É necessário falar sobre Bruno Mars.

Autor Mensagem
EduJazz
Veterano
# out/17 · Editado por: EduJazz


Buenas turma, boa tarde.

Pesquisei no acervo do fórum, e não achei nenhum tópico específico sobre o cara.

Sei (ou pelo menos penso) que a maioria dos que (ainda) frequentam o fórum é composta por ouvintes de Rock n Roll e seus derivados. Eu mesmo sou batizado e professo esta religião.

Entretanto, penso que a obra do cidadão é extremamente relevante, mesmo sendo enormemente "pop", no sentido mais "pop" que a palavra pode ter (if y'all catch my drift).

De fato penso que ele é diferente de tudo o que está no mainstream. A uma pois não é (ao menos não me parece ser) um "produto de uma produção". Está no crédito da composição da maioria das músicas (no último disco está em todas). É um bom músico (já vi videos em que ele toca muito bem guitarra e bateria) e, acima disso, um ENORME cantor. Muito diferente do que se ouve por aí, não ouço nos discos nada que indique uma grande manipulação vocal...

Todavia, o que mais me impressiona é a qualidade do material. Notadamente do último disco (24k Magic, 2016). Gosto muito do trabalho anterior também, mas esse disco... pra mim é, até aqui, o melhor produzido na década no segmento. De longe. São 9 músicas que, pra mim, são todas excelentes. O cara tem um poder de síntese muito interessante e, nesse disco, me parece ter atingido seu ápice. As sonoridades são todas extremamente bem escolhidas.

Sobre sonoridade, percebo uma coisa interessante: o cara resgata, sem medo de ser feliz, uma parte da estética dos anos 80 que a galera de hoje parece ter até alergia. Um exemplo, a canção "Chunky":



O groove, os timbres (esses synths são muito bacanas), o coro... enfim, tudo me lembra uma atmosfera 80's muito interessante.

Mas não é só essa a tônica do disco, há também muita referência ao soul da década de 70, com timbres mais orgânicos, como em "Perm":



Muita gente acusa o rapaz de tentar ser o "novo" Michael Jackson. Não discordo, tem muita coisa que faz referências descaradas, não só nesse último álbum. Mas, se tenta ou não, pra mim não faz muita diferença. Só sei que essa balada aqui poderia estar no disco novo do MJ, se ele pudesse lançar um:



Outro ponto: como se pode ver no vídeo acima, o rapaz é um monstro no que se refere à performance ao vivo. Ele e a banda.

Enfim, de fato acho que, no cenário "pop", ele é o que de melhor qualidade surgiu nos últimos anos!

Discutam.

Jabijirous
Veterano
# out/17
· votar


A produção desse disco é fantástica!!! Assim que saiu eu ouvi esse cd inteiro, não sou de ouvir Bruno Mars, mas fiquei impressionado com a produção!!!

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


EduJazz

Mesmo um cara meio distante do mainstream, chegado em experimentalismo e bizarrices sonoras não convencionais, e acima de tudo, um defensor da preocupação com a ARTE, acima de tudo, inclusive do virtuosismo imbecil, não admitir a importância do Cenário Pop e de seus benefícios para todas as cenas, é meio que estupidez.

Uma coisa é ser rockeiro, mesmo radical, uma coisa é não gostar...outra é ser burro.

O cenário Pop é o que faz dinheiro. Fazendo dinheiro ele pode se dar ao luxo de fazer grandes produções, ter cuidados extremos com todas as etapas do processo.... da composição a distribuição.

Sempre teve artistas altamente capacitados dentro do cenário Pop. Excelentes músicos, excelentes cantores, excelentes compositores. O perfeccionismo destes caras somado ao dinheiro do estilo, é o que proporciona toda a revolução tecnológica musical. Dos instrumentos aos equipos de palco.

Ainda que eu não curta muito esse moleque aí, o Bruno Mars, confesso que acho meio chatinha as músicas dele, mas o cara é bom... puta profissional.

Canta, toca, compõe, dança, entretainer, hit maker........ falar que um cara destes é um Zé Ruela seria de uma inveja monumental. É o tipo de artista que se daria bem em qualquer estilo que desejasse.

Fora o talento, estes caras são muito preocupados com tudo que envolve o trampo e são muito perfeccionistas.... Tudo é muito bem feito, bem arranjado, bem timbrado, bem gravado, bem equalizado...

Destes artistas Pop Modernos, Lady Gaga (ainda que também não curta muito também), é outra que possui diferenciais acima da média.

Dia destes ouvi no carro, um DJ, um tal de Lost Frequencies, que achei bem acima da média também, ainda que a música seja um Pop Comum.




JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


Não sei se é bom ou ruim, pra mim é que nem o caviar do Zeca Pagodinho... só ouço falar... nem sei de que nacionalidade é!

Mas não tenho nada contra "pop"... Gosto de muita coisa de Madonna, Prince, Michael Jackson, George Michael... até Spice Girls eu conseguia ouvir, quando estava na moda.

Só que estou totalmente afastado da mídia pop atualmente, então, só conheço de nome o carinha aí.

Me indiquem UMA música (mais emblemática, representativa do que ele poderia ter de interessante), só pra eu ver do que se trata, please.

Casper
Veterano
# out/17
· votar


Caro JJJ:



acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


Eu tinha falado sobre o bruno mars em outro tópico, teve gente que meteu o pau. Eu que nem curto muito pop gosto bastante do trabalho do cara. Como dito aí, uma coisa é não gostar, outra coisa é ser um imbecil dizendo que isso aí não presta ou ser ingênuo a ponto de achar que dentro de um estilo inteiro ou uma geração inteira não vai ter nada de bom. Com tanto investimento, é quase impossível não sair nada de bom!
Como dito aí em cima também, o cara não é bom somente no sentido musical da coisa, mas sabe fazer a parte do entretenimento também, se preocupa com a dança e coreografia, com a disposição do palco, etc...

Depois vou escutar o lost frequencies.

EduJazz
Veterano
# out/17
· votar


Jabijirous

De fato, uma produção de outro mundo. Raro um cuidado desse nível.

Lelo Mig

Eu eu sou meio que um "prostituto" musical. São pouquíssimas as minhas restrições. Eu gosto, de verdade, de sertanejo (até o atual, boa parte dele), pagode... tudo que é bem produzido eu acabo gostando... Mas, no meu coração, bate o Rock n Roll, o Blues e o Jazz... acho que esse ecletismo anda mais me prejudicando do que ajudando kkkkkkkkkkkkkk.

Mas o Bruno Mars, acho ele de fato acima dos outros nessa cena dele! Escutarei com atenção o que você indicou.

JJJ

A indicação do véio Casper é certeira. Mas eu faria outra, até porque a parte musical dessa canção, se não me engano, é creditada ao Mark Ronson. Eu iria disso aqui (é do disco anterior), uma descarada "homenagem" ao início da carreira do MJ:



acabaramosnicks

Concordo em gênero, número e grau.

EduJazz
Veterano
# out/17
· votar


Em tempo, esses dois covers são geniais:



(JJJ cabe um Police lá nas collabs heim?)



JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


Casper

A semelhança dessa intro com Notorious (Duran Duran) é meio perturbadora... até o doo-doo-doom é na mesma métrica do "notorious, notorious"!!! A guitarrinha safada... putz...

Mas entendi a ideia.

EduJazz

"So Lonely" é do caralho, mas eu não chego naquela altura! kkkkk

O que me pareceu é que o cara é bom sim, sem dúvida nenhuma. Pop é assim, ou pega logo ou não pega. Não vou virar fã... mas o cara é bom.

Agora, olha só que engraçado... pensei na Amy Winehouse após ver os vídeos anteriores sugeridos do cara, mas antes de ver seu último vídeo, do cover dela.

Assim como a Amy (e por isso que lembrei dela): não tem nada de novo aí... ou se parece com Michael Jackson, ou com Duran Duran (como falei com o Casper acima) ou é cover ou é um som à lá Motown... enfim... é bom, mas assim como a Amy (que era ótima) não é exatamente a "nova onda musical", mas algo que remete ao passado (pelo menos tudo que vi aqui).

EduJazz
Veterano
# out/17
· votar


JJJ

De fato, ele não reinventa a roda. O que me impressiona é o poder de síntese do cara... resgata muito bem sons do passado, e faz coisas presentes com muito talento.

Mas depois perde um tempo pra ver as performances ao vivo. A banda é sempre a mesma, afiadíssima.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


Destaque para a música 'that's what i like', que ainda tendo uma inspiração de épocas passadas, tem também muitas características mais contemporâneas, lembrando as batidas de rap mais atuais. Essa também é do último álbum. Na boa, a primeira vez que eu escutei essa música foi na ida ao trabalho, no rádio do carro. Instintivamente começei aquela balançadinha suave com a cabeça e pensei: "cara, acho que eu preciso escutar mais rádio" (eu nunca escuto rádio). Claro que não deu muito certo as tentativas posteriores de escutar rádio porque tem muito lixo rolando por aí, o que dá mais crédito ainda ao bruno mars, que consegue fazer um pop bem aceito por diferentes públicos, desde os mais pops até os que nem curtem muito música pop. Essa treasure aí também é muuuito boa!

EduJazz
Veterano
# out/17
· votar


acabaramosnicks

Cara, eu toco That's What I Like com uma banda que faço freela. Formação power trio. Não é bolinho não viu.

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


EduJazz

"Eu eu sou meio que um "prostituto" musical. "

Eu sou, sem falsa modéstia, o que, literalmente, pode se chamar de eclético. Mas, estou cada vez mais me afastando do mainstream e navegando por mares mais obscuros.

Não porque não veja gente boa, mas porque sinto uma necessidade pessoal muito grande de um contato maior com a arte... o mainstream (não é de hoje) esta muito descompromissado... tudo é só diversão, só entretenimento, no máximo, um "romancezinho barato".

Me sinto velho para chacoalhar a bunda até o chão (ainda que não o fizesse nem quando era novo), mas não para me emocionar... e essa música, definitivamente não me emociona.

Julia Hardy
Veterano
# out/17
· votar


Tem coisas dele que eu gosto e outras que eu detesto. O primeiro álbum dele é péssimo (my opinion). Mas, as músicas mais recentes dele que saíram são boas. Som de balada que presta.

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


JJJ

ou se parece com Michael Jackson

Muito. Talvez seja a maior influência dele.

ou com Duran Duran

Nem um pouco. Só pela introdução parecida de uma música, não dá para cravar isso. Na minha opinião, o estilo dele, em geral, passa bem longe de Duran Duran.

um som à lá Motown

Também é uma referência válida, pois ele "trafega" muito por esses estilos característicos ligados à Motown, como Soul, Black, R&B...Claro que tem as baladinhas pop e outras coisas mais puxadas pro eletrônico, mas no geral é isso aí.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


renatocaster

Eu estava exemplificando pelo pouco que vi; deu pra sacar que é mais revisita ao passado do que propriamente algo novo. Mas não é crítica, é só uma análise rasteira de quem só ouviu agora...

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


JJJ

Eu estava exemplificando pelo pouco que vi; deu pra sacar que é mais revisita ao passado do que propriamente algo novo. Mas não é crítica, é só uma análise rasteira de quem só ouviu agora...

Pô, mas das 3 referências que vc citou, só errou uma, kkkkkkkk. Apesar de ter ouvido pouco, tá bem na fita! :)

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Qualquer semelhança não é mera coincidência:




PguitarMaxx
Veterano
# out/17
· votar


EduJazz
Dele realmente só curto Uptown Funk, que não é exatamente dele.

Eu gosto de pop. Em termos de estilo musical, é o segundo que mais ouço. Mas acho Bruno Mars meio chatinho.

Na cena pop tem outros(as) que me empolgam bem mais.

entamoeba
Membro Novato
# out/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Conheço muito pouco, mas me parece infinitamente melhor do que aquelas coisas derivadas do RAP, com letras que falam sobre bundas em movimento e ficam citando pessoas famosas e marcas de luxo (tipo Jequiti).

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


PguitarMaxx
outras que me empolgam bem mais.

Faço uma ideia... uhauhauhauhuaha

ALF is back
Veterano
# out/17
· votar


Po eu tbm curto alguns sons de Bruno Mars. Mas so conheco o que toca em radio e gosto a ponto de me interessar em ouvir ate o final. Uptown funk é um som q ja pensei em usar pra fazer uma jam. Da pra tirar um trexho instrumental da musica e jogar solo em cima facil, sem previsar procurar bt.
Mas eu acho bem legal em geral. So q acho q dizer que um cara do mainstream nao inventou a roda soa ate redundante. Mto dificil alguem do mainstream trazer algo novo, embora todos se defenderiam em uma entrevista dizendo q somam novidades pra musica =p

PguitarMaxx
Veterano
# out/17
· votar


JJJ
HUAHUAhu também, também... Mas eu curto mesmo muita coisa no cenário pop. Tem bastante coisa legal hehe

ALF is back
So q acho q dizer que um cara do mainstream nao inventou a roda soa ate redundante. Mto dificil alguem do mainstream trazer algo novo, embora todos se defenderiam em uma entrevista dizendo q somam novidades pra musica =p

Concordo, cara. Acho que o grande desafio de quem vive nesse meio não é inovar o estilo, mas renovar. Claro, sempre tem uma ou outra exceção, as vezes aparece um Michael Jackson, uma Madonna, mas é muito dificil.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


PguitarMaxx
Eu gosto de pop. Em termos de estilo musical, é o segundo que mais ouço. Mas acho Bruno Mars meio chatinho.

Na cena pop tem outros(as) que me empolgam bem mais.


[BELIEBER DETECTED]

PguitarMaxx
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx
Então, Bieber tem lá sua qualidade, o moleque trabalha pra cacete, mas não curto os sons dele não, pelo menos com base nas musica dele até agora.

Mas na atualidade gosto de Marian Hill, Maroon 5, Justin Timberlake, algumas coisas da Demi Lovato, Ariana Grande... Gosto das coisas mais musicais da Beyoncé,... enfim...

Sem contar o pop mais antigo, com MJ, Mariah Carey, Destiny's Child...

Não tenho preconceito não. Obviamente tenho minhas preferências, mas se a música for boa e, de algum modo, conversar com algo que eu curto (como Blues, Soul e Country) eu to ouvindo. Não erro não :)

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


PguitarMaxx

Justin Timberlake

Acho muito bacana o som dele, eu curto, e no geral ele lança discos muito bem produzidos. E esses caras são workaholic, dedicação extrema e profissionalismo absurdo. Quem olha assim pensa que é só mais um carinha boa pinta cantando, mas não é.

Julia Hardy
Veterano
# out/17
· votar


Justin Timberlake

Eis um cara que eu não consigo ver nada demais. Algumas músicas são legalzinhas, mas discos inteiros, shows inteiros desse cara são insuportáveis. Muito chato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/17
· votar


Esse cara, Bruno Mars, é um artista pop "chique".
O trabalho dele é muito bem produzido e arranjado, e tem profissionais altamente qualificados (músicos, arranjadores, produtores, etc) por trás dele.
Vai contra a atual maré de música de baixo nível que "domina" o mercado.
Por outro lado, é um produto específico para um "nicho de mercado" específico, assim como você pode (se tiver condições) comprar um Jack Motors - que é voltado para um "nicho" de consumo específico; ou um Lamborghini - que é voltado para outro "nicho", embora ambos sejam carros...
De fato tem qualidade no trabalho dele...
Abçs

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O problema, que sempre malho aqui, e sei que até me tornei repetitivo... É termos que se limitar ao obvio:

Justin Timberlake é bom, Bruno Mars é bom, Lady Gaga é boa... Gente boa nunca faltou.... Nestas porras de programas tipo The Voice, Idols e o carai, 90% dos calouros são tecnicamente muito superiores aos profissionais da minha época.... O que não falta e nunca faltou é gente talentosa.

Mas e daí?

Cadê o novo? Cadê a surpresa? Cadê aquela canção que me faz sorrir ou chorar?

Eu não sei a resposta. Só sei que acho uma mesmice tediosa e me contentar com "o cara é bom".... Pra mim é muito pouco.

TendTudo
Membro Novato
# out/17
· votar


Lelo Mig
Não existe gênio! Mas sim uma histeria coletiva baseada em projeções do modo de produção que vende arte.
Isto tudo dividido entre músicos e não músicos.
Apreciadores no verbo e consumidores na verba.
O problema é que o cara tem que trazer o leite das criança pra casa. Não queremos morrer de overdose.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É necessário falar sobre Bruno Mars.