Banda em outra cidade com ensaio a cada 2 semanas: é viável? Alguém já passou por isso?

    Autor Mensagem
    Cloudkicker
    Veterano
    # nov/21 · Editado por: Cloudkicker


    Bom, eu moro em uma cidade a cerca de 250km da capital de SP e, depois que retomar os estudos de guitarra, pretendo considerar a ideia de formar uma banda. Acontece que não vejo muita movimentação dos músicos daqui e penso em procurar pessoas na capital, para ter mais chances de encontrar pessoas que querem tocar o mesmo estilo que eu e pretendem levar a sério.

    Acontece que, por morar longe de SP, ficaria difícil ensaiar toda semana. Por isso, considerei uma possibilidade como "melhor ensaiar menos e saber que todos na banda estão tirando suas partes devidamente do que tentar levar adiante uma banda com pessoas que não estão muito interessadas só porque moram perto". Eu realmente quero formar uma banda com intenção de compor sons autorais e de fazer shows, sinto saudade de estar no palco, por isso não considero a ideia de uma "banda online", onde as colaborações são feitas por trocas de arquivos (até tenho projetos assim em mente, mas não para considerar como banda principal).

    Vocês acham que existe possibilidade disso dar certo? Alguém já chegou a arriscar algo assim e pode relatar a experiência, por favor?

    JJJ
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Quando eu mudei pra Minas, eu tinha uma banda no Rio. Pensei num esquema desses, mas não dá não, cara... Depois de dois ensaios, desisti.

    Cloudkicker
    Veterano
    # nov/21 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    JJJ

    Ah, aí é puxado, mesmo... :(
    Vou ver se encontro gente em uma cidade um pouco mais perto, mas tô pensando em manter minha ideia inicial como última opção. Não quero desistir agora que recuperei o ânimo.

    No entanto, se for um esforço que realmente não compensa, mesmo em uma cidade mais próxima, sei que existe a possibilidade de repensar meus planos.

    JJJ
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Cloudkicker
    Ah, aí é puxado, mesmo

    Mas era mais perto que o seu caso. Apesar de ser outro estado, fica bem na divisa, são uns 180 Km. Mesmo assim, é impraticavel.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Banda em outra cidade com ensaio a cada 2 semanas: é viável?

    pode até ser viável vai depender da paixão de cada um pela banda
    porque vejo que uma banda assim vai ter problemas para ter shows, de inicio vai falar não para esses shows de quinta e sexta, a banda só toca fim de semana,
    uma banda que tive eu trampava e era sair e ir do trampo e o tempo era ir pra casa pegar as coisas que já estavam arrumadas e voar para tocar
    tocar de madrugada e no dia seguinte trampar meia fase
    ai coloca nisso 3 horas de locomoção, não vai dormir, vai surtar ou fazer mer....a no transito

    então se todos tiverem o espirito da banda e saber que ela só toca as vezes ai vira, fica mais por curtição e um show por mês
    mas se tem alguém que depende da grana de música ai começa pegar trampo com outras bandas e para encaixar uma que ensaia de 15 em 15 não rola

    se rolar química, o ensaio tem que ser otimizado para não ficar muito conversinha e não tocar nada
    banda se gravar algo para ouvir em casa, para cantor ensaiar com a gravação mesmo que tosca, rolar conversa no whatsapp sobre o arranjo, sobre tom...e chegar no ensaio e pau na jaca

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Acho bem impraticavel esse deslocamento todo. Colocando tudo na ponta do lapis vai ser uma baita grana perdida (gasolina, tempo e tudo mais). O formato meio on line é um jeito, e a uns meses atrás vi um tópico que falava sobre um programa para ensaio on line sem ter o delay tipo das video chamadas. O futuro ta nisso dai. Hoje em dia já vi até bandas rasoavelmente conhecidas que basicamente c viam no palco (o 11 e vinte é assim, tanto q só no 3 CD que gravaram todos juntos)

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # nov/21
    · votar


    Cloudkicker
    Cara, eu tinha banda em Curitiba quando me mudei pra Brasília. Mantivemos o esquema online por um tempo, mas isso porque era uma banda já entrosada e com repertório ensaiado, e o nosso foco era gravação. Quando eu ia pra Curitiba uma vez por mês e encontrava os caras, o som tava razoavelmente redondo... mas pra montar uma banda do zero, e fazer shows, aí acho que não rola.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/21
    · votar


    Cloudkicker

    Até 100 km de distância e 1 ensaio por semana (3 horas num sabado à tarde por exemplo) acho viável... passou disso, para uma banda que começa do zero, acho inviável.

    Ainda assim, tem que avaliar os gastos (gasolina/pedágio/etc) que nos tempos atuais não é pouco.

    Digo isso porque uma banda autoral não é apenas o "ensaio musical", técnico. Há todo um ensaio de convivência e relação pessoal. A banda precisa se conhecer e, de preferência, se gostar.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/21
    · votar


    Cloudkicker
    a cerca de 250km

    Eu tinha uma banda autoral no mesmo bairro que eu morava. Começamos a tocar em 2005. Em 2012 me mudei de cidade e continuei ensaiando com os caras até 2017, sempre aos sábados.

    Mas a distância era entre 40 e 45 km. Com o trânsito, dava entre 1h e 1h15min em média. E os ensaios eram na casa do baterista, então não tínhamos limite de tempo. Tocávamos até cansar. Diferente de estúdio com 2h ou 3h, que acho bem ruim. Ainda mais nesse esquema de ensaiar longe.

    Na época eu tinha carro só por conta da banda, pra carregar equipamento pra baixo e pra cima.

    Acabou que nos últimos anos da banda, os estilos dos integrantes já estavam começando a conflitar, os formatos das músicas não me agradavam tanto... Aí passei a não ver muito sentido em continuar me deslocando pra tão longe pra um lance que não tinha tanto prazer. A partir daí, a distância que antes não incomodava, começou a ser um fator que pesava pra mim.

    Um aceno de longe!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/21
    · votar


    Cloudkicker

    Faça as contas de quanto você vai gastar nesse deslocamento. Se ele será feito de ônibus ou de carro/moto. Analisar os custos de passagem, combustível, pedágio e tempo. Levar o mínimo de equipamento possível impacta também nesses custos. De toda forma, 500km (ida e volta) exige uma boa disposição emocional, física e financeira.

    Wanton
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    É século XXI. Dá para ter uma banda remota.

    Mas o raciocínio não pode ser o mesmo. Novos modelos requerem novos métodos. Estou trabalhando com uma banda antiga via BandLab e estamos gostando dos resultados.

    Se você for fazer trabalhos para disponibilizar online, rola numa boa. Agora, se o objetivo for fazer uma banda para tocar cover em boteco, acho pouco viável.

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/21 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Wanton
    Eu acho alguns conceitos meio estranhos... À distância, que você diz, é cada um num canto, ensaiando virtualmente?

    Acho que pra mim não iria servir. Eventualmente pode até funcionar, mas não como via de regra. Via de regra tem que ser som com a galera presencial mesmo. Já vi alguns projetos de colaboração, e fica bem legal. Já até tentei fazer, mas são coisas soltas, de projetos com tempo definido. Não vejo uma banda funcionando assim.

    Esse conceito de modernidade funciona pra algumas coisas. Pra contexto banda não vejo funcionar. A presença, bagunça, papear, olho no olho... Pra mim, faz toda diferença.

    Eu sou muito conservador mesmo, rs... Pra mim, ter banda exclusivamente remota, é igual ter sexo exclusivamente virtual... Não dá. Tem que ser presencial, e às vezes, dá até pra fazer uma sacanagem à distância... rsrs.

    Um aceno de longe!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Del-Rei
    Wanton


    Se todo mundo toca a sua parte com perfeição, sobe no palco, faz seu cover, recebe seu cachê e vai prá casa, não precisa nem olhar um na cara do outro. Dá prá ser virtual. Mas é impensável, prá mim pessoalmente, um esquema destes.

    Banda prá mim é coisa de parça. Amigos/colegas se divertindo e tocando por prazer. Se entrar um dindin... melhor. Nesse caso, é relação pessoal, monta, ensaia, compões, desmonta, vai na pizzaria, toma cerveja, dá risada, come a mulher do vocalista, sai na porrada, sai da banda, se arrepende, pede perdão, volta, etc... isso é uma banda.

    JJJ
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Banda prá mim é coisa de parça. Amigos/colegas se divertindo e tocando por prazer. Se entrar um dindin... melhor. Nesse caso, é relação pessoal, monta, ensaia, compões, desmonta, vai na pizzaria, toma cerveja, dá risada, come a mulher do vocalista, sai na porrada, sai da banda, se arrepende, pede perdão, volta, etc... isso é uma banda.

    Bateu uma saudade aqui... :(

    Cloudkicker
    Veterano
    # dez/21 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Eu vou responder geral com mais calma à noite, só queria adiantar que fiquei feliz por todo mundo aí ter demonstrado disposição pra entender a situação ao se manifestar, feito excelentes observações e me ajudado pra caramba, muito obrigado mesmo!

    Vou repensar a minha estratégia e tentar aqui mesmo ou em cidades mais próximas, pois o plano é realmente criar uma banda pra levar a sério. Som autoral, compor, planejar cada detalhe criativo com cuidado, além de pensar na convivência e na "química" entre a banda. Faço respostas mais detalhadas depois, tô no trampo agora.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Cloudkicker

    "tentar aqui mesmo ou em cidades mais próximas"

    Você não disse onde mora, mas ao menos que seja num "recôndito" muito afastado ou zona rural pouco habitada, qualquer cidadezinha de 10 mil habitantes, com características mais urbanas, haverão músicos. E haverão pelo menos 3 ou 4 cidades vizinhas próximas. Em pelo menos uma delas haverá uma escola de música ou loja de instrumentos.

    Minha cidade é pequena e durante muito tempo a escola de música, a loja de instrumentos e a loja de CDs (quando existiam) era o ponto de encontro da galera, onde os músicos circulavam e de onde surgiam bandas.

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    Só por curiosidade, qual a sua cidade?

    Wanton
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Lelo Mig
    Você não disse onde mora
    MateusJMDG
    Só por curiosidade, qual a sua cidade?

    Botucatu, aparentemente.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/21
    · votar


    Wanton

    Botuca quem?

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Tô com o Lelo Mig nessa.

    Até 100 km de distância e 1 ensaio por semana (3 horas num sabado à tarde por exemplo) acho viável... passou disso, para uma banda que começa do zero, acho inviável.

    É muito gasto e muita correria para um hobby - convenhamos, não vai ser algo sério/profissional neste formato, pelo menos de início. Eu focaria em tentar projetos mais próximos ou entrar de sideman em projetos mais longe, mas que paguem a estadia junto do cachê.

    Wanton
    É século XXI. Dá para ter uma banda remota.
    Não recomendaria isto a quem pretender ser profissional de banda. Músico sozinho (ou tendo participação de algum mais famoso) é viável.

    Cloudkicker
    Vou repensar a minha estratégia e tentar aqui mesmo ou em cidades mais próximas, pois o plano é realmente criar uma banda pra levar a sério. Som autoral, compor, planejar cada detalhe criativo com cuidado, além de pensar na convivência e na "química" entre a banda
    Melhor se resguardar juridicamente e registrar a porra toda no seu nome e depois contratar seus "colegas de banda".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Banda em outra cidade com ensaio a cada 2 semanas: é viável? Alguém já passou por isso?