Músicas baseadas em livros (romances)

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# out/17


Estava pensando aqui, existem alguns bons livros que de tão famosos, acabam servindo como inspiração para músicas que ficam tão famosas quanto às histórias que alimentaram a imaginação dos compositores.

Vou citar um exemplo bem clássico, o livro "Admirável mundo novo" de Huxley. (Ing. Brave new world).
As músicas que remetem a essa história, que eu me lembro agora são:
Brave new world - Iron Maiden
Admirável gado novo - Zé Ramalho
Admirável chip novo - Pitty

E talvez existam outras que não conheço...

Outra música que surgiu de um romance é a música Wuthering Heights de Kate Bush. A música é homônima do livro e em português é "O morro dos ventos uivantes".

Acho muito interessante misturar esses dois mundos, já que gosto muito dos dois.

Alguém conhece outro exemplo?

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Tem um outro livro que está inspirando milhões de musicas por ai: chama-se Biblia rsrs.

Mas realmente nunca parei pra pensar nesse aspecto.
To acompanhando pra aprender mais.

Wade
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Wade
· votar


O disco Nightfall in Middle-Earth do Blind Guardian é inteiramente baseado em O Silmarillion.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Wade

Agora que vc comentou, se não me engano tem uma música do Led inspirada no Senhor dos anéis...

Sempre tive curiosidade para ouvir Blind Guardian, agora acho que tenho mais um motivo...

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Beto Guitar Player

Cara, tem muita coisa.

Só o Iron Maiden, metade do trabalho deles é inspirado em livros, contos e novelas... Bruce é leitor voraz.

Algumas que lembro de cabeça agora......se quiser daqui uns 10 dias volto com uma lista com mais de 100......kkkk.

- Banco Del Mutuo Soccorso > álbum > Darwin (Teoria da Evolução das Espécies - Darwin)

- Beatles > música > I Am the Walrus – (The Walrus and the Carpenter – Lewis Caroll)

- Black Sabbath > música > Behind the Wall of Sleep (Beyond The Wall of Sleep – H.P Lovecraft)

- Cream > música > Tales Of Brave Ulisses (Odisséia – Homero)

- Genesis > música > The Musical Box (Lenda/Conto Inglês)

- Iron Maiden > música _ Braver New World (Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley)

- Led Zeppelin > música > The Battle Of Everymore (O Senhor dos Anéis - Tolkien)

- Metallica > música > For Whom the Bell Tolls - (Por Quem os Sinos Dobram – Ernest Hemingway)

- Metamorfosi > álbum > Inferno (O Inferno de Dante)

- Museo Rosenbach > álbum > Zarathustra (Assim Falou Zarathustra - Nietzsche)

- Ramones > música > Pet Sematary (O Cemitério Maldito – Stephen King)

- Rush > álbum > 2112 (Anthem – Ayn Rand)

- Sting > música > Moon over Bourbon Street – (Entrevista com o Vampiro – Anne Rice)

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig

Cara, eu achei show de bola e se vc quiser voltar depois de um tempo com mais coisas, eu ia achar fantástico...

Muita coisa que vc colocou aqui eu fiquei demasiadamente curioso pra conhecer, tanto as músicas quanto os livros.

Embarcando nessa de pesquisar músicas baseadas em livros, "descobri" uma música do David Bowie baseada num livro que eu adoro, 1984 do George Orwell.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Só o Iron Maiden, metade do trabalho deles é inspirado em livros, contos e novelas... Bruce é leitor voraz.
Flight of the Icarus tem um nome bem sugestivo mesmo rsrs...


Imagino que Achilles, Agony and Ecstasy in Eight Parts do Manowar tambem seja baseada em algum conto medieval.

Na verdade acho que o Manowar quase inteiro é baseado nas literaturas wikings da vida. So nao sei citar qual.

- Metamorfosi > álbum > Inferno (O Inferno de Dante)
Isso me lembra de Dante's Inferno do Iced Earth.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Acabei de ler um livro do Machado de Assis: Quincas Borba, como se trata de um amor platônico de um homem por uma mulher casada, talvez tenha servido de inspiração por aí.

gpeddino
Veterano
# out/17 · Editado por: gpeddino
· votar


"Sympathy For The Devil", dos Stones, é inspirada em "O Mestre e Margarida", do escrito russo Mikhail Bulgákov.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


Beto Guitar Player

"se vc quiser voltar depois de um tempo com mais coisas, eu ia achar fantástico..."

Comecei uma lista aqui... Vai longe..... depois volto para publicar....rs.

Obs: Enquanto escrevia aqui lembrei de "The Call Of Ktulu" do Metallica. Não sei a letra, preciso dar uma olhada, mas Ktulu (Cthulhu Mythos), é uma entidade cósmica, uma espécie de demônio, criado pelo escritor H.P Lovecraft.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig

Enquanto escrevia aqui lembrei de "The Call Of Ktulu" do Metallica. Não sei a letra, preciso dar uma olhada, mas Ktulu (Cthulhu Mythos), é uma entidade cósmica, uma espécie de demônio, criado pelo escritor H.P Lovecraft.

Eu não lembro o que diz a letra, mas pode ser também.
Eu sei que Enter Sandman é inspirada na entidade Sandman que é um tipo de deus dos sonhos.
O Neil Gaiman escreveu a história Sandman em HQ (fantástica inclusive), mas eu sei que a música não se refere ao personagem de Gaiman, mas à figura do folclore mesmo. Nesse caso não conta muito, mas tanto a música quanto a HQ pra mim são fabulosas.

entamoeba
Membro Novato
# out/17
· votar


Eu não lembro o que diz a letra

É instrumental.

Adler3x3
Veterano
# out/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu estou escrevendo um livro, um e-book com músicas.
Na verdade três livros, mas tem um que esta mais adiantado, que espero terminar até março/2018.
No início de cada capítulo tem uma música, que o leitor pode dar player ou não.
Tudo bem ambientado, não é enxerto cada música tem a haver com o texto, composta especialmente para aquele trecho.
Para a capa tem uma música, para o resumo uma, para cada capítulo, ou trecho relevante, o final e outras que são adendos.

Assim como em outras partes mais interessantes, ou que tenham bons motivos para uma música.

Ao mesmo tempo que escrevo o livro em certas passagens me inspiro para compor a música.
O inverso também se aplica, as vezes uma música inspira a escrever o texto.

São inúmeros os exemplos do uso das duas artes, principalmente nas operas, onde a música é inspirada nos livretos, e a opera ainda acresce a arte cênica.

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"É instrumental"

kkkkkkkkk.....Faz tanto tempo que não ouço o Ride The Lighting (é do Ride, né?)... Que lembro do nome, mas não lembrava da musica....kkk.

Valeu!


Adler3x3

Legal teu trampo. Aguardamos o "trailer".

daimon blackfire
Membro Novato
# out/17
· votar


O King Diamond tem umas músicas que tem claras influências de Lovecraft.

Adler3x3
Veterano
# out/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lelo Mig

Obrigado.

No momento oportuno vou fazer um pequeno release
E vou precisar de pessoas com bom gosto como você para ouvir e apresentar críticas.
Na maior parte das músicas estou a mixar, quanto ao texto já escrevi bastante, agora entro na parte de revisão, tirando algumas partes e incluindo outras, para depois numa segunda revisão do português e da ortografia.
Para depois entrar na edição do livro propriamente dito.
Já fiz alguns testes em smarthphones, tablets e pc e dá dando certo.
Já fiz mais ou menos umas vinte músicas, e tem algumas ainda pela metade e estou avaliando se vão entrar ou não.

Para algumas músicas as vezes a gente não consegue a inspiração e encaixar bem e tem que abandonar e começar tudo de novo, e também dar um tempo.
Mas tem ainda por fazer do zero umas quatro ou cinco músicas.
E depois quando todas ficarem prontas entra a fase da masterização.

Eu não consigo manter o foco num livro só, assim como nas músicas, vou fazendo aqui e ali, o que esta mais para o fim é o que comecei por último.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


Eu não lembro o que diz a letra

É instrumental.


entamoeba

Klkklkkkkkkkk, que merda mano...
Que merda de fã do Metallica eu sou...

Pior que nem me dei conta do que eu escrevi...

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


Adler3x3

Caraca brother, que ideia fabulosa...
É o tipo de trabalho que eu iria admirar muito...

Estou escrevendo um livro também, escrevi cerca de 60%
O engraçado é que alguns capítulos (na verdade cada capítulo é como um conto separado que juntando tudo constrói uma história) me inspiraram a compor músicas. Então tenho algumas músicas inspiradas em alguns contos, mas nunca me ocorreu fazer algo como o que vc está fazendo.
Quando vc terminar, não esquece de postar hein, estou muito curioso.

entamoeba
Membro Novato
# out/17
· votar


Lelo Mig
Beto Guitar Player

Bom, não vejo problema em uma música instrumental ser inspirada por um livro. A letra só serve para deixar isso mais explícito.

Ordinaire
Membro Novato
# out/17
· votar


O album Leviathan ido Mastodon é inteiro baseado no livro Moby Dick.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar



Bom, não vejo problema em uma música instrumental ser inspirada por um livro. A letra só serve para deixar isso mais explícito.


entamoeba

De maneira alguma, eu também não, concordo contigo


entamoeba
Lelo Mig

De qualquer maneira, essa música do Metallica foi realmente inspirada na história de Lovecraft. Inclusive, estava lendo a respeito e o Metallica fez mais músicas inspiradas nessa história. The thing that should not be, do álbum Master of Puppets, All Nightmare long, do álbum Death Magnetic e Dream no More, do álbum Hardwired...to Self-Destruct.

victorhugorleite
Membro Novato
# out/17
· votar




Baseada no romance "O Perfume" do Patrick Süskind.

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ordinaire

"O album Leviathan do Mastodon é inteiro baseado no livro Moby Dick."

Sim! Bem lembrado...... Inclusive explícito principalmente na segunda canção, "I Am Ahab".... Capitão Ahab é o personagem chave, obstinado em matar a Moby Dick.

Sem contar a belíssima capa deste álbum.

Ordinaire
Membro Novato
# out/17 · Editado por: Ordinaire
· votar


Lelo Mig

Esse eu não poderia esquecer, é um dos meus albuns favoritos de todos os tempos, até homenagiei colocando o nome do meu amp de leviathan heuheuheuheh

JJJ
Veterano
# out/17 · Editado por: JJJ
· votar


O totalmente fantástico Journey to the Centre of the Earth, de Rick Wakeman, baseado no livro homônimo de Jules Verne.

Imperdíveis, ambos. Ouçam e leiam, antes de morrer.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/17
· votar


Call of Ktulu do Metallica, realmente, é instrumental. Maaaaas, The Thing That Should Not Be, que aparece no Master of Puppets, é explicitamente sobre o Call of Cthulhu do Lovecraft, como disse o Beto. Quem era fã mesmo de Lovecraft no Metallica era o Cliff Burton, segundo consta. Rola até uma paráfrase do "this is not dead, which may eternal lie, yet, with stranger aeons, even death may die" (acho que é assim, estou puxando de cabeça) que aparece na capa do Live After Death do Iron Maiden.

Por falar em Maiden, outro caso parecido é o de Stranger in a Strange Land: a música não tem absolutamente nada a ver com o livro do mesmo nome do Robert Heinlein, e curiosamente no refrão ele canta "No Brave New World", mas a música também não tem nada a ver com Brave New World do Aldous Huxley!

Iron Maiden também tem To Tame a Land, baseado em Dune, e várias outras. Mas sempre achei que a abordagem deles é bem rasa, parece até que leram um resumo do livro e nem entenderam direito.

Achilles do Manowar é da mitologia grega. O Led Zeppelin, além de Battle of Evermore, também tem Ramble On baseada no Tolkien. House of Atreus do Virgin Steele é baseada na Orestéia de Ésquilo com uma profundidade até surpreendente. The Shining do Black Sabbath parece ser (vagamente) sobre o livro do Stephen King, pelo que me lembro da letra.

Uma que me surpreendeu foi Please Remember do Deafheaven. Quando ouvi pela primeira vez achei que conhecia a narração de algum lugar. É um trecho de "A insustentável Leveza do Ser" do Milan Kundera.

Buja
Veterano
# out/17 · Editado por: Buja
· votar


^^^^^^^^^^^^^^^^
| | | | | | | | | | | | | | | | |
Leitor voraz detected!

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar



O totalmente fantástico Journey to the Centre of the Earth, de Rick Wakeman, baseado no livro homônimo de Jules Verne.

Imperdíveis, ambos. Ouçam e leiam, antes de morrer.


JJJ

Com certeza. Não conhecia a música, mas o livro sim. Gosto de Verne desde os 15 anos, é simplesmente demais.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/17
· votar


BrotherCrow

Cara, ótimas informações. Estou ampliando muito a minha lista de "próximos livros a comprar".

HotLicks
Membro Novato
# out/17
· votar


O Sepultura lançou um álbum inspirado no Inferno de Dante, pelo menos o Andreas disse que leu o livro.

Mas, não é porque a música tem nome de livro que ela foi, necessariamente, baseada na obra. Muitas são apenas trocadilhos com títulos e frases impactantes dos livros e/ou autores. Nem sempre elas têm relação direta - ou são narrações - das obras. Muitas vezes apresentam algumas citações.

São duas artes fantásticas, por que não juntá-las? Afinal, vários músicos também já escreveram livros.

"Eu sei que Enter Sandman é inspirada na entidade Sandman que é um tipo de deus dos sonhos."
Eu pensava que era sobre o bicho-papão!!! rsrsrs

HL

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músicas baseadas em livros (romances)