| Autor | Mensagem | 
| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 
 
 Fala rapaziada, fiz um vídeo falando sobre a função dominante do acorde menor com a sexta. Espero que curtam.
 
 http://michaelmachado.com.br/harmonia-acorde-menor-com-a-sexta-xm6/
 
 
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| DoisUm Membro Novato
 | # jan/17 · votar
 
 Ótimo vídeo, muito bem explicado. Mesmo não conhecendo muita teoria consegui entender tudo o que foi dito.
 1 pequena sugestão: Você poderia demonstrar na prática as possibilidades de escalas usando algum instrumento, pro espectador ter uma idéia de que sonoridades podem ser alcançadas com cada escala. Com certeza enriqueceria ainda mais o vídeo.
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 DoisUm
 
 Valeu pela dica! Foi um vacilo meu, na verdade eu tinha pronto o áudio pronto e esqueci de colocar no vídeo!
 
 
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| Cres Membro Novato
 | # jan/17 · votar
 
 Jabijirous
 Bom vídeo, cara! Bem explicado e sucinto. Acho que conteúdo claro e bem exposto falando deses assuntos mais "avançados" de teoria musical não existe a rodo como de outros assuntos, continue fazendo mais!
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 Cres
 
 Valeu pelo feedback!!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/17 · votar
 
 Sempre arrebentando, Jabijirous!
 
 Eu vejo em algumas análises que esses acordes (menor com 6a maior) aparecem como um dominante disfarçado de acorde menor.
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 LeandroP
 
 Valeu, Mestre!
 
 Esse é um dos grandes problemas da cifragem alfanumérica. A pessoa pode saber o desenho do acorde, mas não sabe as notas e aí dificulta saber a intenção do acorde! Um bom exemplo é o acorde diminuto!
 
 
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| Ismah Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 Jabijirous
 
 Me deu nó na mente antes da metade. Ainda é muito pra minha cabeça, prefiro a inocência (leia-se ignorância) de me guiar pelo ouvido.
 
 Mas se aceitar, poderia fazer um vídeo falando sobre enarmonias comuns a música latina/cigana... Escrevi o arquivo *.gpx de "Amor gitano" (Alejandro Fernandez ft Beyoncé), e figli di puritana! Tem alguns acordes e progressões incríveis, e que se encaixam muito bem na música, mas que só vi ali.
 
 eu tinha pronto o áudio pronto
 
 Se tava pronto, porque não deixou pronto o que tava pronto? rs
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/17 · votar
 
 Ismah
 
 Toque esses dois acordes:
 
 
 e----------------
 B----5-----5-----
 G----5-----5-----
 D----4-----4-----
 A----------5-----
 E----5-----------
 
 
 Percebeu a semelhança na sua geometria e na sonoridade?
 
 Podemos dizer que o primeiro acorde é um Am6 e o segundo acorde é um D7(9).
 
 Mas também podemos ver dependendo do contexto o Am6 como a segunda inversão do D7(9) que é o D7(9)/A. Por isso a escala do modo dórico pode ser bem aplicada sobre um acorde dominante, bem como uma penta m6.
 
 Jabijirous
 
 Eu peno um pouco com isso. Normalmente pego uma cifra e vou corrigindo, mudando as notações, os encadeamentos, pra facilitar depois a interpretação do acorde, a intenção como você diz.
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 Ismah
 
 Pq eu esqueci de colocar kkkkk Eu não edito vídeo, gravo direto. Se eu errar ou achar que não ficou legal em alguma parte eu gravo novamente. Geralmente, para um único vídeo, eu gravo mais de 20 vezes. Dá trabalho? Pra caralho, mas eu não to com saco de aprender programa pra editar vídeo kkkk Vou ver se coloco mais tarde.
 
 Fala mais sobre essas progressões e a enarmonia para eu poder tentar te ajudar.
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # jan/17 · votar
 
 LeandroP
 
 A cifra ela ajuda, mas pode prejudicar também. O famoso F/G é um bom exemplo. Não está errado, tem que saber o contexto que for usar isso aí. Se o acorde seguinte for dó, então é melhor escrever G7/4(9), assim você enxerga o acorde de dominante, que é a intenção do acorde. Agora, se estiver em um contexto onde o baixo é pedal como: G G/C G/Bb G/F G, aí sim, você pode usar essa cifra.
 
 
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