Psicologia musical existe?

    Autor Mensagem
    T-C
    Membro Novato
    # 03/out/22 11:32


    Estou a reparar num fenómeno estranho... Pessoas que me ouvem agora pela primeira vez vão sempre dizer que sou melhor que aquelas que ouviram-me antigamente. As que me ouviram antigamente, ouvindo agora, para algumas , nada as demove de que a evolução é extremamente ligeira ou praticamente inexistente. O mesmo vale para pessoas novas a quem mostre gravações antigas primeiro, vão sempre dizer que sou mau, mesmo mostrando as melhores posteriormente. Se mostrar primeiro as mais recentes e passado uns dias mostrar as piores virão dizer que há uma evolução bastante presente e claramente evidente.
    Efeito primeira impressão existe na música?

    JJJ
    Veterano
    # 03/out/22 11:35
    · votar


    Efeito primeira impressão existe na música?

    Existe na vida. Por quê não existiria na música?

    Wanton
    Veterano
    # 03/out/22 11:54
    · votar


    Qualquer juízo envolve processos psíquicos. Chamar o fenômeno que você identificou de psicologia musical me parece um tanto inadequado. Vamos ao que interessa.

    Quem te ouviu antes talvez tenha menos disposição para ouvir de novo, uma vez que trata-se de um aprendiz. Talvez as pessoas sejam mais benevolentes na primeira audição.

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/out/22 13:43 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    T-C

    Talvez seja porque (como faz aqui no fórum) dia sim dia não você pergunta se houve evolução em sua voz, como se isso fosse possível em espaços tão curto de tempo. Aqui mesmo, reparei, que a última vez que perguntou isso, ninguém respondeu. E não é por desprezo.

    Talvez sua ansiedade seja o ponto que você deveria focar.

    T-C
    Membro Novato
    # 03/out/22 13:56
    · votar


    Peço desculpa. Não vou mentir, anseio pelo dia em que as pessoas digam que canto bem. Estou obcecado com isso. Vou fazer uma pausa de fórum mais uns meses.
    Obrigado pelas respostas compreensivas.

    Ningen
    Veterano
    # 03/out/22 15:17
    · votar


    + 1 no comentário do JJJ

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/out/22 17:10
    · votar


    T-C

    Cara, você não precisa pedir desculpas a ninguém ou dar pausa no fórum.

    Só precisa entender que para que um dia as pessoas digam que você canta bem, você precisa estudar, cantar, treinar, cantar, estudar e cantar... até ficar bom. É cantando bem que você vai ter essa resposta e não perguntando.

    E sim, é possível você cantar bem se estudar e se dedicar.

    Abraço, boa sorte!

    T-C
    Membro Novato
    # 03/out/22 18:58
    · votar


    ''E sim, é possível você cantar bem se estudar e se dedicar.''

    Lelo Mig, acha que e? Estou ficando algo desmotivado... Voz melhorou, mas continua uma bela porcaria. Desafinada, sem chama e energia. Abafada. Vou melhorar continuando claro. Hoje um amigo disse-me que nao acredita que venha a cantar bem e que por isso me devia focar noutras coisas, talvez teatro fosse mais produtivo. Que minha voz parece ser menos ma do que e tb porque instrumental esta alto. O que tb acaba por ser verdade...
    Eu acredito que haja pessoas que cantam muito mal que com muita dedicacao ficam a cantar bem... Acredito que realmente existem.
    Mas acreditar em casos, nao quer que eu acredite que todos ficam. Se calhar ha pessoas que n conseguem mesmo. E posso ser uma delas.

    JJJ
    Veterano
    # 03/out/22 19:06 · Editado por: JJJ
    · votar


    T-C

    Só uma perguntinha: você fez/faz aulas de canto com um bom professor?

    Se faz, ele é o cara mais adequado pra responder suas dúvidas.

    Se não faz, precisa tentar, já que, aparentemente, sozinho você não está conseguindo chegar onde quer.

    Eu não sou nenhum Freddie Mercury, mas canto direitinho e nunca tive aula. Tenho facilidade com voz e com instrumentos em geral. Toco várias coisas de orelhada, aprendi tudo sem professor. Claro que sempre troquei ideia com amigos, li livros, vi vídeos, etc. e faço isso há séculos, mas professor MESMO, nunca tive. Agora, tem gente que precisa de alguém pra direcionar, senão não sai do lugar. Pode ser o seu caso. E não é demérito nenhum! É só questão de ter mais ou menos jeito pra coisa...

    T-C
    Membro Novato
    # 03/out/22 19:18 · Editado por: T-C
    · votar


    Só uma perguntinha: você fez/faz aulas de canto com um bom professor?

    Fiz, mas estamos a falar de meses... Comecei em Maio, parei em Agosto porque me mudei de cidade. Estou a pensar retomar la para Janeiro, quando tiver novamente mais tempo disponivel. Eu acho que minha voz melhorou, serio, saiu do lugar. Mas nao esta bom. Sei disso... Por favor, suplico, me diga, se melhorou, ou se nao melhorou. Seja honesto... Tem o agora e o antes... Ha melhora, ou esta tudo na mesma como a lesma? Preciso de saber isso... Por favor... sao so 43s.
    Tenho treinado todos os dias, seja tendo com aulas ou nao... Para mim soa imensamente melhor o primeiro, mas n sei, durante muito tempo pensei que estava a melhorar e n estava. Pode ser um caso desses. Aqui sao 5 meses de diferenca entre gravacoes nesses 43s.

    https://vocaroo.com/14MCVjHRkTyT

    JJJ
    Veterano
    # 03/out/22 20:13
    · votar


    T-C

    Não dá pra comparar, são duas músicas diferentes e em duas línguas diferentes. Light My Fire pareceu mais razoável, mas ainda com um caminho a percorrer. Principalmente, mais "energia" na voz.

    T-C
    Membro Novato
    # 04/out/22 05:42 · Editado por: T-C
    · votar


    JJJ,obrigado pela sua opiniao, infelizmente n tenho Light My Fires mais antigas para comparar. Tenho Riders On The Storm, mas imensamente mais antiga, acho que nao conta. Vou colocar uma portuguesa como esta agora agora, mesma lingua, fica mais facil a comparacao. Colocarei a voz mais alta do que o costume, fica a soar pior, mas percebe-se muito melhor a voz. Preciso mesmo de saber se evolui, para ver como vou esquematizar os meus proximos meses. Outra coisa que preciso de saber e se o meu timbre e horrivel ou n.

    https://vocaroo.com/13DKoDIwSg71

    JJJ
    Veterano
    # 04/out/22 07:53
    · votar


    T-C

    Perceba aos 0:32 que tem uma semitonada (você não chega onde tem que chegar). Fora isso é o mesmo que falei antes: falta um pouco de drive, um pouco mais de "energia", de "explosão" da voz. Eu não sou professor de canto, não sei os termos corretos, mas a impressão é essa.

    T-C
    Membro Novato
    # 08/out/22 21:02 · Editado por: T-C
    · votar


    JJJ.
    OBG por sua analise. Sim, realmente falta um pouco de muita coisa. Estou em conversacoes para retomar aulas de canto, agora na localidade onde estou a viver. Estive a ver, tenho a porta de casa, uma escola que aparece no top 10 de Portugal e tem cantores relativamente famosos (ex. alguns que chegaram a fases avancadas do The Voice e derivados).
    Perguntei a 2 musicos que conheco semi-pessoalmente (conversamos bastante na net, geralmente sobre outros assuntos), o que achavam da minha voz, eles tenderam os 2 para dizer que tenho um timbre bonito (o que achei estranho), boa soletracao das palavras. Um deles diz que o meu problema secundario e os timings e o outro a afinacao. O principal e falta de dinamica/energia/brilho. Dizem que tenho uma voz clara, seja la o que isso quiser dizer.

    Schelb
    Veterano
    # 10/out/22 08:56
    · votar


    Cara, não sei se ajuda o meu comentário, mas eu tinha um conhecido na minha cidade que tocava guitarra e resolveu começar a cantar e fazer shows ... no início eu ficava com vergonha alheia .. era bem triste de ouvir ele cantando .. mas ele foi fazendo aula e insistindo .. alguns anos depois vi uma apresentação dele e ele tava mandando super bem .. hoje ele segue fazendo show por aí .. tem música lançada .. da entrevista .. por aí vai.

    Esquece essa coisa de psicologia musical certo? Sou psicólogo por sinal .. mas com certeza, como já te disseram aí, o foco é outro .. não é saber oq influencia os outros a acharem sua voz boa ou não .. é sim melhorar sua voz .. fazer aula .. treino e paciência .. com o tempo vc vai melhorar e as pessoas vão reconhecer isso. Pra mim o grande problema no seu canto é a ansiedade que vc ta de querer ser bom de uma hora pra outra .. tem que ter paciência. Tem gente que tem mesmo mais facilidade pra fazer certas coisas .. tem gente que parece que nasce sabendo cantar né .. mas isso é sorte de alguns .. o resto das pessoas tem que percorrer esse caminho mais lento, mas num quer dizer que não vão chegar lá.

    Agora sério, auto crítica é importantíssimo pra se evoluir .. mas se você colocar muito peso em cima da sua performance, você pode acabar é atrapalhando seu desenvolvimento e tornando o canto uma prática menos prazerosa .. tenta relaxar cara

    T-C
    Membro Novato
    # 11/out/22 20:46 · Editado por: T-C
    · votar


    @Schelb ajudou sim. N vou colar mais covers para n ser cansativo. Mas nota-se evo de Maio ate Outubro. N e uma evo milagrosa. Mas e uma evo razoavel, o esperado para 5 meses. Tenho certeza, n sou apenas eu a dizer, varias pessoas tb o dizem. A voz sem energia e explosao pelo que percebi nos ultimos 2 dias, foi parcialmente provocada por um micro sem qualidade que abafa a voz. Ate posso dizer o modelo. MTK headphones, dos baratos, n presta para cantar (contudo a voz n tem grande energia n, simplesmente n e tao abafada como aparenta nessas gravacoes). Gravei no telele Huwaei Lite de 2017, com Dolby, a voz fica imensamente melhor com mais dinamica e brilho. Nem se compara.E n estamos a falar de um telele topo de gama.

    Foi este o modelo do pessimo micro que abafa a voz.
    https://rtechtecnologias.com/product/headphones-com-microfone-mtk-k345 1/

    EDIT - Confirma-se.

    [img]https://i.ibb.co/9b8cjpK/meio-da-tarde.png[/img]

    T-C
    Membro Novato
    # 23/out/22 14:09 · Editado por: T-C
    · votar


    JJJ
    Fora isso é o mesmo que falei antes: falta um pouco de drive

    Obrigado pela dica! Passei a semana inteira focando no drive... Acho que resolveu em parte. N deu para ficar bom nisso. Mas o suficiente para disfarcar. Isso e o micro ser melhor que o anterior. Foi importante o foco nisso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Psicologia musical existe?