CaioRC Membro Novato |
# nov/22 · Editado por: CaioRC
Não encontrei nenhum tópico específico sobre isso, por esse motivo estou aqui. Tenho curiosidade em saber as funções de algumas cadências que ocorrem frequentemente na Bossa Nova/MPB. Não sei se existem respostas para as minhas perguntas. Caso não exista, agradeço de qualquer forma.
1 - G7(13) G7(13-) Gm7 Gm6 ou Gº ou C7(9-) Eu sei que essa sequência faz cair em um II V I, mas não sei muito bem a função dos dois acordes antecedentes ao grau II.
2 - Dm7 Bb7M G7 Como exemplos, essa sequência aparece na música Por Supuesto da Marina Sena (com um pouco menos de sofisticação) e em boa parte da música Boa Noite de Djavan. Eu tenho uma teoria que talvez explique o motivo de G7 resolver em Dm: G7 pode resolver no acorde relativo (Am), com tônica na sexta de dó maior, e no antirrelativo (Em), com tônica na terça de dó maior, por causa da semelhança das notas presentes nesses acordes em relação a tônica (C), G7 resolvendo em Am seria a mesma coisa que resolver na terça de fá maior, que também poderia resolver na sexta de fá (Dm). Não sei se ela está correta e se as relações que fiz são possíveis, válidas e passíveis de acontecerem, mas foi o que pensei para tentar justificar.
3 - G7 Bm7 Como exemplos, essa sequência aparece em um pedaço da música Topázio e no início de Asa, ambas de Djavan. Como o tópico anterior, também possuo uma teoria sobre isso que segue a mesma linha de raciocínio: G7 pode resolver em um acorde meio tom abaixo dele, esse sendo maior ou menor (F# ou F#m), nesse caso, F#m. Esse último é antirrelativo, terça de ré maior, portanto, G7 pode resolver no próprio acorde de ré maior (D) como no seu acorde relativo (Bm), com tônica na sexta de ré maior.
4 - Dm7 Dbm7 Cm7 Não tenho muito o que falar sobre essa, pois é uma decadência muito popular, usada em tudo quanto é música. Em relação à essa, não tenho nada concreto em mente. O máximo que eu consigo pensar é que o Dbm7 seria um acorde de passagem (talvez seja somente isso mesmo e eu esteja procurando pelo em ovo kkkk).
Bom pessoal, é isso. Essas são minhas dúvidas sobre teoria musical. Eu sei que nem sempre as coisas precisam fazer sentido na música, que soar bem já é mais do que o suficiente, mas essas cadências aparecem com frequência em várias músicas, citei apenas alguns pequenos exemplos, e creio que deva ter um motivo para tal. Corrijam-me qualquer coisa, por favor! Seria um aprendizado imenso!
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