Autor |
Mensagem |
mpnzep Membro Novato |
# ago/21 · Editado por: mpnzep
Oi. Penso em dar aulas de violão popular e erudito particular. Pro aluno, é bom saber teoria pra explicar pra ele? Ou teoria, seria somente uma coisa que o aluno aprenderia numa faculdade apenas? Obrigado.
|
LeandroP Moderador |
# ago/21
· votar
mpnzep
Cada aluno é uma pessoa diferente. Você pode padronizar alguma coisa, é legal. Mas, é bom compreender o aluno e passar as coisas a medida em que ele vai evoluindo. O maior erro ao ensinar é achar que todos são iguais (não é uma crítica a você), e não são. Cada um tem um tempo diferente. Pense nisso!
|
mpnzep Membro Novato |
# ago/21 · Editado por: mpnzep
· votar
LeandroP Seria legal ensinar teoria musical pro aluno? Ou isso as pessoas procuram num curso de faculdade, por exemplo?
LeandroP Você pode botar esse post na parte de Música em Geral? Acho que aqui, o post não vai ter muita visibilidade. Foi um engano colocar nesse grupo.
|
makumbator Moderador
|
# ago/21
· votar
Acho importante passar um poucos teoria para os alunos, ao menos eu faço assim. Em geral eu separo uma aula no mês para fazer apenas de teoria e leitura de partitura.
mpnzep Você pode botar esse post na parte de Música em Geral?
Fiz a mudança.
|
LeandroP Moderador |
# ago/21
· votar
mpnzep
É fundamental que você ensine teoria, ao passo que a parte prática vem sendo aprimorada pelo aluno. É a sua sensibilidade com o o aluno que determina isso. Se o aluno tem uma boa desenvoltura prática, começa a tocar um monte de música que ele gosta, você deve acompanhar e introduzir conceitos fundamentais, aproveitar "as deixas". Mas, se ele travar na teoria, é sempre bom reforçar. Não tem problema a teoria estar um passo à frente da prática, e vice e versa. Mas, é sempre bom equilibrar as coisas.
|
fernando tecladista Veterano |
# ago/21
· votar
veja o que o aluno que aprender,boa parte vai aparecer para aprender acordes, e algumas batidas, quando chegar no Fá maior que precisa fazer pestana alguns param nessa parte já, um dois meses
os que passam dessa fase as vezes quere só o mesmo esquema de acordes com batidinhas, uns dedilhados e tocar legião e está feliz esses talvez de teoria entender um pouco de campo harmônio
tem uns que até curte até aqui em turminha de violão, aula em grupo bem coisa de casa de cultura, ou aula no porão da igreja, todo mundo aprende um acorde novo e uma musiquinha nova e todos tocam juntos, uns puxam o grupo e ficam convencidos com isso, outros se escondem no grupo mas vão, gostam do convivio.. (mas agora é época de pademia...)
tem os que levam a sério, querem mais erudito, ou pelo menos ler partitura, esses precisam da teoria tradicional, de clave, pauta, mínima, semínima, formula de compasso a teoria de harmonia falando de campo harmônico, talvez não em uma primeira fase
comento isso pelo que vi acontecer em conservatório e amigos meus
|
mpnzep Membro Novato |
# set/21
· votar
fernando tecladista LeandroP makumbator
Então, ensinar teoria, não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade?
|
kafka à beira-mar Membro Novato |
# set/21
· votar
Acho que depende do perfil da turma (ou aluno, se for aula individual)
Tem gente que não gosta de estudar a teoria e que quer aprender apenas o básico, saber ler e reproduzir uma cifra/tablatura e saber tocar aquela música. Isso não é mérito ou demérito deles, é apenas uma maneira diferente de encarar o instrumento
Tem gente que acha a teoria mais importante do que saber reproduzi-la. Enfim, eu acho que é necessário você ressaltar a importância do estudo teórico, mas ao mesmo tempo sondar o perfil do aluno. Se ele não demonstrar muito interesse, bola pra frente. O estudo prático também é tão importante quanto o teórico.
Então, ensinar teoria, não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade?
Não. Tem professor particular que faz questão de passar um rigoroso estudo teórico para o aluno, não é algo exclusivo da faculdade.
Ser professor é uma tarefa que depende muito mais da relação entre professor/aluno e suas ambições do que entre o que deve ser ensinado/o que está sendo ensinado. Pense nisso!
|
LeandroP Moderador |
# set/21
· votar
mpnzep Então, ensinar teoria, não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade?
Muito pelo contrário! A faculdade exige conhecimento teórico pra fazer o curso. A teoria e a prática devem caminhar juntas.
|
fernando tecladista Veterano |
# set/21 · Editado por: fernando tecladista
· votar
mpnzep Então, ensinar teoria, não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade?
faculdade você se aprofunda na teoria em qualquer área a teoria anda ao lado da prática
o que comentei acima é sobre teoria sobre grafia de partitura para quem quer seguir o lado mais erudito, uma pincelada de leve em campo harmônico quando é algo mais popular
por exemplo, em faculdade a pessoa aprende a conduzir um arranjo, o efeito de alguns acordes ali, o porque deles, utilizar modos gregos, escalas além da Maoir e menor ------------------------------------------------ teoria no inicio você coloca no papel o que a pessoa está tocando, por exemplo se ela toca uma escala de dó em uma oitava você apresenta as notas dessa oitava, então escreve em semibreve e explica que em 4/4 ela tem 4 tempos, então faz o aluno tocar uma nota e segurar 4 tempos, então explica minima coloca uma haste do lado da bolinha fala que são 2 tempos, então faz tocar pensando em duas pulsações
é bem coisa de primeiro ano na escolinha com a cartilha caminho suave ensinando as letras(notas) uma aula você ensina desenhar a clave de sol, o porque do desenho dela começar na segunda linha, nessa fase não adianta comentar que existe clave de fa, e 4 claves de dó, nem falar de semicolcheia e fusa... isso só dá no na cabeça do aluno se ele ler sobre e não consegue aplicar nem a colcheia, ele entra em pânico e sai da aula, va caminhando assim
-------------------------------------------------
não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade? na escola normal chegou na 4a serie você aprendeu sobre descobrimento do brasil, que o cabral iria para um lado errou o caminho e chegou aqui e os livros com desenhos de indios pulando de alegria por serem descobertos...
você vai para a faculdade de história, descobre que essa história não é bem assim inocente e tem livros e livros se aprofundando nesse assunto
|
Ken Himura Veterano |
# set/21
· votar
Ensina nada demais não, 3-4 acordes CAGED e uma musiquinha do Legião diferente por semana.
|
Ken Himura Veterano |
# set/21
· votar
mpnzep Então, ensinar teoria, não é uma coisa só de faculdade? Que só se vê na faculdade?
Não. Para entrar em quase todas as faculdades de música, você precisa de um domínio razoável da teoria musical elementar. Teoria do nível superior começa do pressuposto que você já domina estes conceitos fundamentais (no máximo revisa e formaliza conteúdos que por ventura estejam fracos), e constrói a partir daí rumo ao infinito em complexidade (procure por The Topos of Music, um livro de Guerino Mazzolla pra ter uma ideia de algo de ponta em teoria musical hoje).
Se ensino de teoria é só para o ensino Superior e a entrada na faculdade já exige um bom domínio de teoria musical, quem é que vai ensinar teoria fora da faculdade??? Obviamente que não se sustenta essa ideia; teoria se ensina desde o início. A metodologia e os recursos didáticos que vão ser diferentes, mas esse conteúdo tem um porquê de ser ensinado.
|
Brock Membro Novato |
# set/21
· votar
Ensine teoria musical. Leitura, execução, harmonia, escalas etc.
Mesmo que o aluno não siga com o violão, esse conteúdo será útil para qualquer instrumento que ele venha a tocar e para outras áreas da música que ele queira atuar( produção, dj, lecionar etc).
|
LucasKappaun Moderador |
# set/21
· votar
mpnzep
Sou formado em licenciatura em música e um dos maiores aprendizados que eu tive foi que o aluno não quer geralmente aprender teoria musical logo no inicio. O aluno quer tocar as coisas que ele goste. A teoria vem para explicar o que ele está fazendo.
Uma sugestão é conversar com seu aluno no inicio da jornada, entender os gostos musicais dele, as bandas, artistas e ir trabalhando com ele essas músicas e achando a parte técnica para ir trabalhando com ele.
|