Autocritica ou sabotagem?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # abr/20


    Beleza galera? Sei que nós músicos temos mania de nos avaliarmos a todo o momento e recebermos criticas também.

    Eu faço faculdade de Música na UFPel e já participei do conservatório de música da cidade também.

    Acho um tema muito interessante de ser debatido pois por muito tempo sofri quando recebia criticas mal feitas sem um foco, e é muito fácil de nos sabotarmos nesses momentos.

    Fiz um vídeo abordando o assunto pra quem tiver interesse.

    https://www.youtube.com/watch?v=HcEqgFKs13w

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Naturalmente, somos costumeiramente somos mais auto-críticos conosco e com os demais, por conhecermos identificar as falhas. Sei de muito músico que é limado do PA, e o cara não é um mago no seu instrumento, mas toca um feijão com arroz bem feito.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    mas toca um feijão com arroz bem feito.


    Isso me lembra muito da primeira vez que fui gravar uma música, eu cheguei la com a música com um arranjo cheio de cordas e detalhes e o produtor, foi "cortando" as ideias e deixou mais simples.

    E ainda de quebra disse, "Menos é Mais". E realmente a música é equilíbrio.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------

    E o músico também deve equilibrar nos estudos e aprendizados, assim como na relação com as outras pessoas.

    Eu demorei muito tempo a aprender como me avaliar e como saber se uma critica tem fundamento ou não, mesmo se for dada por um leigo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    sofri quando recebia criticas mal feitas sem um foco
    você deixa de sofrer quando aprende entender que pode ter feito o mais lindo trabalho do mundo, mas sempre vem alguém pra falar alguma coisa que não ajuda em nada, só te deixa sua auto estima pra baixo...

    Sei que nós músicos temos mania de nos avaliarmos
    sim isso é necessário para evoluir, mas não pode deixar isso te bloquear musicalmente a ponto de não tocar porque sempre acha que nunca está bom

    saiba filtrar, ouvir a critica do consumidor final, aquela pessoa leiga em música que está ali na frente do show ouvindo você tocar, ela tem horas de CD, LP shows assistidos ela pode opinar sobre o que ela quer ouvir

    ouvir critica de música é o fim de carreira
    mostre uma gravação de sua banda
    o leigo vai talvez falar no máximo... tá bom, gostei.. só achei que o vocal grita um pouco demais...mas eu acho

    o músico chega com o relatorio da gravação
    -tem muito reverb
    -tem muito compressor
    -eu teria colocado 2k do baixo
    -essa bateria não usaram microfone condesador
    -quem fez o teclado?
    - a guitarra está abelhuda
    -o vocal semitona
    -por que não usou melodyne?
    - a mizinha está trastejando...

    ai você pega sua gravação manda pra lixeira e resolve estudar engenharia, medicina... qualquer coisa longe de música




    a melhor coisa é aprender ligar o f***-se e ser feliz, se a pessoa não gostou, problema dela, você sabe que sua parte está sendo bem feita

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    "Menos é Mais"

    Depende... Rush, sempre mais foi mais... Dream Theater mais é mais... Gipsy kings mais é mais...Chick Corea Elektric Band e toda a turma do jazz fusion, mais é mais... Estariam todos errados?

    Muito cuidado com isso... Aqui no sul o baile segue essa linha, e tá perdendo espaço dia após dia no mercado... Como escrevi para outro amigo a uns dias, uma mentira desde que bem contada, vende bem. Mas vender uma mentira mal contada, aí é foda...
    O sertanejo ganha espaço, porque não leva só a música. Há uma performance. E os únicos do sul que fizeram isso, foi o Tchê Garotos, e ganharam o país tocando sertanejo, ANTES do boom de sertanejo...

    Ningen
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    ErickDutraLemos

    Super válido.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Depende... Rush, sempre mais foi mais... Dream Theater mais é mais... Gipsy kings mais é mais...Chick Corea Elektric Band e toda a turma do jazz fusion, mais é mais... Estariam todos errados?

    Eu digo que Menos é Mais quando não se sabe o que esta fazendo ou é novo na parada.

    Mas no geral o que eu acredito e que equilíbrio é fundamental em tudo que se faz.

    Para equilibrar muitos elementos como as bandas que tu citou se exige bastante conhecimento, que na época por exemplo que eu gravei minha primeira música eu não tinha mesmo. huiehaiuehuiaheuiae

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original