Onde aprender compassos ritmicos

    Autor Mensagem
    okaraloki
    Membro Novato
    # set/19


    Sou ouvinte de prog, jazz e fusion. Direto ouço o pessoal dizendo sobre compassos rítmicos como 7/8 6/13 6/8 e por aí vai, mas não entendo nada disso além do 4/4 e 3/4 kkkkk Qnd aparece alguma música mais ritmicamente complexa(The Dance of Eternity, Dancing Machines, Eletric Sunrise,....), eu intuitivamente percebo que vai além desses dois compassos clichês, mas não compreendo quase nada da teoria por trás disso. Então, por isso queria saber por onde posso estudar essa área.(se tiver livros, cursos online, entre outros, que possam me recomendar eu agradeço) :)

    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    okaraloki

    Livros de ritmo, mas o ideal é ter um professor ao lado, pra você entender melhor. Se você sabe ler em inglês procure por material e vídeos) envolvendo "odd time signatures" (que é a tradução em inglês para compassos compostos irregulares)

    tem o Ritmo do Bohumil Med, Rítmica viva (a consciência musical do ritmo) de Eduardo Gramani, entre outros métodos.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar




    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Pra ilustrar, tenho dois vídeos comigo tocando a linha de baixo de uma música do Plini (artista que o Rick Beato aborda no vídeo acima) quase toda em 7/8 (depois da intro em 4/4) e uma do Dream Theater com trocentas mudanças de compasso. Ambas tem a partitura na tela, pode te servir como auxílio pra você treinar e contar junto vendo a escrita musical passando junto da música sendo tocada. Não importa se você não souber ler clave de fá, apenas observe as fórmulas de compasso e figuras rítmicas

    https://www.youtube.com/watch?v=w18KbXKjD6k

    https://www.youtube.com/watch?v=QdhyGXAIdyw

    okaraloki
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    tem o Ritmo do Bohumil Med, Rítmica viva (a consciência musical do ritmo) de Eduardo Gramani, entre outros métodos.

    Pode crer mano, vou verificar esses livros
    Pra ilustrar, tenho dois vídeos comigo tocando a linha de baixo de uma música do Plini (artista que o Rick Beato aborda no vídeo acima) quase toda em 7/8 (depois da intro em 4/4) e uma do Dream Theater com trocentas mudanças de compasso. Ambas tem a partitura na tela, pode te servir como auxílio pra você treinar e contar junto vendo a escrita musical passando junto da música sendo tocada. Não importa se você não souber ler clave de fá, apenas observe as fórmulas de compasso e figuras rítmicas

    Eu ainda sou iniciante na leitura rítmica, mas acho q consigo me virar, até sei tocar a maior parte da Erotomania. Valeu mesmo pela ajuda cara, eternamente grato! :)

    Ken Himura
    Veterano
    # set/19
    · votar


    O Rítmica, do Gramani, é muito bom.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/19
    · votar


    6/13

    isto non ecziste

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde aprender compassos ritmicos