organizando uma festa com um gerador

    Autor Mensagem
    micequqo
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: micequqo


    Boas, guitarristas! Porventura algum de vocês já organizou ou esteve envolvido num concerto outdoors que usasse gerador?
    Estou a organizar uma coisa dessas e, devido à localização, não temos corrente elétrica. Vamos apostar no gerador.
    Algum conselho - potência necessária, insonorização low cost, cuidados?

    Obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # ago/20
    · votar


    micequqo

    Eu já toquei em diversos eventos que eram totalmente operados por geradores (casamentos ao ar livre longe de instalação elétrica). Mas sempre era com geradores realmente maiores e profissionais (daqueles do tamanho de uma van. E em uma ocasião vi um gerador do tamanho de caminhão médio junto a uma festa em que toquei).

    A potência necessária obviamente depende do que será ligado nele (principalmente tendo em vista o que vai ser mantido ao mesmo tempo funcionando, e contando sempre com uma boa margem de segurança). Se você procurar uma empresa de locação de geradores elétricos eles podem te orientar.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    micequqo

    "concerto outdoors que usasse gerador?"

    Faço elétrica de um evento mensal, mas é coisa grande, que não dá prá ligar na tomada ou num quadro de força...rs (03 Geradores de 150 kVa cada, do tamanho de um baú de caminhão médio)

    Se irão tocar de dia e só ligar equipos de palco, um gerador "portátil" de 1 kVa à gasolina daria com folga (até menos, precisaria ter a descrição do equipo).

    Mas...

    Um gerador, razoável, de 1 KVa e umas 4 horas de autonomia custa uns mil reais (preço da locação não sei). Faz barulho, fumaça, pesa uns 20 kgs, você tem de levar gasolina e cabear, fazer uma caixa de distribuição "main power" (não vai por ele no palco).

    Ligar som em geradores não é o mesmo que ligar furadeira ou uma bomba hidráulica. Têm que avaliar uma série de coisas para não ter ruídos ou "instabilidade" na corrente (uma oscilação de 10 Volts, por exemplo, numa furadeira não pega nada, num ampli ou pedaleira pode ser prejudicial) mas isso o fornecedor te orienta.

    Cuidados normais... ficar longe do palco (é um motor a gasolina) por menos barulho que faça, sempre faz algum, e com a segurança e proteção que um motor a gasolina deve ter, local arejado, longe de objetos, onde não possa ser acessado por estranhos (ou tenha alguém de vigia) e etc.

    Obs: Você falou em "festa".... se tiver geladeiras, chapas de lanche, forno elétrico ou micro ondas, telões, iluminação e etc... tudo muda em termos de potência.

    Resumindo: Você têm que passar uma lista detalhada com tudo que pretende ser ligado e duração do evento para a companhia locadora calcular.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    projete o evento, some tudo que vai ser ligado, se o local é longe de tudo e falta energia elétrica no ambiente, entendo que vai se ligar tudo de palco com som, geladeira, chuveiro, fritadeira de batata, iluminação do ambiente em si...

    faça um projeto de gente e converse com as empresas de locação o que precisa

    alem disso se será todo mundo ligado nesse gerador, como será o cabeamento para chegar até cada canto cada um, onde ficará cada coisa,
    tá com cara de ser sítio, tudo tende ficar mais longe cada um do outro

    se a empresa fornece isso também, não adianta vir com a extensão de passar roupa da vó pra ligar uma serie de geladeiras

    Ismah
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Ainda cabe pontuar que um gerador não é uma fonte infinita de energia. Sendo festa, precisa-se ligar as coisas por partes, principalmente refrigeradores, para que eles comecem a funcionar - esse é um momento crítico, pois eles drenam um pico de corrente para arrancar, que pode desarmar o disjuntor - e ele está lá para isso. Idem para a sequência de festa. As vezes, pode compensar usar um caminhão refrigerado como câmara fria, exclusivamente para as bebidas, e o gerador só para outras coisas.
    Fritadeiras? Torradeiras? Chapas? De preferência a gás.

    Ainda sobre o gerador em si, fuja dos a gasolina. Um gerador de 3 KVA, que é um mínimo para empurrar um PALCO (sem PA), pode consumir tranquilamente 8 litros/hora de gasolina. Isso são 35 reais/hora, apenas de gasolina. Com PA, pode pôr ao menos uns 5 KVA...

    E um gerador operando a carga máxima, costuma consumir muito mais que um gerador pequeno a baixa carga. Fique esperto, o barato na hora de alugar, pode sair bem caro na hora de usar.

    Se atente sobre fases e cabeamento. Não é uma brincadeira barata comprar cabeamento para gerador. Se usar conectores padrão, pode pôr uns 150 reais de cada conector (e ainda tem que achar um pra comprar, na pandemia). Algumas locadoras fornecem até a instalação final no palco (main power), bastando puxar extensões das tomadas. Outros não fornecem nada além do gerador em si - nem o combustível.

    E note que não citei ligar eventualmente equipamentos elétricos, em outros lugares. Isso pode exigir uma instalação mais complexa que apenas tomadas e extensões. Equipamentos industriais, via de regra funcionam com energia trifásica.

    Cada lugar é um lugar. Algumas cidades podem exigir um responsável técnico, para entregar um laudo junto a prefeitura. Assim como aval dos bombeiros militares - mesmo que seja festa particular!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a organizando uma festa com um gerador