encontraram uma utilidade para a música do créu: ensinar partitura!

    Autor Mensagem
    mão muito lenta
    Veterano
    # dez/08


    Aproveitando o clima de provas que tive do processo seletivo da Faculdade de Musica do Espírito Santo – a Fames –, compartilharei com os senhores leitores uma de minhas mais profundas reflexões que surgiram dentro de um ônibus a caminho da Faculdade de Música: trata-se, nada mais, nada menos, de algumas considerações sobre o conhecidíssimo Créu e o ato de ensinar alguém a ler uma partitura musical.

    Ora, comprovo que o método é eficiente! Um dos primeiros passos para o aprendizado completo é que o aluno conheça os valores das figuras presentes numa partitura. Vejamos: para a figura de maior valor, a semibreve, adotemos o valor um. Para as seguintes, faz-se uma simples multiplicação de cada figura antecedente por dois, ou seja, dois, quatro, oito, dezesseis, trinta e dois e sessenta e quatro, respectivamente, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa. A seguir, considerando a palavra créu como uma figura musical, analisemos.

    A "velocidade um" da música, portanto, equivale ao primeiro valor: um. Nesse momento, o talentoso cantor estende, com sua agradável voz, a palavra por todo o compasso – é uma semibreve. Logo depois, na "velocidade dois", o fabuloso intérprete dobra a quantidade de créus, reduzindo à metade o valor de cada um, chegando à mínima. Essa divisão ocorre sucessivamente até a "velocidade cinco", onde, com uma pequena ajuda eletrônica, pronuncia a bendita palavra dezesseis vezes por compasso, equivalendo a uma semicolcheia. Não satisfeitos, uma pessoa apelidada de Mulher Melancia – certamente de grande talento e conhecimento musical – compôs a "velocidade seis", dizendo a palavra-chave trinta e duas vezes por compasso, o valor de fusa.

    Acredito que esteja comprovada toda a eficiência de meu revolucionário método de ensino. Certamente, depois de algumas horas ouvindo Créu, o aluno terá toda a habilidade para dividir perfeitamente os valores das notas musicais. Após isso tudo, surge a pergunta: quando farão a "velocidade sete", em semifusa, completando, assim, as divisões? Por enquanto, a única coisa que tenho a dizer ao gênio musical que compôs esse monumento da música contemporânea é: Bravo!

    discorram sobre o assunto.
    até mais.

    mão muito lenta
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    fonte: http://www.circoarmado.com.br/haznos/2008/12/disposicao-para-aprender- musica/

    marcio_zav
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Créu em sextinas \m/_

    Lezinha.m
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mão muito lenta
    Meo Deos!!! Pior de tudo é que faz sentido...quem poderia imaginar que alguém conseguiria tirar algo de útil dessa música babaca =S

    Marcosrcf
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Também dá pra trancar o aluno com um livro numa sala tocando o Créu e dizer que ele só sai de lá quando aprender tudo que tiver no livro.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Marcosrcf
    Mas se for uma turma mista com meninos e meninas o pessoal vai ficar lá dançando creu e não vai sair nunca mais...

    mão muito lenta
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    se bem que se for pra eu aprender teoria musical escutando o créu, continuarei um analfabeto musical.

    Lezinha.m
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Marcosrcf
    Também dá pra trancar o aluno com um livro numa sala tocando o Créu e dizer que ele só sai de lá quando aprender tudo que tiver no livro.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Que maldade! Aí já é tortura né?

    Das duas uma: ou o aluno aprende tudo rapidinho ou se mata...

    MANFREDINI
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    créu -> uma bosta
    partitura -> outra bosta

    Marcosrcf
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Se o pessoal começar a dançar é só jogar água gelada...

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MANFREDINI
    partitura -> outra bosta
    =O

    mão muito lenta
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    para quem quer encarar a música profissionalmente, saber bem partitura é primordial.

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    É realmente muito educativo. =D

    Faop
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MANFREDINI
    Imaginei mesmo que você fosse guitarrista, eu acho ainda que seja auto-didata. Nada contra os auto-didatas, tem uns muito bons, mas não é isso. É o seguinte cara, teoria musical é muita coisa, sempre que me falam que partitura é inútil, eu comparo música com com física: vejamos a segunda lei de Newton: Fr= m . a; essa fórmula é simples, mas você não saberia usá-la sem que alguem te ensinasse que nessa fórmula existem muitas maneiras de usá-la. O mesmo com a música, você tem lá uma escala, vamos supor, a de dó, de que adianta você souber tocá-la, sendo que você não sabe como escrevê-la e nem como fazer algo em cima dela? Teoria é isso, e se você acha partitura uma bosta, me desculpe, mas pare de tocar, porque música realmente num é contigo.

    Em relação ao tópico, realmente é verdade, eu fiz a divisão agora e faz muito sentido...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a encontraram uma utilidade para a música do créu: ensinar partitura!