Lobão e "Bette Davis eyes": homenagem ou chupada?

    Autor Mensagem
    Paultx
    Veterano
    # 11/abr/19 12:58


    Faz muito tempo que notei a enorme semelhança entre a introdução de "Canos silenciosos", do Lobão, e a de "Bette Davis eyes", da Kim Carnes. E sempre busquei na internet referências a essa "coincidência".

    Todo esse tempo nunca me saiu da cabeça a pergunta: o Lobão fez uma homenagem ou simplesmente chupou a sequência de acordes da introdução?

    O que vocês sabem e o que acham sobre isso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 11/abr/19 16:46
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    Paultx
    As "intenções" são muito diferentes
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # 12/abr/19 10:57
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    Paultx

    Cara, ainda que iguais ou semelhantes, este caso não se configura como plágio.

    É uma sequência harmônica. O que define plágio é a sequência melódica, que é o que torna uma música única.

    Assim como a famosa sequência harmônica em G, da canção Carinhoso, está presente em diversas canções, assim como Caetano Veloso usa parte da sequência harmônica de Ronda (de Paulo Vanzolini) em sua canção Sampa, Lobão usa uma sequência harmônica que remete a Bete Davies Eyes, e pode ser que nem tenha se tocado disso quando gravou.

    Deve ter se tocado porque Canos é de 1986 e Bete Davies de 1981 e fez um puta sucesso no Brasil.

    De qualquer forma, técnicamente, não é plágio.

    entamoeba
    Membro Novato
    # 12/abr/19 11:16
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    Lelo Mig
    É uma sequência harmônica.

    Se isso fosse plágio, o cara que inventou o primeiro blues tava rico.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 12/abr/19 16:58
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    Se isso fosse plágio, o cara que inventou o primeiro blues tava rico.

    Muito mais provavelmente morto.

    Julia Hardy
    Veterano
    # 13/abr/19 17:03
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    Paultx

    Você deveria perguntar ao próprio. É sério, gostaria de saber a opinião dele. Ele vive apontando os outros que fazem isso.

    makumbator
    Veterano
    # 13/abr/19 18:54
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    entamoeba
    Se isso fosse plágio, o cara que inventou o primeiro blues tava rico.

    O empresário branco dele sim estaria rico.

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 16:35 · Editado por: Paultx
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    Eu não disse que foi plágio, eu disse "chupada", que é pegar uma ideia alheia e usar, geralmente com modificações, maiores ou menores. Tecnicamente pode não ser plágio, mas a semelhança é muita pra não ser notada. E ele pode até ter ouvido a canção da Kim Carnes e o troço ficou no inconsciente, subconsciente, sabe lá...

    De qualquer modo, vejam o caso de "Bitter sweet symphony" (The Verve). Segundo a Wikipedia, eles usaram um sample de uma versão cover orquestral da música "The last time" (Rolling Stones).

    Ouvindo esta última, não dá (pelo menos pra mim) pra sacar onde tá o plágio, a diferença é enorme. Mas lá deu processo, com direito a pagamento de royalties e créditos posteriores na composição da música para Mick Jagger e Keith Richards. Decisão inclusive muito criticada.

    Se cá fosse como lá, o Lobão provavelmente iria dançar ao som de "O rock errou"...

    O que me lembra de "Vida bandida"... "Ainda não inventaram dinheiro que eu não pudesse ganhar"... ;-)

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 16:38 · Editado por: Paultx
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    Julia Hardy
    Você deveria perguntar ao próprio. É sério, gostaria de saber a opinião dele. Ele vive apontando os outros que fazem isso.

    O Lobão entrou numas de "morde e assopra"... Antes falou mal do rock anos 80 e hoje "revisitou" e viu muita coisa linda e tal.

    Maluco é maluco, e vice-versa.

    Lelo Mig
    Membro
    # 17/abr/19 16:43 · Editado por: Lelo Mig
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    Paultx

    "não dá (pelo menos pra mim) pra sacar onde tá o plágio, a diferença é enorme"

    O caso do The Verve é diferente. Eles não plagiaram a canção original, eles copiaram o arranjo de uma releitura feita por Andrew Oldhan, igualzinho!

    Você ouviu a versão errada... é esta aqui:



    obs: a versão de Oldham é queridinha dos Stones, Oldham trabalhou com eles muito tempo. Inclusive quem fodeu o The Verve, nem foi Oldham, foi o Mick Jaegger.

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 16:49 · Editado por: Paultx
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    A versão que ouvi foi a original dos Stones. Nesse caso, quem deveria levar os créditos e a grana é o cara que fez a versão orquestral. Mas porrada na gringa é outra história.

    Lelo Mig
    Membro
    # 17/abr/19 16:50 · Editado por: Lelo Mig
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    Jaegger não precisa de dinheiro. É um dos homens mais ricos do planeta. Deve ter dado a grana pro Oldham.

    Mas, sendo o compositor original, e sendo Jaegger, num tribunal teria uma vantagem descomunal num processo.

    Tanto é que o ocorrido acabou com o The Verve...

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 16:52
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    Na Wiki dizem que quem armou a porrada foi o "controverso" manager dos Stones Allen Klein.

    ejames
    Membro Novato
    # 17/abr/19 16:52
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    Paultx
    A versão que ouvi foi a original dos Stones.

    Por isso mesmo que você não notou semelhanças e o Lelo disse que ouviu a versão errada. O processo foi em cima dessa versão feita pelo Andrew Loog Oldham que foi postada, que se você ouvir verá que de fato é inegável o plágio.

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 16:57 · Editado por: Paultx
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    ejames
    Por isso mesmo que você não notou semelhanças e o Lelo disse que ouviu a versão errada. O processo foi em cima dessa versão feita pelo Andrew Loog Oldham que foi postada, que se você ouvir verá que de fato é inegável o plágio.

    Sim, nesse caso eu concordo, agora discordo apenas da decisão, acho que o crédito deveria ir pro cara da versão orquestral. Pois foi o sample dessa versão que foi usado pelo Verve. Mas, como disse antes, a briga lá é outra coisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # 17/abr/19 18:07
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    Paultx

    A música plagiada é a releitura de Oldham.

    Mas esta música é The Last Time dos Stones.

    Nos autos do processo consta The Last Time na versão de Andrew Oldham, mas legalmente a canção não deixa de ser The Last Time, entendeu?

    Paultx
    Veterano
    # 17/abr/19 18:53
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    Eu entendi tudo perfeitamente.
    Pra encerrar, digo que, se eu fosse o juiz do caso, faria igual àquela história do Salomão: Divide essa parada ao meio, 50% pros Stones, 50% pro Sr. Oldham. Caso encerrado. Próximo!
    Vida que segue.

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