| Autor | Mensagem | 
| Guilherme_Vieol Membro Novato
 | # mai/19 
 
 Eu to produzindo uma música de bossa nova que acontece uma peculiaridade e queria saber se precisa ser resolvida ou pode continuar assim
 A questão é a seguinte, todos sabemos que o polegar (p) que toca a corda mais grave serve como um surdo, *demarcando o tempo*, e a sincope ocorre com os dedos restantes (ima)
 Mas na música em questão o que acontece é:
 
 1        e         2        e         3        e        4
 Pima  Ima     P. ima     ima    *P*  ima
 
 A batida corrigida, segundo João Gilberto seria:
 
 1        e         2        e         3        e        4
 Pima  Ima     P. ima     ima P        ima
 
 
 A questão aqui é justamente o P que esta exaltado com *
 Ele deveria entrar no tempo 3, tempo forte, funcionando como um bumbo e demarcando o compasso
 Porém ele entra no contra-tempo e isso gera um swing bacana e tudo mais
 Só que o artista disse que isso deveria ser corrigido (passado para o tempo forte) e eu to nessa discussão com ele
 Alguem teria referências de músicas (bossa nova ou samba) em que o polegar exerce essa mesma função?
 
 
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| Lelo Mig Membro
 
  | # mai/19 · votar
 
 Guilherme_Vieol
 
 Mano, não vou lembrar uma canção específica, mas ouça as canções de João Gilberto, no trabalho dele com certeza você achará essa levada. Desconstruir o tempo forte e empurrar para o contra tempo, foi justamente o que o fez famoso.
 
 Onde acho que você encontra também é no trabalho dos Novos Baianos. Experimente ouvir o álbum Acabou Chorare.
 
 
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| Guilherme_Vieol Membro Novato
 | # mai/19 · votar
 
 cara, desconstrui toda batida do álbum do joão gilberto e do stan getz. não empurrou nunca o ''surdo'' no violão
 
 
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