MPB Jóias da música nacional

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17


    Este Show simplesmente é demais, difícil encontrar tanto talento junto numa apresentação.



    Indiquem outras jóias, temos que preservar a nossa memória.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Adler3x3
    Tenho esse DVD.
    Excelente!
    Abç

    Amago
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Gosto muito destes velhinhos


    Amago
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Adler3x3
    Me desculpe se entendi errado

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Obra prima



    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Pra ser sincero, não gosto muito dos albuns do Gil em estúdio, cheios de instrumentos e frescurinhas, coisa e tal... Já os acústicos são extraordinários!


    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Post duplo, mas aproveitando.

    Esta banda é muito original.



    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Amago
    É mais para o lado MPB,

    Mas não tem problema nenhum.
    Tenho boas lembranças do Tonico e Tinoco, uma vez fui numa festa em que os dois cantaram e foi muito legal, eu tinha uma namorada linda que tinha vindo do interior lá de Palmeiras, que gostava deste estilo.

    Boblau
    Valeu.

    DoisUm
    O Gilberto Gil é muito bom.
    Conheci ele décadas atrás, numa lanchonete que ficava perto do Teatro Guaíra, quando por causa de um trabalho perdi a hora do almoço, e lá pelas duas horas da tarde fui fazer um lanche e ele estava lá com a banda, naquele tempo que no cabelo dele tinha uma lua.

    Ele é muito eclético, gosto do lado nordestino dele.

    Gosto muito da versão de Jurubéba ao vivo junto com o Jorge Ben, para quem não conhece vale a pena:

    https://www.youtube.com/watch?v=rwOYH3Y2KNo

    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar




    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar




    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Difícil saber o limite do que é realmente MPB...

    Às vezes é quase samba, outras vezes é quase jazz ou bossa-nova, outras é basicamente música nordestina (forró, baião). Até com o rock faz fronteira eventualmente, notadamente entre os mineiros.

    Já citaram aqui Tonico e Tinoco e Clube da Esquina! Como enquadrar isso num "gênero"? O que seria MPB pura? Filosofem...

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    JJJ

    É difícil responder, a princípio seria Música Popular Brasileira, não seria um estilo.

    Mas conforme a história musical de cada ouvinte pode ter significado diferente, influências diversas.

    É o mesmo caso da Música Erudita ou Clássica, difícil de classificar.

    A MPB no decorrer das décadas desde que surgiu esta sigla ao meu ver teve diferentes conotações, para alguns mais o samba e bossa nova, para outros o conceito é mais amplo.

    Eu mesmo fui contraditório num post acima.

    E como advento da internet, com as rádios virtuais, com os players existem inúmeras classificações, e novos estilos e sub-estilos não param de surgir.

    É a mania de querer classificar e rotular tudo, por exemplo o estilo New Age (Nova Era) no início tinha um certo sentido, agora me parece que tem outro mais ligado e diferenciado na percussão, o que não faz sentido.
    No início era bem ampla, poderia até ter ligações com a música clássica, numa espécie de renascimento musical moderno, com a própria música eletrônica, mais ligada a própria natureza.
    Uma forma livre de opção religiosa.

    Mais ligada a liberdade de pensamento, a liberdade do Status Quo, a liberdade política, a liberdade religiosa, a liberdade de fazer outras conexões na música, juntando influências orientais, numa ampliação da tolerância.

    Por levar o título de Nova Era foi perseguida pelos fanáticos religiosos, que a acusavam de ter ligações com o demônio.
    A música dita gospel nos dias de hoje tem pitadas de música New Age, e de outros estilos até do rock, e simplesmente se apropriaram e plagiaram muita coisa, numa hipocrisia.

    Na verdade o movimento Nova Era, tinha e tem um conceito do novo, de olhar para a frente, mas valorizando o passado no que tinha de bom, nada demais, um pensamento livre de dogmas repressivos, em que a busca da verdade é uma constante, e a da verdade com liberdade, não imposta a força, na verdade não é uma religião, foi um movimento, que hoje não tem mais a mesma expressão que tinha nos anos 60 e 70, não tem e nunca teve por exemplo um líder personificado.

    Então o próprio conceito de música new age é relativo, foi uma influência, no sentido de misturar diferentes culturas.

    Então nesta questão de gêneros e estilos, infelizmente entra em cena nos dias de hoje muito preconceito, seja religioso, seja de tocar bem, seja de ser uma música mais sofisticada, seja de ser uma música mais simples.

    Então MPB, simplesmente seria música popular, que pode variar na linha do tempo.

    A música é universal.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Adler3x3
    JJJ

    Não acho tão difícil a definição não.

    O título é auto explicativo: MPB - Música Popular Brasileira, ou seja, toda música feita no Brasil, não erudita, feita pelo artista do povo.

    Samba, Bossa, Forró, Axé, Embolada, Choro, Seresta e etc., estes sim são gêneros específicos, com células rítmicas próprias e características musicais que os definem, e toda esta sorte de "regionalismos" puros ou misturados fazem parte da MPB.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    LeloMig
    JJJ


    Sim.
    Lelo é simples assim, mas...

    Vamos a prática...

    Por exemplo o Palco MP3 ligado ao próprio fórum cifra club, tem classificações diferentes, que guardam uma ambiguidade, e deixa tudo meio relativo.
    E aí a coisa se encaixa mais ou menos como o JJJ comentou.
    Vejam a relação dos estilos.

    https://www.palcomp3.com/

    Claro POP é Popular, mas parece que o Pop ou Popular as vezes tem conotações diferentes.
    Então podemos ter MPB Música Pop Brasileira.

    Isto é uma especulação mental, então o POP tem uma conotação ou extensão mais internacional, e o popular mais ao nosso país.

    O problema é que a MPB esta como um estilo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Adler3x3

    "O problema é que a MPB esta como um estilo."

    Sim... neste aspecto você esta correto.

    Mas esta denominação ampla "MPB" é porque se acostumou a chamar de MPB, tudo que engloba estilos determinados mas os misturam ou dilui-se com outros, não os deixando muito "claros".

    Exemplo: Lecy Brandão é samba. Maria Rita, ainda que também cante samba, é MPB, porque seu "samba" é diluído com Bossa, Jazz, Salsa... e etc.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Adler3x3
    Lelo Mig

    Não acho tão simples. O problema que "MPB" muitas vezes não é algo entendido no sentido literal da sigla, mas como um gênero em si mesmo.

    É o lance que o Lelo falou da Maria Rita (e que, convenhamos, poderia ser aplicado também à mãe dela): a mesma música é samba quando um negro canta e é MPB quando um branco canta???

    Além do racismo óbvio (que atinge o caso em particular acima) há uma boa dose de elitismo (que atinge a todos os que não são da "turma"). Aliás, me recordo do termo "M.P.Besta", que se usava muito, antigamente, para identificar o pessoal que olhava para nós (roqueiros malditos) como seres inferiores. Não sei se vocês lembram ou viveram isso, mas pra mim era um "embate" frequente. De minha parte, idiota, porque eu gosto de MPB e já gostava naquela época!

    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    MPB é uma sigla confusa.
    Tem gente que só considera
    MPB banquinho e violão, outros
    (eu incluso) são mais maleáveis.
    Por exemplo, considero Clube da
    esquina MPB.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    JJJ
    Casper

    É... realmente é meio confuso mesmo. Bem, eu generalizo.....rs. De Pixinguinha a Maria Gadú é tudo MPB.

    E recorro ao "sobrenome" quando é necessário, tipo: Forró do Alceu Valença ou Reggae do Gilberto Gil.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Adler3x3
    Lelo Mig
    Enquanto isso....
    https://www.youtube.com/watch?v=OJK97kvgA0k
    https://www.youtube.com/watch?v=saZywh0FuEY
    https://www.youtube.com/watch?v=UMxJk18Itqc

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Caraca Bertola!!...Que quebradas tu andas frequentando?....kkkkk

    Vou salvar o tópico com "uns desconhecidos"...










    Amago
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar




    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    MEB (Música Eletrônica Brasileira) é
    algo que eu não consigo engolir. Não
    tem nenhum elemento de identificação:

    http://musicaeletronicabrasileira.com/

    Bloco do BEM, por exemplo, se considera
    música brasileira. Complicado.

    https://soundcloud.com/bemmeb

    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar




    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Lelo Mig
    Isso aí é coisa da minha filha, que me passou para eu brincar com o pessoal aqui...
    Kkkkkkkkkkkkkkk.............
    Mas, vamos colocar coisa boa:
    https://www.youtube.com/watch?v=9BoMc3NxX3w
    https://www.youtube.com/watch?v=uVApSNzFaAo
    https://www.youtube.com/watch?v=koUBvU8I5h4
    https://www.youtube.com/watch?v=bvNhQmBCLyQ

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    JJJ
    Às vezes é quase samba, outras vezes é quase jazz ou bossa-nova, outras é basicamente música nordestina (forró, baião). Até com o rock faz fronteira eventualmente, notadamente entre os mineiros.

    Isso sem falar no rock dos anos 80 e 90 que agora são rotulados de MPB. Lobão agora é MPB

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous
    escreveu:
    Isso sem falar no rock dos anos 80 e 90 que agora são rotulados de MPB. Lobão agora é MPB.

    Pois é, parece que o músico ganha mais status sendo rotulado assim.

    Casper

    E parece que tem um tal de Mixel, que é uma mistura de Michael com Mixador, da turma do BEM.

    rss...

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Os Doces Bárbaros




    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Uma jóia da MPB:



    Lelo Mig
    Membro
    # fev/17
    · votar


    Uma Jóia da Música Nacional que quase ninguém conhece!



    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Mpb é uma sigla política. Quem não compactua com o mesmo pensamento, esta fora do clubinho.

    Agora, sobre música brasileira, de fato, há tanta coisa que fica até difícil começar a falar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MPB Jóias da música nacional