Essa levada do Knopfler tem algum nome específico?

    Autor Mensagem
    Paultx
    Veterano
    # out/19


    Na música "Brothers in arms", do Dire Straits, eu reparei que muitas vezes nas partes com solo de guitarra o Mark Knopfler volta para umas duas, três ou quatro notas no final de cada parte, como se fosse uma espécie de "rima sonora".

    Alguém sabe me dizer se esse tipo de coisa tem algum nome específico?

    Eu sei que existe o "ostinato", que é uma repetição geralmente bem notória, mas nesse caso do Dire me parece pouco comum.

    Grato agora.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Depende o que são essas repetições... Pode ser contracanto, como pode só ser uma execução livre, baseada do sentimento do momento...

    Lelo Mig
    Membro
    # out/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Paultx

    Na verdade o que ele faz não é uma levada... existe uma pequena sequência, uma pequena melodia de 4 - 6 notas, que ele repete em vários momentos, ele sempre remete a esse canto, como que para "puxar", trazer o solo novamente para o "eixo" da música. É difícil explicar com palavras, mas é algo como um "norte" da melodia principal, ele reorienta, guia novamente para esta direção.

    É intencional, mas não sei se há um nome para esta intenção.

    É um recurso muito usado, mas nem sempre tão notável como em Brother in Arms. Ouça Since I've Been Loving You, do Led Zeppelin, Jimi Page faz o mesmo nesta canção, várias vezes.

    Ismah
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Quase um turn-around...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Essa levada do Knopfler tem algum nome específico?