Notas De Repouso?

    Autor Mensagem
    AleLima
    Membro Novato
    # abr/22


    Se eu estou tocando uma música no tom de Dó usando a pentatonica...
    Então tem um acorde que é o Fá...
    Quanto eu estiver tocando o acorde de Fá eu tenho que fazer a Penta de Fá Maior? Ou continuo usando a Penta de Dó?
    Se for a penta de Dó, qual notas devo repousar quando estiver usando o Acorde de Fá? Já que na penta de Dó não tem a nota Fá?

    Drinho
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Se a música está em Dó você não precisa gastar energia dando foco ao acorde de Fá uma vez que este acorde faz parte do campo harmônico de Dó. A escala de Dó é suficiente para satisfazer esta harmonia.

    Já que na penta de Dó não tem a nota Fá?

    Não tem a nota Fá mas tem outras notas que fazem parte do acorde de Fá portanto, como falei não precisa se preocupar com isso, toque a escala de Dó e seja feliz.

    Schelb
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Eae AleLima. Bom, vamos analisar seu exemplo, considerando que você esteja no campo harmônico de dó maior e usando a pentatônica maior de dó:
    Essa penta é composta por dó, ré, mi, sol, lá. Estas notas em cima do acorde de fá serão (em relação ao fá): 5ª, 13ª, 7ªM, 9ª e 3ª. Neste caso, o dó (quinta) é nota de repouso, a terça e a sétima são boas notas também para estacionar, pq fazem parte do acorde e trazem um aspecto mais colorido, já a nona e a décima terceira são notas de tensão, mas que caem muito bem no acorde.
    Você pode ver que a penta de dó funciona bem no acorde de fá, apesar de não trazer a nota fá em si, então da pra seguir na penta de dó tranquilamente. Na real ,a penta maior de dó dentro do campo harmônico de dó só vai trazer alguma tensão mais delicada quando você tocar acordes que tem a nota si, já que o dó forma um intervalo de segunda menor sobre o si. E os acordes que tem a nota si no campo harmônico de dó, considerando só a tríade, são: o Bm(b5), o Sol e o Mi. Nestes três acordes tem que lembrar que a nota dó pode ser um pouco apimentada .. então tem que ser usada de passagem ou de forma mais consciente .. ou evitar mesmo.

    Mas o legal é você testar e sentir qual é a sensação que cada intervalo traz, pra desenvolver percepção e ir entendendo quando você quer ou não tocar notas "evitadas", notas de repouso ou tensões.

    AleLima
    Membro Novato
    # abr/22 · Editado por: AleLima
    · votar


    Muito boas as explicações deu uma clareada aqui na mente. Muito Obrigado. Se alguém quiser acrescentar mais eu agradeço...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/22
    · votar


    AleLima

    Se você observar os acordes básicos (maiores e menores), verá que eles têm 3 notas na sua formação: a tônica, a terceira (maior ou menor) e a quinta (justa). Sendo assim, qualquer uma dessas 3 notas são as preferidas pra repousar sem que exista qualquer conflito com o acorde, afinal, a nota pertence ao acorde, ok?!

    Na escala pentatônica acrescentamos mais duas notas, que totaliza cinco notas e daí o nome pentatônica. Essas duas notas adicionais também são boas pra tocar sobre o respectivo acorde e inclusive o repouso sobre elas.

    Procure observar as notas que mudam quando você toca uma pentatônica de Dó maior e uma de Fá maior. Faça isso no papel, mas também na mesma região do braço que você está estudando. Lembre-se que a pentatônica se desdobra em 5 desenhos diferentes ao longo do braço, e entender as notas que diferenciam uma pentatônica da outra.

    Penta de Dó maior: C, D, E, G e A
    Penta de Fá maior: F, G, A, C e D

    Note que são semelhantes. Contudo, pensar apenas em notas alvos ou notas de repouso não é suficiente. É importante saber quais as notas evitar, mesmo fazendo parte do tom. Isso porque algumas notas podem gerar intervalos de segunda menor com algum grau do acorde, que acaba exercendo uma forte atração a este grau, provocando uma tensão sonora. Por exemplo, a nota Fá no acorde de Dó forma um intervalo de segunda menor com a terça do acorde (nota Mi), sendo atraída pra nota Mi (como um magnetismo), e o som fica tenso. Não posso tocar esta nota Fá sobre um acorde Dó maior? Pode, mas com cuidado e sabendo desta atração. Se a sua intenção for a de provocar uma tensão, beleza! Se não, é bom evitar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas De Repouso?