo como chego a casa e nunca ouvi ninguém a cantar pior que eu. Faço gravações fora de casa e dizem-me que soa bem e que estou a cantar bem. Que tenho bom timbre/tone. E é facto que tudo soa melhor fora de casa quando oiço as gravações feitas. Quero perceber onde está o problema... É do microfone, é do hardware, é do software. É de não ter Daw? O que pode explicar isto? Sinto que nunca cantarei bem em casa.

    kiki
    Moderador
    # 21/dez/22 23:52
    · votar


    T-C
    É tudo isso junto.

    Dá sim pra gravar num PC windows comum com qualidade profissional.

    O microfone faz bastante diferença. Qual você está usando em casa? Acredito que esteja usando um de PC comum, vai ficar com timbre mais "encaixotado".

    Pra usar um microfone mais adequado pra cantar, geralmente ele usa conexão XLR (e não P2), o ideal é você ter uma interface de áudio (placa de áudio externa), que me parece que você não tem.
    Ou, alternativamente, comprar um microfone USB, tem umas opções que usam pra gravar podcasts e afins que tem uma boa qualidade.

    É bom aprender a usar DAW. Além de gravar, ele permite você colocar alguns efeitos que ajudam muito a ficar melhor - reverb, compressor, etc.

    Por fim, o próprio espaço onde grava faz diferença. Em casapode ter muito ruído de fora, pode ter muita reverberação do próprio cômodo, etc. Isso tudo pode atrapalhar uma gravação.

    Mas, dito tudo isso, cantar depende em primeiro lugar da própria voz. Se você canta bem, vai ficar bom mesmo com equipamento caseiro, só vai ficar com qualidade de áudio pior.
    Pode ser que esse conjunto de problemas te deixe mais intimidado e você não consiga soltar a voz como faz em um ambiente mais adequado.

    Swintus
    Membro Novato
    # 28/dez/22 05:13
    · votar


    Não sei, infelizmente.

    T-C
    Membro Novato
    # 28/dez/22 21:16 · Editado por: T-C
    · votar


    É tudo isso junto.

    Dá sim pra gravar num PC windows comum com qualidade profissional.

    O microfone faz bastante diferença. Qual você está usando em casa? Acredito que esteja usando um de PC comum, vai ficar com timbre mais "encaixotado".

    Pra usar um microfone mais adequado pra cantar, geralmente ele usa conexão XLR (e não P2), o ideal é você ter uma interface de áudio (placa de áudio externa), que me parece que você não tem.
    Ou, alternativamente, comprar um microfone USB, tem umas opções que usam pra gravar podcasts e afins que tem uma boa qualidade.

    É bom aprender a usar DAW. Além de gravar, ele permite você colocar alguns efeitos que ajudam muito a ficar melhor - reverb, compressor, etc.

    Por fim, o próprio espaço onde grava faz diferença. Em casapode ter muito ruído de fora, pode ter muita reverberação do próprio cômodo, etc. Isso tudo pode atrapalhar uma gravação.

    Mas, dito tudo isso, cantar depende em primeiro lugar da própria voz. Se você canta bem, vai ficar bom mesmo com equipamento caseiro, só vai ficar com qualidade de áudio pior.
    Pode ser que esse conjunto de problemas te deixe mais intimidado e você não consiga soltar a voz como faz em um ambiente mais adequado.


    Kiki
    Obrigado pela resposta pormenorizada e organizada, não tenho nada disso, estou indeciso entre comprar um de uma gama média baixa ZoomH1N ou um SM-57 ou um AT-2020. Gostava de saber uma coisa de forma honesta, acho que isso pode ser dito já... O meu timbre é bom, meio meio ou ruim? Já ouvi de tudo e fico muito confuso. O resto não interessa de momento, sei que não tenho voz de cantor profissional, isso está mais que sabido, tecnicamente ainda fico muito a desejar. Vou ter muito que evoluir... O que quero saber é se o timbre tem ponta que se lhe pegue ou se tem pouco potencial (isto sabendo que há cantores com maus timbres).

    Isto foi gravado fora de casa, mas acho que se percebe o que o timbre será.


    Não tem efeitos. Já coloco aqui com efeitos. Versão vocaroo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como colocar microfone do computador a soar bem?