Letras: Genéricas x Especificas

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Gui Tsuu


    Queria abrir essa discussão para saber a opinião de vocês.

    Bom a alguns meses atrás minha banda começou a compor músicas próprias e etc, porém tem apenas dois "compositores" eu e o baterista, bom musicalmente nos damos bem, agora nas letras em si tem causado uma certa "faísca" entre a gente.

    Quando eu escrevo, eu procuro usar palavras e idéias que acabam se tornando genéricas, porque eu deixo o problema de certa maneira "oculto", ficou meio estranha minha explicação XD, tentar dar um exemplo com um trecho de uma das minhas composições:

    "Vivendo na cidade de ilusões, sentado em um banco procurando ambições"

    Tipo da pra entender que o tema da música é "correr atrás dos seus sonhos", mas qual é o meu sonho? Essa parte que eu digo que é deixar "oculto" o problema...

    Já o batera, trampa com telemarketing e fez uma música que se chama "telemarketing ", o jogo de palavras ficou bacana, fala sobre a "escravidão" que alguém que trabalha com telemarketing sofre, legal, mas ai eu comecei a pensar, todo mundo tem um sonho, e quer correr atrás dele de alguma forma, mas e telemarketing será que alguém que não trabalha com isso vai se identificar com a letra?

    Eu fico meio perdido quanto a isso, tipo agradar as pessoas, tentar fazer elas criarem uma certa identidade com minhas letras ou falar do que quero de maneira tão limpa, que reduz o numero de pessoas que a música pode atingir?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Gui Tsuu

    Pede pra ele "dar um mergulho no futuro".

    °.°

    leo.grazziani
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sei la o que tu quer, mas a tua ideia é legal. Tente conciliar a tua e a do teu amigo.

    =)

    Gui Tsuu
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    LeandroP
    Não entendi muito bem oq vc quis dizer :P

    leo.grazziani
    Cara, assim no começo eu achei zuado, o que um cara que trampa com fast food, ou um carteiro, ou uma secretária, vai se identificar com essa música?

    Ai ouvi a opinião dele, de "Ah cara não devemos ser putinhas do público", tipo querer agradar todo mundo a todo instante etc, concordei em certas partes com ele, sempre que surgi esse conflito de ideias que me fazem refletir, costumo pedir a opinião dos meus amigos, e recentemente a opinião do pessoal do FCC...

    eu realmente não sei o que eu quero, antigamente eu queria ser fechado na minha ideia de composição, hoje em dia eu já não sei XD

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Gui Tsuu

    Nem eu... É só mais uma frase d'efeito.

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gui Tsuu
    pow cara tenha humildade e seja mais flexível...vide beatles.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    odion
    exatamente, tipo após esse meu ataque de ignorância, resolvi pensar melhor como um grupo e etc, a gente está tocando essa música q ele compôs, mas ainda volto a ficar na dúvida, tipo acho que não seria uma música q por exemplo, vocês iriam apreciar liricamente

    outra coisa que gerou faísca, foi eu sugerir idéias de mudanças na letra dele, ele não curtiu muito não D:

    até entendo ele é uma coisa meio pessoal

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Já pensou por um lado que pode ser legal esse povo em específico se identificar com uma música? Mesmo que outras pessoas não se identifiquem.. não sei, telemarketing é bem comum, todo mundo já foi vítima de um, ou trabalhou em um ou conhece alguém que trabalhou em um.

    Scrutinizer
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Tentar agradar pessoas para ganhar público é o que os caras que vocês tanto amam fazem, afinal, não? Michel Teló e sei lá mais quem.

    Particularmente acho bem desinteressante esse tipo de música sem personalidade...

    JJJ
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Eu acho que o maior problema dele é a diferença no "modo de falar" entre o que ele escreve e o que o colega dele escreve.

    Realmente, se vocês forem fazer uma letra juntos vai ficar esquisito... Você tentando deixar as coisas subentendidas, com mensagens nas entrelinhas de modo que fique mais "genérico" e ele colocando tudo "na cara", deixando bem claro o tema, sem rodeios, direto ao ponto. Numa mesma música, não rola...

    Mas... se cada um compuser as suas... não vejo problema nenhum.

    Os Beatles (só pra dar um exemplo que já citaram) tinham, no mesmo repertório, Strawberry Fields Forever (letra super viajante, que poderia se aplicar ao seu caso) e Taxman (o motorista de táxi falando da vida dele, tal qual o operador de telemarketing seu amigo). A primeira letra (se não me engano) é de Lennon, a segunda, de Harrison. Mas a banda é a mesma...

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    john lennon inspirou raul seixas "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante". paul influenciou renato russo "te fiz comida, velei teu sono, te dei carinho, te levei comigo" "eu gosto de meninos e meninas" "mamãe não quero ser prefeito, pode ser que eu seja eleito e alguém pode querer me assassina" raul cantou assim dando seu estilo a musica indicando uma metafísica para qualquer pessoa que a tenha dado ouvidos pra seguir qualquer profissão que lhe venha a cabeça na hora. entao tsu, qual a sua contribuição?

    emersonlee
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gui Tsuu
    cara gostei dessa sua ideia de usar palavras "genericas", e quanto a agradar o publico ai vc tem q pensar se quer fazer musica pra ganhar dinheiro ou pra se divertir e po tenta ser mais flexivel com o batera, troca uma ideia com ele e o bom de ele compor de forma diferente e q o som da banda vai ficar mais variado!

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gui Tsuu
    Então vocês querem compor uma música sobre o sonho de ser operador de telemarketing?

    Gui Tsuu
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Galera,

    Quando eu digo agradar a todos, é por exemplo:

    Se de repente deixasse o assunto, abuso trabalhista em vez de o abuso trabalhista no telemarketing, até um professor que trabalha o dia inteiro escutando crianças irritantes e ganhando a merreca de salario dele, iria se identificar...

    Bom, a gente tocou nossas músicas pela primeira vez em nosso show, e a letra de "telemarketing" (que é o próprio nome da musica) tem um refrão tão grudento que no final das contas todo mundo tava cantando junto com a gente, independente de trabalhar em telemarketing ou não...

    JJJ
    Realmente foi bacana e após tocar no show foi bem perceptível a diferença da minha composição com a dele...e agreguei muita coisa do que me disseram aqui

    Acho que oq acontece muito com a gente é querer estabelecer um padrão, se rotular e dizer, meu estilo é esse! e minha música é assim...

    odion
    Cara, exatamente isso que tento com a minha música, a ideia da minha composição que citei aqui, é correr atras dos seus sonhos, não se importar com o as pessoas julgam seu sonho, e nem ter medo das dificuldades que vc vai trilhar para seguir o mesmo... bom fica meio que "evidente" que meu sonho é viver de música, é a coisa que eu faço com mais paixão, to aprendendo a respirar ela a cada dia to investindo mais e etc... mas, por exemplo queria que minha música pudesse alcançar um cara que sonha em ser artista de cinema, ou um pintor, ou um skatista... não só o músico "especificamente" ...foi isso que gerou minha mente fechada contra a composição do meu Batera! Mas foi o que você disse, tem q ter muita humildade a letra que ele compôs escreveu com muito coração, tals fala muito do sentimento dele e tals do dia a dia que ele vive...foi bem legal tocar a musica dele no final das contas!

    emersonlee
    É foda cara, essa história de agradar o público envolve muita coisa, não só entre ganhar dinheiro, fiz algumas composições chulas, cheias de palavrão, meio que pra descontrair com a banda, essa musica a gente nunca se atreveu a tocar nos lugares que arranjamos para fazer nossas apresentações, e algumas músicas muito depressivas, ou muito "anarquistas" também não costumam agradar muito o publico de onde a gente costuma tocar, é uma coisa bem difícil, desde a composição da letra, até a das guitarras bateria, etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Letras: Genéricas x Especificas