Qual corda devo usar no violino?

    Autor Mensagem
    Eliel Silva
    Membro Novato
    # ago/18


    Atualmente participo de uma orquestra onde preciso ter um som suave e harmônico com o violino. Qual marca de encordamento devo usar? O mais barato possível.

    makumbator
    Moderador
    # ago/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Eliel Silva
    O mais barato possível.

    Essa questão é problemática se quiser um som equilibrado e bonito. Encordoamento barato da família do violino é tudo merda (eu toco o contrabaixo acústico e posso atestar isso).

    Mas independente disso, para casar as cordas com o som que você deseja é preciso levar em conta o seu violino em particular (e tentar balancear as características naturais dele com o do encordoamento). O ideal é ir experimentando diversos encordoamentos (e tensões de cordas) até chegar no som desejado (obviamente que essa é uma brincadeira cara).

    Mas em geral, um som mais suave e aveludado se obtém de encordoamento sintético (ou seja, alma de perlon, nylon ou outro material semelhante e cobertura de metal). Eles são uma mistura do som de cordas de tripa (sem os inconvenientes desse material, como fragilidade, menor durabilidade e pouca estabilidade de afinação) com a potência sonora de cordas metal. Infelizmente esses são muitas vezes os encordoamentos mais caros. Eu uso um assim no contrabaixo (Pirastro Obligato, que é com alma de perlon e cobertura de aço cromado).

    Uma das sintéticas menos caras é a dominant, da Thomastik-infeld.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual corda devo usar no violino?