Sou mais viciado em colecionar equipamentos, me preocupo com isso do que tocar. Alguém mais com ess

    Autor Mensagem
    LES VITO
    Membro Novato
    # 25/jul/22 23:49


    Boa noite pra todos!
    Bem, venho enfrentando um dilema que não sei se mais alguém enfrenta, mas é o seguinte: Eu sou fissurado em adquirir equipamentos, me preocupo mais com isso do que tocar em si.
    Atualmente tenho três guitarras, uma Gibson Les Paul Studio, uma Fender Tele MEX, uma Fender Strato MEX, um Mesa Boogie Stiletto, um Peavy Bandit e uma Boss GT10.
    Às vezes olho tudo isso que eu tenho e me sinto um completo idiota. Meu Mesa dificilmente eu passo do volume 2, pois toco somente em casa.
    Tecnicamente sou um guitarrista medíocre, toco algumas músicas meia boca.
    Nunca toquei com banda na minha vida, toco apenas com playbacks em casa.
    Eu juro pra mim mesmo que vou vender tudo e ficar apenas com uma guitarra simples e um cubo transistorizado simples, mas chega lá e já fico me coçando pra comprar coisas novas, olho diariamente o facebook, olx e mercado livre em busca de novos equipamentos.
    Eu nao sou rico, mas também não um pobre, trabalho bastante pra poder comprar essas coisas, mas enfim, é um dilema complicado. Tenho equips profissionais são para ser usados em studios e shows e apenas uso eles em um mero quarto, equips estes que custam alguns milhares de reais...
    Alguém já passou por isso? Como que lidaram com essa questão? Continuaram nessa "fissura" ou venderam tudo pra focar mais nos estudos e técnica? Queria compartilhar e debater esta questão com vocês1

    JJJ
    Veterano
    # 26/jul/22 08:47
    · votar


    LES VITO
    trabalho bastante pra poder comprar essas coisas

    Se te faz feliz e você pode, sem comprometer sua vida e de sua família... não encana muito não, curte aí o equipo.

    O maior problema é quando a pessoa não pode, entra em dívidas e tal. Aí é rolo.

    JJJ
    Veterano
    # 26/jul/22 08:50
    · votar


    Ah, outra coisa: isso que você tem se chama GAS (Gear Acquisition Syndrome) e é bastante comum entre guitarristas. Tá cheio de tópico sobre isso aqui no FCC.

    Se a coisa ficar muito, muito grande, pode fazer análise. Daí, em vez de gastar com equipo, vai gastar com o analista...

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 26/jul/22 10:45
    · votar


    Acredito que vender tudo não seria a solução, acho que deveria focar no que tem agora e melhorar usando isso. Já vi varias pessoas dando essa dica, e tirando leite de pedra. Como já tem coisas boas foca mais no aprender mesmo e tenta entrar em banda, que ai vc vai ver que o que gastou não foi em vão

    ejames
    Membro Novato
    # 26/jul/22 11:44
    · votar


    ou venderam tudo pra focar mais nos estudos e técnica?

    Não vejo sentido em pensar que uma coisa atrapalharia a outra.

    Cloudkicker
    Veterano
    # 26/jul/22 11:45 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Se eu tivesse um salário melhor quando era mais novo, estaria na mesma situação. A falta de grana me ajudou a ter mais tempo pra pensar nisso. Comprar equipamentos é bom demais, sempre aparece algo que parece interessante ou divertido de usar, mas é bem fácil "passar da conta". Já comprei pedais dos quais tenho saudade e outros que se mostraram inúteis, mas eram relativamente baratos, aí passei pra frente quase a troco de bala porque ninguém queria comprar.

    Hoje em dia, minha abordagem é outra: adquirir o suficiente** e, a partir daí, fazer de tudo que for possível pra alcançar um timbre característico, algo que possa considerar como a minha "assinatura".


    **Essa percepção é bem pessoal e a sua provavelmente será muito diferente da minha... passei um bom tempo pensando nas combinações que mais me agradariam e, pra mim, a conclusão é: 2 guitarras com configurações bem diferentes uma da outra, 1 baixo (sempre bom pra "empurrar" ideias de composição de uma forma um pouco mais completa, mesmo que eu não seja baixista), 1 controlador midi, set de pedais devidamente planejado (até salvei o esquema que montei, pra não fugir muito dele ou passar da conta quando finalmente puder comprar os pedais), um multiefeitos legal pra testar IRs e modulações mais absurdas e um amp pra quando sentir falta de uma resposta sonora próxima de mim no palco. Meu objetivo é montar uma banda depois que recuperar o ritmo de tocar guitarra.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 26/jul/22 12:22
    · votar


    O que você tem se chama transtorno da acumulação compulsiva, mas é tratável. O primeiro passo do tratamento é me enviar sua localização via MP, para que eu te ajude a se desfazer da sua Les Paul. É um passo pequeno, mas logo você vai se desfazendo das suas coisas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 26/jul/22 14:29
    · votar


    eu sofria disso comecei tulhar teclado aqui na minha sala, boa parte bagaço, alguns doados, outros baratos por defeitos como tecla faltando, alguns gastei arrumando, outros não tiveram conserto...

    então comecei colocar limites para eu mesmo
    - ainda compro algo se foi algum que realmente passei vontade quando lançou.. aquele teclado que eu queria na adolescência e não tive, se somente chamou atenção pelo preço e não tinha cativado não entra
    - tenho um mixer mg166 e uma mackie de 16 canais, então cada teclado tem que estar ligado nelas, se não tem mais canal, não entra... também não vai entrar mixer novo
    -entrou um, sai outro
    - meu espaço tem que ser com cara de sala/estudio, começou ficar com cara de deposito preciso mudar
    - dar utilidade no que tenho, parei um tempo com banda, mas tenho o canal do youtube que tento manter um cronograma de 7 ou 15 dias, sempre com vídeo novo, então sempre estou gravando algo com alguma coisa
    - se com tudo isso algum equipo vejo que estou a um ano sem usar pra nada, só pegando poeira.. vai embora, para juntar grana e talvez algo novo
    -boa parte de doações, somente se estiver funcionando 100% e se pode acrescentar algo

    quando digo doação geralmente são esses teclados parados que a pessoa comprou para começar aprender e não foi, como casiotones, psr ou algum orgão de pedaleira que geralmente está com defeito.... então ultimamente boa parte se resume a não pegar mais

    o canal do youtube me ajuda me sentir util e não: medíocre, toco algumas músicas meia boca., as vezes uma música meia boca soa bonita em algum teclado meia boca... mais do que um teclado bom

    -------------------------------------------------------------------------
    Tecnicamente sou um guitarrista medíocre, toco algumas músicas meia boca.
    Nunca toquei com banda na minha vida, toco apenas com playbacks em casa.
    Eu juro pra mim mesmo que vou vender tudo e ficar apenas com uma guitarra simples e um cubo transistorizado simples, mas chega lá e já fico me coçando pra comprar coisas novas, olho diariamente o facebook, olx e mercado livre em busca de novos equipamentos.

    ---------------------------------------------------------------------- --------

    nas psicanalises que tenho,,, teria alguma resposta na linha do "senso de recompensa"
    é o mesmo prazer que vc sente quando fecha a fase de um joguinho de celular, passa em um prova, executa alguma atividade
    talvez vc está jogando suas compras nessa emoção, eu posso, eu consigo, eu fico feliz...

    Drinho
    Veterano
    # 27/jul/22 04:59 · Editado por: Drinho
    · votar


    LES VITO

    Não acho que seja errado cara, tem gente que coleciona carro de milhão e tem barco de 5 milhões, se colecionar equipamento te faz feliz, mesmo que seja mais do que tocar, não se puna psicologicamente, compre seu equipamento.

    Cada um tem seus objetivos, para mim a vida boa é focada em viagem, comida, saúde e renda para sustentar isso, poucas e boas pessoas e pouquíssimos bens materiais de qqr tipo.

    Cada um é cada um.

    RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 27/jul/22 23:31
    · votar


    Vc ter essas guitarras acho que não é problema algum. É um hobby, agora vc ter um amplificador de trocentos watts ai é vacilo, mesmo porque se o ampli for valvulado vc só vai tirar som dele se conseguir subir os volumes pra saturar as válvulas, tenho um estúdio e não é pequeno, pra gravação tenho ampli valvulado de 15 watts e pra ensaio de 50 watts transistor.

    Ramsay
    Veterano
    # 29/jul/22 22:39 · Editado por: Ramsay
    · votar


    LES VITO
    Atualmente eu não compro mais nenhum pedal de distorção, pq tenho vários encostados aqui que mostravam um som lindo em vídeos do Youtube, mas que na prática se mostraram extremamente inferiores aos desses vídeos.

    Uns poucos eu consegui devolver por arrependimento e a maior parte permanece encostada aqui sem uso.

    Se quiserem eu posso citar alguns desses pedais tipo "Denorex" (que parece mas não é).

    Cloudkicker
    Veterano
    # 30/jul/22 17:47
    · votar


    Ramsay

    Fiquei curioso sobre os pedais!

    GabrielFerreiraBlues
    Membro Novato
    # 01/ago/22 13:04
    · votar


    Acho que não tem problema desde que você saiba o que você precisa e o que você quer:

    Eu estou caminhando pra me "profissionalizar completamente" na musica e transformar isso na minha principal ocupação. Atualmente tenho uma epiphone bb king que me atende bastante, um baixo toby by tobias (nem sei que marca e essa mas ele e bom) mas também mantenho minha primeira guitarra e construí uma partcaster strato simplesmente porque eu queria isso. Um dia ainda pretendo comprar uma guitarra de 8 cordas, um baixo de 6, e algo com ponte flutuante, mas esse dia não é hoje pois tenho outras prioridades e já garanti o necessário. Eu preciso de uma guitarra com ponte flutuante? Não, mas é legal e um dia ainda vou ter uma. Eu preciso de uma guitarra de 8 cordas? Não, eu toco blues e jazz na maioria do tempo, mas inversões são legais então que se dane.
    Desde que você saiba o que é necessidade e o que é desejo, é defina suas prioridades está tudo bem

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 02/ago/22 16:33
    · votar


    LES VITO
    Certeza, também tenho coisa demais. Mais de uma dúzia de guitarra, meia dúzia de amp, mais de 50 pedais, etc. Mas comparado com outros hobbies é até barato. Por exemplo, eu coleciono relógio. Um Rolex "básico" sai 6 mil dólares e pros colecionadores é "modelo de entrada". Quanta coisa foda de música você compra com 6 mil dólares? Meu problema agora é mais espaço do que qualquer outra coisa.

    Ramsay
    Atualmente eu não compro mais nenhum pedal de distorção, pq tenho vários encostados aqui que mostravam um som lindo em vídeos do Youtube, mas que na prática se mostraram extremamente inferiores aos desses vídeos.
    Foda né? É o que mais tem. Esses vídeos são tudo "sponsored" e o cara acaba tendo que maquiar o som pra parecer bom, senão nunca mais ganha nada das empresas.

    GabrielFerreiraBlues
    Eu estou caminhando pra me "profissionalizar completamente" na musica e transformar isso na minha principal ocupação.
    Aí sim vc não vai ter grana pra comprar gear nenhum hehehe.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 03/ago/22 10:58
    · votar


    O tenso é as surpresas que a vida pode pregar na gente. Eu ultimamente anda apertado até as vezes pra manutenções pros equipamentos (uma bateria de 9v está quase R$ 40,00). Ai eu depois do outro post que tinha feito, tinha juntado uma graninha e me dei de presente um pedal de Wah wah. Mas ai dias depois que comprei, bati o carro e agora to com uma baita prejuízo e se não tivesse pegado o pedal iria ajudar um pouco a pagar o concerto. Por isso que ter equipamentos tem que ser algo bem planejado, pq mesmo com um certo planejamento fica bem complicado.

    Cup Noodles
    Veterano
    # 03/ago/22 11:17
    · votar


    eu passo demais por esse problema.
    nao toco guitarra a anos e to sempre trocando de equipamento no OLX.

    eu tive uma banda cover de metallica entre 2002 e 2004... depois disso meus amigos mudaram de cidade.. cada um pra um canto diferente por questões de vestibular etc.. e eu fiquei tão descrente que parei de tocar e vendi tudo... (que nao era quase nada pq eu nao trabalhava na epoca)
    mas eu nunca parei de gostar de guitarra e de metal... sempre ficava namorando as vitrines de lojas de instrumentos porém nunca comprava nada.. até que em 2012 montamos uma "banda" com uns colegas de trabalho que estavam começando a aprender a tocar alguns instrumentos e voltei a estudar... novamente em 2014 me mudei de cidade e praticamente nunca mais encostei na guitarra... a diferença é que nao vendi minhas coisas e continuo sempre trocando por equipamentos diferentes..
    tocar que é bom?
    NADA! =/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sou mais viciado em colecionar equipamentos, me preocupo com isso do que tocar. Alguém mais com ess