Mixagem, Feedback sugestões

    Autor Mensagem
    KaayaPezzuti
    Membro Novato
    # abr/20


    Boa tarde Pessoal tudo bom?

    Estou treinando um pouco de mixagem, e encontrei algumas multitracks online e tentei fazer uma mix.

    Eu sei que para fazer uma mixagem você deve estar muito familiarizado com a track, saber exatamente o que quer para extrair o som.

    Por eu não conhecer a proposta da musica, não ter acompanhado as captações a ideia do autor e estar iniciando em mixagem, tentei fazer o básico, com os efeitos básicos, EQ, Compressor, Reverb, Echo, e talvez algum que tenha me esquecido.

    Segue o link de uma mix que encontrei no youtube, e a que eu fiz.

    Criticas, e Feedback são muito bem vindos para meu desenvolvimento,

    Abraços aguardo contribuição de todos =)


    Musica encontrei na net, deve ser uma outra mix
    https://www.youtube.com/watch?v=gnuz3c0AO3s


    Minha Mix
    https://soundcloud.com/kaaya-pezzuti/peter-white-crazy-girl-mixagem-01

    Casper
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Caro KaayaPezzuti:

    Eu estou fora de casa e só ouvi em fones precários. Mas parece uma mixagem honesta. Nesse fim de semana vou ouvir nos monitores de referência.

    Como é essa multitrack? Tudo separado, uma tonelada de canais?
    Mande o link, fiquei curioso.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    KaayaPezzuti
    Que legal cara, tenho brincado bastante com multitracks ultimamente. Peguei algumas naquele Cambridge MT.

    A mix parece alta o suficiente para ficar audível. O que já é o primeiro passo.

    Achei a batera um pouco estranha. O kick em algumas viradas que fica só a bateria ficou meio que alto demais em relação a caixa. Achei isso la para 1:10. Parece que ele esta meio desconexo do resto da banda. Me deu a impressao que vc sampleou ele de alguma coisa mais eletronica e substituiu o original. Talvez cortar menos os medios agudos seja uma solução, além de tentar eduzir o gate (caso voce tenha usado) ou mesmo deixar os mics de room e overs mais presentes. Sao ideias que eu tentaria. Mas ele ficou com um punch legal, sequinho e tal, vale mencionar isso.

    Colocaria um delay slap na guitarra solo. Tem varios momentos de pausa no solo que poderiam criar uma ambiencia com um delay desses.

    Efeito dos 3:30 eu achei interessante. Pensaria em alguma coisa para deixar ele menos direto, de repente um reverb ou delay do outro lado quando faz a mudança. Ajuda a deixar o instrumento mais pesado, mais stereo, ficaria legal. De repente um flanger para deixar tudo mais doido também, sei la.

    Senti um pouco de falta da caixa, deixaria ela com mais pegada. Isso pode ser alguma coisa relacionada aos overs baixos demais.

    De resto ta legal, eu mesmo não faco melhor que isso ahhahahaha.

    Abraço,

    Ningen
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    KaayaPezzuti

    Você quer sugestões em que sentido?

    Qual o seu objetivo? Se quer fazer parecido com a original a primeira sugestão que eu daria é: Coloque a referência dentro da DAW, e coloque as duas pra tocar com um volume parecido. Use seus ouvidos. Se você não está conseguindo atingir um som específico X, peça ajuda. Assim, penso, fica mais produtivo.

    KaayaPezzuti
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: KaayaPezzuti
    · votar


    Casper

    Eu baixei diretamente nesse Link Downloadlink, se você tiver interesse, é possível baixar a cacetada de audios.

    Ouve nos monitores sim, depois me fala, Eu fiz a mix em 2 KRK Rockit 8, em um quarto aqui em casa sem acústica. e os monitores são bem grandes para a distancia que estão.

    Aguardo seu feedbak rss

    Abraços

    KaayaPezzuti
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Filippo14

    Obrigado pelo seu retorno!.

    Eu peguei essa track exatamente por la, no Cambridge MT. mas acabei pegando sem olhar, não curti muito essa musica rss, mas aproveitei para treinar. Nem todo produtor tem que gostar do som.

    Respondendo seu feed:
    Realmente o Kick ficou mais alto: não vieram canais OVER, apenas o kick, provavelmente deve ser bateria midi, e eu tenho um pouco do costume do eletrônico, começo a mixagem pelo kick e deixo ele com um certo peso. Acredito que para esse tipo de som, o kick não é tão importante.

    Acho que vou cortar um pouco dos graves que dei uma subida, por isso ficou mais alto.

    Vou testar, acho que vc esta falando daquele efeito agudinho nem? que parece um “xilofone”, acabei deixando ele meio seco mesmo, vou rever ele, eu achei dificuldade em colocar ele na mix, no fundo até tiraria. Mas tenho que deixar o som original nem, conforme o autor fez.

    A caixa, vou rever ela, eu até melhorei ela em relação a 1 mix que fiz, mas concordo que ainda falta ela soar um pouco mais.

    Uma das coisas que encontrei dificuldade, é nas Guitarras, são 12 canais de guitarra base, utilizei todos, mas soei um pouco na equalização.

    Não sei se é bom no começo começar a mixar tracks com tantos canais, pois chega uma hora que perco o ouvido. rss


    Obrigado pelo seu retorno, com o tempo vou postando algumas novas mix, que ficarem boas, enquanto isso vou fazer esses ajustes que comentou!

    Abraços

    KaayaPezzuti
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Ningen



    Obrigado pelo retorno. Na verdade essa que mandei no video, não acredito que seja a original, acho que é uma mix, de algum que fez. Pois essas trais estão disponíveis para qualquer um fazer e treinar.

    E particularmente não gostei muito da mix, gostei bastante da presença porém acho que faltou peso. Não sei se é por ignorância.
    Mas estou utilizando como referencia.

    Minha ideia é fazer uma mix, gostosa de se ouvir, não necessariamente copiar a "referencia ou original".

    O que gostaria de saber, é se a mix esta boa de ouvir, ou esta desconexa, instrumentos, voz, reverbs, efeitos em geral. E Sugestões de como melhora-la com base no conhecimento e ouvido.

    Abraços

    Ningen
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    KaayaPezzuti

    Primeiro preciso dizer que esse som do soundcloud tá cheio de artefatos. Parece que tá tocando em 90kbps ou menos rs... Não sei se é culpa do site ou você que exportou para um arquivo de baixa qualidade.

    O que gostaria de saber, é se a mix esta boa de ouvir
    Então... Não me leve a mal mas, embora eu respeite os comentários dos outros colegas, isso aqui eu não vou fazer rsrs.

    Posso dar dicas sobre como melhor ouvir e identificar as diferenças entre a track referência e a sua (que é o que recomendaria fazer) e também posso tentar dar dicas sobre como atingir certo objetivo sonoro em específico.

    Se é bom ou não é relativo e é meio que o seu trabalho rsrs. Sem falar que acho meio que furada querer agradar a todos.

    #pas

    Casper
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Caro KaayaPezzuti:

    Abri rapidinho no Reaper e dei uma subida nos volumes, pode estar meio cagado porque fiz nos fones de ouvido. Minha abordagem de mixagem é bem diferente da sua, se tem algo que eu não gosto eu limo mesmo. Tem que trabalhar muito ainda para essas tracks ficarem minimamente decentes.
    Coloquei um pouco de reverb e compressor na voz, compressor em alguns backvocals e EQ no bumbo e caixa.

    https://drive.google.com/file/d/1l1H2bRgO-CYpKnmVRSAJOBSMcGKYVwJi/view ?usp=sharing

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem, Feedback sugestões