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Synth-Men Veterano |
# nov/17
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Genteeeeeemmmmmmmmmmm! Não brigueeeeeeeeemmmm! Discutam!
É necessário que se cheque a um ponto comum sobre a leitura tanto no popular quanto no erudito. Tem que bater o olho nos dois e saber passar um para o outro e outro para o um. Desmistificar.
Tem gente aqui aprendendo, inclusive eu.
A musica tem disto. Um musico erudito compõe e lasca na partitura um A(2sus) e vem o musico popular na sua escola de musica de cursos The Flash-Concorde-Train Bala e carimba na partitura C9, o que mudará na sonoridade? Isso é o mais preocupante. Não quem, mas o quê está certo ou errado.
Precisamos meter o dedão no instrumento e contar estes intervalos, juntar as referidas notas e verificar o resultado ludicamente. Ouvir!
Jabijirous, Ken Himura, a galera toda.
O resumo de tudo que foi falado, de acordo com o tema do tópico é isto abaixo? Se não me corrijam por favor.
Caso I - acordes X9: Exclui-se a terça do acorde Exemplos: C7(9) = C D G Bb / C6(9) = C D G A
Obsº: Presenciei alguns teórico que veem a necessidade de incluir a sétima menor, nos casos de acordes X9, outros não. Há mudanças, sonoras mas não "tão" "drásticas ou dramáticas no contexto musical. O peculiar desta inclusão é que diferencia do acorde tipo T(1) + 2 + 5 e faz algum sentido.
Obs¹: O caso da observação acima, também explica algumas cifras populares onde o acorde X9, também inclui o grau escalar sétimo menor, mesmo sem ele aparecer na cifra. Exemplo: C9 = C D G Bb
Obs²: Porém no caso de tensões duplas, a sétima menor é excluída, a não ser que esteja destacada: Exemplos: C6(9) = C D G A / C(4sus)7/9 = C D F G Bb / C(4sus)6/9 = C D F G A
Obs³: Também presenciei teóricos que dizem que a cifra Cm9 é redundante ou não utilizável, pois se no acorde do tipo X9 exclui as terças, o acorde pode ser utilizado nas harmonias e melodias de tonalidades maior ou menor. Exemplos: (C D G / C D G Bb).
Caso II - acordes X9add: Adiciona-se a 9 nota no final da tríade ou tétrade sem excluir as terças. Exemplos: C(9add) = C E G D / C7(9add) = C E G Bb D / C6(9add) = C E G A D
Caso III - acordes X2sus e X4sus: Suspende-se o uso da terça, pois ela será substituída pela segunda ou pela quarta. Exemplos: C(2sus) = C D G / C(4sus) = C F G / C4sus(7) = C F G Bb
Caso IV - acorde X2add e X4add: Adiciona-se a 2ª e a 4ª sem excluir(suspender) o uso a terceira. Exemplos: C(2add) = C D E G / C(4add) = C E F G
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Jabijirous Veterano |
# nov/17
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Synth-Men Caso I - acordes X9: Exclui-se a terça do acorde Exemplos: C7(9) = C D G Bb / C6(9) = C D G A
Não, não exclui a terça, cara. Muito pelo contrário, a terça fica.
Caso II - acordes X9add: Adiciona-se a 9 nota no final da tríade ou tétrade sem excluir as terças. Exemplos: C(9add) = C E G D / C7(9add) = C E G Bb D / C6(9add) = C E G A D
Sim e não! Sim para o add9 C E G D e não para C7(add9). Aí você pode cifrar C7(9) ou C9.
O Add é só para adicionar uma nota em uma tríade, tétrade não, como é o caso do C6(9). Eu eu tenho Dm(add9) D F A E ou Dadd4 D F# G A.
Caso III - acordes X2sus e X4sus: Suspende-se o uso da terça, pois ela será substituída pela segunda ou pela quarta. Exemplos: C(2sus) = C D G / C(4sus) = C F G / C4sus(7) = C F G Bb
Sim!!
Caso IV - acorde X2add e X4add: Adiciona-se a 2ª e a 4ª sem excluir(suspender) o uso a terceira. Exemplos: C(2add) = C D E G / C(4add) = C E F G
add é de adicionar, então você adiciona qualquer nota na tríade Cadd#4 = C E F# G.
Enfim...
Algumas cifras que contém o 2 o violão/guitarra não consegue tocar, mas o teclado/piano sim! Por isso alguns acordes tipo sus2 e add2 parecem não existir no mundo das cordas, pois fazer o 9 é mais fácil e, no final, o resultado é o mesmo.
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Synth-Men Veterano |
# nov/17
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Jabijirous
Obrigado meu caro!
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Jeff guitarra Veterano |
# nov/17 · Editado por: Jeff guitarra
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Jabijirous
Obrigado por darem continuidade ao meu tópico. Irei ler todas as postagens e colocarei meu feedback assim que possível.
Obrigado desde já a todos que estão contribuindo. Fica claro que esse ainda é assunto "polêmico" :)
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Jabijirous Veterano |
# nov/17
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Jeff guitarra
Sempre foi!! Leia os dois artigos que eu postei, lá tem bastante informação sobre o assunto!
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Jabijirous Veterano |
# nov/17 · Editado por: Jabijirous
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duplo
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Gutovysk Veterano |
# dez/17
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O problema do estudo da harmonia, para quase todos, é que muitos não separam as camadas: - harmônicos - montagem de acorde e expansão x escala utilizada - função - notação
É por isso que há muita confusão.
Por exemplo, uma coisa é a função, outra é a notação dela que pode variar de região para região, do estilo de música, do que se pretende, etc...
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entamoeba Membro Novato |
# dez/17
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Como distingo uma 2ª de uma 9ª uma oitava abaixo?
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JJJ Veterano
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# dez/17
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Putz, deu pano pra manga, hein? rs
Vai uma sugestão pra quem está com uma dúvida rápida (teorias à parte):
Tem o "desenho" do acorde (6 cordas) e quer descobrir o nome?
https://www.cifraclub.com.br/dicionario.acordes ou https://jguitar.com/chordname
Tem o nome do acorde e quer descobrir o shape?
https://www.cifraclub.com.br/dicionario.acordes (na caixinha em cima) ou https://jguitar.com/
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Synth-Men Veterano |
# dez/17 · Editado por: Synth-Men
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Gustovysk
# há 2 horas citar · votar · denunciar
O problema do estudo da harmonia, para quase todos, é que muitos não separam as camadas: - harmônicos - montagem de acorde e expansão x escala utilizada - função - notação
É por isso que há muita confusão.
Por exemplo, uma coisa é a função, outra é a notação dela que pode variar de região para região, do estilo de música, do que se pretende, etc...
Meu caro boa noite!
Ocorre o que falastes parte sim, parte não. Parte sim quando o estudante é autodidata.
Parte não, quando este estuda em algum conservatório, ou segue algum método criado por alguém habilitado pedagogicamente.
A causa que citas dar-se mais por questão destes diversos métodos criados pela modernidade e pelas novas maneiras de ensinar, do que as decisões e etapas puladas ou omitidas pelo autodidata.
Por exemplo o caso do acorde X9 que citei lá em cima, do qual foi perguntado se nos acordes deste tipo, exclui-se a terça, a questão foi retirada de um método de ensino.
Não estou criticando os métodos existentes, mas vejo ou tenho a impressão que muito de nossas dúvidas estão relacionados com as informações que recebemos dos muitos métodos utilizados por quem está ensinando.
Mas no geral e raiz, o estudo da música é um somente. Mas desta raiz saem varios radicais (métodos de ensinos, avanços pulo ou omissão de etapas, pouco aprofundamento em determinadas lacunas.
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Ken Himura Veterano |
# dez/17
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entamoeba Como distingo uma 2ª de uma 9ª uma oitava abaixo? Se tá na oitava abaixo, não é segunda, né. Mas na prática, não faz diferença pra harmonia. Faz mais pra melodia.
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Andras Veterano |
# dez/17 · Editado por: Andras
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Ken Himura
Se tá na oitava abaixo, não é segunda, né. Mas na prática, não faz diferença pra harmonia. Faz mais pra melodia.
Acho que a dúvida dele é com visualizar que uma certa nota naquela posição especifica no braço está na primeira, segunda, terceira oitavas, e etc.
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Não posso dar minha resposta porque vou ser colocado na fogueira das bruxas :-)
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TendTudo Membro Novato |
# dez/17
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vou dizer que se está em oitavas diferentes com acordes com o mesmo som, ou com acordes dissonantes com outras notas pode se dizer que a tonica vai ser sempre a segunda
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Buja Veterano |
# dez/17 · Editado por: Buja
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..!!.. Õ.ô
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ChRyStIaN.1234 Membro Novato |
# dez/17 · Editado por: ChRyStIaN.1234
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É bem simples... A nona é a oitava do segundo grau. Quando vc vai tocar, vc n toca o segundo mas o nono grau
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Ken Himura Veterano |
# dez/17
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ChRyStIaN.1234 E se você tocar a 2a?
É como dissemos desde o início do tópico, não faz diferença pra harmonia. Só pra melodia.
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