Desagradável (Gangrena Gasosa)

    Autor Mensagem
    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Julia Hardy


    "Nem vou apelar pra serem/terem sido os “G.G. Allin brasileiros”.


    Mas acho curiosa a coincidência das iniciais. As escatologias eram diversas, por outro lado.

    Legal encontrar “Desagradável” inteiro no You Tube. E se bate um desânimo em ver durar 2 horas o material, minha memória é de se tratar dum documentário de responsa. Decente. Sem embromação.

    E q, como aquele sobre a Woodstock (loja), recomendado tempos atrás por aqui, vejo como q refletindo o q é o metal no Brasil, o tal “metal nacional”, o metal brasileiro. Ralação, superação, equívocos, pataquadas, tretas (entre si e com outras bandas), promessas furadas, pouquíssimos lugares pra tocar (atenção ao sujeito do único bar q os aceitava)…

    Só q, ao contrário de tanta banda mimimi, pioneira, ou daquelas q vivem comemorando 15, 20 e 30 anos com metade parados, temos no Gangrena Gasosa uma banda com HISTÓRIA. Ainda q contando com gente desagradável envolvida – o título é mais q preciso nesse sentido. E q a discografia parca ñ reflete.

    Foram tocar na Europa tb, e em reais condições (como provavelmente todas as outras brasuquices q pra lá foram) documentadas por aqui sem firulas. Sem falsidades. Nem mimimi. E com muita farofa.

    Nenhuma banda cult se tornou cult intencional e deliberadamente querendo virar cult, uma outra lição. Recomendado, enfim."

    Fonte: thrashcomh.com.br



    My opinion: pensei que não encontraria documentário sobre banda brasileira mais revelador e engraçado que Guidable( Ratos de Porão), mas, sim. O texto já expõe muito do que eu penso. Não adianta chorar o leite derramado que não volta mais pra caixinha. Ter banda no Brasil, especialmente de rock/metal, é uma missão desagradável.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Julia Hardy

    Legal!! Vou ver com calma depois...desconhecia este documentário.

    Lembro que na época a gente dizia que o Gangrena era "Saravá Metal" ou "Macumba Metal"....kkkk

    O nome do segundo álbum deles é brilhante: “Smells Like a Tenda Spirita”

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Julia Hardy
    Tenho o documentário em DVD e o "baixei" antes do you2be.
    Conheço o Gangrena desde há muito, pois eles são uma referência no underground carioca.
    Meu amigo Rogério Lopes (Vitória Régia, Orquestra de Guitarras, Simone, etc), foi o produtor do "Smells..." e eu os ajudei em um dos vários shows no Garage (infelizmente já fechado).
    No mais, a proposta estética do Gangrena é simplesmente sensacional e muito criativa! Uma das poucas coisas realmente inusitadas na música pesada brasileira.
    Abç

    Wade
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Acabei de assistir o documentário na íntegra.

    Tem uma verdades escrachadas. Mas no geral não vi nada demais em relação ao "ser desagradável". Considerando o que foi mostrado e relatado no documentário, os caras eram até bem light. Comparar com G.G. Allin, por exemplo, é impensável.

    Achei muito interessante a ideia das misturas de ritmos, mas não curti nem um pouquinho o resultado (com exceção dos solos de percussão). Mas legal a história deles, principalmente a parte da turnê na Alemanha.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Eu adoro algumas músicas deles. Sempre que tô em alguma festa, coloco Surf Iemanjá, Thraxangô e Exú Noise Terror pra tocar. A ideia da mistura é sensacional e dá pra curtir, apesar da falta de capacidade técnica da banda.

    Quanto aos shows, cara, é só bizarrice. Já ouvi muitas histórias de colegas que foram, tipo um dia no garage que uma vela de 7 dias foi tacada do palco, acesa, e acertou a testa dum maluco. O cara tomou uns 10 pontos e a vela não apagou.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Ken Himura
    Nesse show do Garage que citei acima, eu estava ajudando os caras, e tomei um banho de "marafo"!!!
    Abç

    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Lelo Mig

    Concordo. Eu ri muito da Troops of Olodum. Parodia obvia com Troops of doom( Sepultura)

    Mauricio Luiz Bertola

    Legal. Entao, voce conhece os caras pessoalmente. No caso da proposta de som, a ideia ficou melhor que a execucao. Ainda que rende alguns momentos interessantes e engracados.

    Wade

    Por isso, o "Nem vou apelar pra serem/terem sido os “G.G. Allin brasileiros”. Sinceramente, nem curto tanto o som. Gostei mais das historias de bastidores, especialmente, sobre a turne na Alemanha. A parte que eles sao confrontados pelas feministas eh impagavel.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Julia Hardy
    A banda sempre foi "tosqueira", sempre tocaram mal e era essa a proposta mesmo, totalmente punk.
    Só recentemente, depois do "Smells..." que eles passaram a prestar atenção nos aspectos técnicos, depois que o Angelo Arede (ex-Dorsal Atlântica) passou a "liderar" a banda, inclusive incorporando de vez a questão da percurssão "de macumba" às composições em sí (antes era só a temática e uma intervenção incidental), é que a banda evoluiu técnicamente.
    No disco "Se Deus é dez, Satanás é 666" (posterior aos "Smells like a Tenda Spirita"), essa tendência se consolidou.
    O que interessa é a proposta realmente inovadora dos caras; NINGUÉM faz o que eles fazem, além de serem muito engraçados no palco (e no trato pessoal também...).
    Atualmente está rolando um "crowdfouning" para a finalização d gravação do novo álbum: "Gente ruim só manda lembrança pra quem não presta"
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=WFl9yrTcaWc

    https://www.youtube.com/watch?v=TIzxVHRdAYg

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Julia Hardy

    "A banda sempre foi "tosqueira", sempre tocaram mal e era essa a proposta mesmo, totalmente punk. "

    Concordo e acho que essa é graça... os caras são punk hardcores. Se botar o "Kiko Loureiro" na banda estraga tudo.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo. Pra colocar um cara assim, como o exemplo do Kiko, a proposta da banda tem que mudar. E a qualidade dos arranjos, claro, tem que subir muito.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Morei na Tijuca. O Garagem ficava na rua Ceara na Praça da Bandeira, alguns amigos meus frequentavam lá.

    Assim como os árabes, turcos e bárbaros invadiram a Europa na idade-média, nos anos 85 a 95 o metal invadiu o RJ.

    O fundador do Garagem Fabio Costa. morreu em 2012.

    O Gangrena era o mal falado mais amado da área. kkkkkk!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desagradável (Gangrena Gasosa)