Ismah Veterano |
# fev/20
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Caramba, muitas informações atiradas... Vamos por partes...
Sim, cabos muito longos tem problemas de queda de tensão, aka perda de potência no cabo. Isso é calculável - bons fabricantes, fornecem a queda tensão por metro, ou ao menos a impedância por metro de fio. Lembre-se que sempre é o dobro da distância, já que um cabo vai e outro volta.
O que dá pra fazer, é aprender a conviver com isso, deslocar os amps, ou apelar pros sistemas usados em shoppings, centros comerciais, alguns bares e demais espaços com som ambiente. Comumente são chamados de linha de 500... Essencialmente um trafo "converte" a saída de 2/4/8/16 Ω para 500 Ω. Isso joga a tensão nas nuvens, o que diminui as perdas no cabo. E de quebra joga a corrente lá no chão, logo se poupa no diâmetro do fio. Junto a cada alto-falante, se instala um trafo, que faz o oposto. "Convertendo" de volta para a impedância respectiva. É preciso dimensionar isso tudo muito bem, para que a potência do amp, supra as necessidade da caixa.
A chance de ter ruídos existe, mas não creio que seriam reproduzíveis, dado que naturalmente a relação s/n é gigantesca. Rádio, depende do circuito do amp para ser reproduzida, é um pouco mais complexo que isso. Se tem problemas de ruído, pois a saída de um microfone é na ordem de alguns mV, enquanto um amp é na ordem de 50~100 V dependendo da potência e impedância de trabalho. Não tem muita lógica em ser balanceado, apesar de que é possível fazer assim, com a linha de 500. As pontas do trafo viram hot e cold, enquanto um tap central (de 250 Ω em relação as pontas) é o gnd. Se esbarra no custo de material, de execução e de manutenção - afinal, é um cabo a mais para comprar, para ser passado, e para dar problema.
Sendo os cabos ruins, o pior que pode acontecer é curto-circuito. Isso significa que a impedância cai pra praticamente 0 Ω. Com isso, a corrente tende ao infinito e... Aí alguma coisa vai servir de fusível... Seja o fusível do amp, disjuntor do amp ou da instalação, o cabo (ou fio, vai saber, tem doido pra tudo), algum transistor do amp, algum conector (mais suscetível a aquecer)... E por aí vai... Pode ser qualquer coisa mesmo.
A ideia do DI só não considera a potência que precisa passar no trafo... Com sorte, o DI queima primeiro se for passivo. Se for ativo, certamente ele queima primeiro. Todavia, não é tão simples. Precisa ser 3 cabos, e o próximo estágio precisa também operar assim. Logo XLR->P10 TS, vai usar só metade da potência - o que nem sempre é ruim, mas nesse caso é péssimo.
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Nada com a pergunta... Nessa circunstância lembre que convém atrasar as caixas que estão mais ao fundo. Caso contrário, quem receber o som das caixas da frente e de trás, vai ouvir o som das mais próximas primeiro, e as mais distantes com atraso. O bom, o perfeito, o ideal, seria medir e usar um equipamento adequado. Só que é mais custos, então ou manda-se fazer, ou faz na orelhada mesmo, usando uma gravação de metrônomo.
Se nada disso for viável, é questão de posicionamento, para que cada caixa cubra apenas uma parte específica. Vai perceber que nos pontos onde há cruzamento de cobertura a inteligibilidade vai cair, e provavelmente os fiéis vão evitar de sentar ali.
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